quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homem-Aranha: A morte e suas consequências

Photobucket

Alistair Smythe, o filho do Esmaga-Aranha original, reuniu um exército de insetóides para acabar com a vida do seu maior desafeto: J.J. Jameson! Com sua família também na mira do vilão, apenas uma pessoa pode deter o intelecto de Smythe, o amigão da vizinhança, o Homem-Aranha! Mas, mais uma vez, o insucesso está no caminho do herói. Confira o que aconteceu em HA 127 e 128:

O ranzinza Jameson foi visitar o lançamento do ônibus espacial desenvolvido pelos Laboratórios Horizonte e pilotado por seu filho, o Coronel John Jameson. Sem saber que estava sendo vigiado de perto pelos agentes infiltrados de Alistair Smythe. Para acalmar o nervoso, seu mais novo "meio-irmão", Peter Parker, é chamado para ajudar no lançamento. Como já sabemos, Parker é o mais novo gênio contratado do LH. O sentido de aranha de Peter é disparado quando o foguete já estava a poucos minutos de ser lançado, e ele pede para cancelar o lançamento, enquanto vai "verificar" os sistemas.

Mas os homens de Smythe lançam o ônibus espacial, tirando todos os controles dos pilotos. O Homem-Aranha aparece para lutar com os insetóides, mas Jameson o incumbe de salvar a vida do seu filho e do resto da tripulação da nave. O Aranha consegue se grudar no foguete, mas dá de cara com o Escorpião, esperando por ele. Convicto que não dará conta de salvar o foguete sozinho, e deter o Escorpião, ele liga pedindo ajuda para a Mansão dos Vingadores, mas a Garota-Esquilo (babá de Danielle Cage) parece que não é de muita ajuda.

Photobucket

Enquanto isso, Smythe e seu exército escorraçam a família Jameson e vão atrás deles, abandonando a base aérea. Max Modell tenta recuperar os controles da nave, mas um conjunto de fatores faz a diferença: o Aranha persuade o Escorpião ao danificar um painel de controle que ativa os protocolos de segurança, e um pequeno robô infiltrado secretamente na nave pelo Dr. Octopus, refaz a ligação dos sistemas. Os foguetes de combustível se separam do ônibus espacial, salvando a tripulação, mas arremessando o Homem-Aranha em queda livre, com o Escorpião atrás dele.

Porém a ligação do Homem-Aranha faz efeito, e os Novos Vingadores aparecem para ajudá-lo. Miss Marvel salva o Aranha da queda, e os Vingadores lutam com o exército de Smythe. Mas Jameson pede para que salvem a sua esposa, que é um alvo indefeso, enquanto ela está na cidade. Os Vingadores se dividem, para proteger Marla Jameson e May Parker, que estava com ela em um spa. Simultâneamente, o Clarim Diário é atacado pelos insetos, atrás de Joe Robertson, o melhor amigo de Jameson.

Photobucket

Mais um problema surge: os insetos ganham uma premonição de combate, os tornando imunes aos ataques dos Vingadores. O Aranha tem uma grande idéia (uma forçada de barra gigantesca do Dan Slott): ir até seu laboratório, montar um equipamento que interfira no "sentido insectóide" e voltar para a briga, do mesmo jeito que ele deixou. Forçado, mas... aconteceu. Quanto Peter chega no laboratório, seu chefe, Max Modell, o indaga sobre seu relacionamento com o Homem-Aranha.

Por mais que Modell seja genial, ele acha que é muito improvável uma pessoa só tenha poderes de Aranha e seja um gênio científico ao mesmo tempo, portanto ele acredita que o Aranha contrate Peter para desenvolver seus equipamentos, como os lançadores de teia. Peter nunca nem havia pensado nessa possilibidade para encobrir seus feitos, mas resolve assumir a idéia, e ainda pede para que o chefe o ajude a construir um inibidor de sentido de aranha em tempo recorde.

Miss Marvel e Safira enfrentam os insetos do Clarim, mas na confusão de pessoas fugindo, o maléfico Phil Urich derruba uma viga de sustentação no filho de Joe Robertson, Randy, que namora Norah. Longe dali, o Aranha tenta armar o seu aparelho numa triangulação que dê para ele escapar do raio de ação, mas é o mesmo local de onde Smythe comanda suas tropas. O Escorpião mais uma vez aparece para enfrentá-lo, e danifica o controle remoto que o Aranha ía usar. Sem alternativa, o aracnídeo detona o aparelho ali mesmo, acabando com a vantagem do exército de Smythe, mas perdendo o seu próprio sentido de Aranha também. A dor lancinante atinge o Escorpião e todos os insectóides, e também ao Aranha.

Photobucket

Smythe tenta sozinho uma última chance de ataque, e derruba o Aranha de surpresa, já que o seu traje não usava a mesma frequência que os outros insetos que ele criou. Ao lançar seu ataque fatal em Jonah, sua esposa Marla toma sua frente e é atingida em seu lugar. O Aranha, mesmo sem um dos seus poderes, derruba Smythe com um golpe devastador. Isso não impede de Marla Madison-Jameson morrer nos braços de seu marido, implorando para que ele não desperdice sua vida com mais ódio.

Photobucket

A morte de Marla é mais uma que Peter carregará por toda sua vida, e a história seguinte é como uma tortura. As pessoas de sua vida que morreram ou por consequências de suas ações, ou por falta delas, voltam num sonho perturbador. Tio ben, seus pais, o ladrão que matou seu tio, Marla, Capitão Stacy, Gwen Stacy, Mattie Franklin, Ben Reilly, Kaine, Ned Leeds, Oksana, Ezekiel, muitos outros, e por último, a mulher que ele matou com as próprias mãos, mesmo que inadvertidamente, Charlie, a espiã amiga de Wolverine que o enganou para morrer pelas suas mãos, voltam para lhe assombrar.

Quando ele acorda, a única resolução que ele conclui é de que ninguém morrerá mais, enquanto ele estiver por perto. Como que um desafio, naquele momento, um homem sem nenhum apreço pela vida, mantém pessoas de reféns com bombas e explosivos...

A conclusão dessa história sairá no mês de setembro, em Homem-Aranha 129. A edição 128 veio também com mais duas pequenas histórias, uma mostrando como o Aranha se sente no meio da equipe dos Poderosos Vingadores, e outra, que mistura a ficção com a realidade, numa história promocional da prefeitura de Nova York e o seu prefeito de verdade.

As três primeiras partes dessa resenha foram competentemente desenhadas por Stefano Caselli e a última por Marcus Martin. E, em breve, A Ilha das Aranhas estreará em HA133. Não perca esse grandioso arco trazido até você por Dan Slott. Até a próxima resenha!


Jeferson

comments powered by Disqus