segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Assassinos (ou não?) rondam o cenário de Marvel Now

*Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Há cerca de duas semanas, novos teasers foram divulgados pela Marvel para atiçar a curiosidade dos leitores em relação aos anúncios de novas séries a serem lançadas (ou antigas séries a serem relançadas) na nova fase da editora, denominada Marvel Now. Na semana passada, soubemos da nova formação e nova proposta de uma conhecida equipe no relançamento de sua série, conhecemos os "Sobreviventes" e os "Procurados" nesta nova fase da Marvel. Mas um teaser, o dos "Assassinos", não tinha sido revelado até o final da semana passada. Pois bem, hoje foi revelado a que revista esta palavra se refere.



Como o logo acima mostra, a nova revista na verdade não é tão nova: trata-se do relançamento de Uncanny X-Force, série atualmente escrita por Rick Remender (sim, agora teremos duas X-Forces coexistindo...). Apesar da saída de Remender, a revista será relançada em janeiro, com roteiros de Sam Humphries (que recentemente foi roteirista de The Ultimates) e arte de Ron Garney (cuja arte pode ser conferida em Ultimate Comics: Captain America).

Mas não é só a equipe criativa que será alterada. A "Fabulosa X-Force" ganhará uma nova formação ainda não totalmente revelada; contudo, sabemos que a primeira edição já começa com um grupo formado por Psylocke, Tempestade, Pigmeu e Espiral - dá para ver que se trata de uma formação bastante inusitada, com a entrada de um membro da Tropa Alfa e uma notória ex (?) vilã, mas o novo roteirista da série diz que todos os membros têm personalidades fortes, imprevisíveis e rebeldes, e todos têm segredos sombrios em seus passados. Para quem achar que quatro personagens é um número pequeno, Humphries promete que já nas edições seguintes outros personagens se unirão à equipe.

Ainda não foi revelado o que levará todas estas figuras a trabalharem juntas, nem se a Fabulosa X-Force continuará sendo um grupo de assassinos (embora o teaser com a palavra "Killers" deixe uma forte sugestão neste sentido). Sabemos, porém, que a série não ficará presa aos lugares comuns dos X-Men. A X-Force visitará os mais variados cantos do mundo - e talvez de fora do mundo também. E em cada visita, a abordagem não ficará dentro do esperado: por exemplo, numa história em que os X-Men vão a Londres, é de se esperar que encontrem o Capitão Britânia ou Pete Wisdom, mas a X-Force estará em contato com outros aspectos e outras figuras do mesmo local.

Humphries promete que Uncanny X-Force trará uma combinação de antigo e novo: por um lado, os leitores encontrarão personagens familiares, locais familiares e temas familiares; por outro lado, novas figuras e locações também estarão presentes, e mesmo as já conhecidas aparecerão sob uma nova luz. Ele destaca este aspecto, aliás, como uma vantagem da X-Force: por não estar no centro do "universo X", a revista pode trazer histórias e acontecimentos ousados ou inusitados, que ficariam estranhos em uma revista mais tradicional dos X-Men.


Com relação ao elenco de sua nova revista, Humphries comentou que vê o Pigmeu como um "Indiana Jones canadense", isto é, um aventureiro que consegue manter o senso de humor apesar de todas as experiências sombrias pelas quais já passou. Mas o roteirista diz que o foco da série estará mesmo em Psylocke (que pode ser vista acima na capa variante feita por Milo Manara para a primeira edição): a ninja telepata estará em determinada situação ao final da passagem de Rick Remender pela série, e na primeira edição do relançamento, seis meses terão se passado e Betsy Braddock estará em um momento de transição em sua vida - e é exatamente durante este momento que acontecerão os eventos levando ao primeiro arco de Humphries.

Como foi comentado no começo deste texto, o novo roteirista terá a ingrata tarefa de substituir Rick Remender, cujo trabalho em Uncanny X-Force tem sido unanimidade entre público e crítica especializada (o arco "Dark Angel Saga", atualmente sendo publicado no Brasil, tem sido considerado a melhor história ligada aos X-Men nos últimos anos). Humphries diz estar ciente da responsabilidade sobre ele, e por isso mesmo pretende que sua passagem pela série seja bastante diferente e não se prenda muito ao que seu antecessor fez, para não parecer apenas uma "continuação insossa", adotando um novo rumo e um novo foco.



Bem, o que acharam? Parece que uma verdadeira repaginada virá para a X-Force. E sim, isso pode ser assustador - mas parando para pensar, não foi assustador quando Chris Yost e Craig Kyle trabalharam vários "personagens com lâminas" recriando a X-Force como um grupo para assassinar ameaças aos mutantes? E mais assustador ainda quando Rick Remender trouxe para a equipe personagens como Fantomex e Deadpool, além de dilemas éticos como matar ou não matar uma criança que pudesse se tornar uma ameaça mundial quando crescida? Ambas as premissas acabaram dando muito certo, e o simples fato da nova equipe criativa não pretender se prender a uma fórmula de sucesso mostra que eles não têm medo de se arriscar - qualidade fundamental para quem quer fazer uma boa história.

Vale destacar também a presença de Psylocke no foco da revista e de uma equipe (pelo menos até o momento) majoritariamente feminina, indo ao encontro da reivindicação de tantos leitores para que a Marvel desse uma valorização maior às suas heroínas, que frequentemente ficam em segundo plano em relação aos heróis.

Uncanny X-Force, como já dito, terá seu relançamento em janeiro. Até lá, vamos esperar por mais detalhes sobre a série e pela capa oficial da primeira edição (assim que for divulgada, este artigo será devidamente atualizado, então fiquem de olho!).

Fernando Saker

comments powered by Disqus