quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vingadores Secretos: Os Resignados não vão para Valhalla

Photobucket

Durante a Blitzkrieg de Pecado nos Estados Unidos, os Vingadores Secretos não tiveram oportunidade de se reunirem para lutar juntos. Apenas o Fera, Máquina de Combate e o Homem-Formiga chegaram para lutar em Washington, enquanto Valquíria foi designada a orientar um pelotão de soldados, e a Viúva Negra foi atrás de informações sobre a morte de Bucky Barnes. É o período de três histórias dos Vingadores Secretos no tie-in da saga A Essência do Medo. Confira!

O Fera, logo que chega a Washington, é informado que é esperado por um major para lidar com um problema. Um antigo amigo congressista se recusa a deixar o Congresso, mesmo tendo permanecido sozinho lá dentro. Seus motivos são muitos: ao defender sua causa, após uma longa espera, o ataque de Pecado o deixou na vez em que iria falar. Mas sem o encerramento formal do presidente da casa, a sessão continuava aberta.

Então ele pede para que McCoy coloque as câmeras de vídeo para funcionar, transmitindo para todo o mundo a mensagem que ele iria defender em sua causa, agora mais do que bem vinda servindo de esperança para todos. Enquanto do lado de fora, coisas extraordinárias acontecem, como a estátua de Abraham Lincoln ganhando vida, e soldados de outras épocas, sendo liderados pelo George Washington em pessoa. O Fera deduz que seu amigo possa ser um mutante muito poderoso, capaz de alterar a realidade, sendo sido capaz de escapar da detecção dos aparelhos do governo como os Sentinelas e até mesmo de Cérebra, durante décadas. A mensagem, baseada em uma fala de Abraham Lincoln durante a Guerra Civil Americana sobre a Liberdade, é o último ato de Leonard Gary.

Photobucket

O segundo conto mistura a história de um casal de soldados que vão confrontar a Blitzkrieg pelo mesmo pelotão, com a origem da princesa guerreira Brunhilda de Wrlstead, a conhecida Valquíria de hoje. O rapaz, tentando proteger sua amada, é atingido violentamente pelas costas, morrendo instantaneamente. A namorada se recusa a deixá-lo pra trás, mesmo que custe sua vida, fazendo a Valquíria relembrar do mesmo que aconteceu com ela, eras atrás.

Odin e seu exército chegou a seu reino destruindo tudo pelo caminho, mas a insistência de Brunhilda em não abandonar o corpo do homem que ela admirava, fez o deus se surpreender e lhe dar uma proposta: todo aquele que sofrer uma morte digna, será encaminhada por ela para um lugar chamado Valhalla, o paraíso onde os guerreiros irão descansar pela eternidade festejando e cantando. Brunhilda aceita, na esperança de um dia se unir ao seu amor para sempre.

Photobucket

A terceira e última história é a investigação solitária da Viúva Negra, após a morte do Capitão América atual, Bucky Barnes. Um tablóide sensacionalista publicou em suas páginas que ele estaria vivo e sua morte seria uma fraude. Enfurecida, Natasha vai até a redação apenas para encontrar jornalistas cínicos que inventaram a história apenas para ganhar visibilidade entre a concorrência.

Mas a discussão sobre a morte de um herói e a morte de uma pessoa comum serem diferentes deixam a questão mais profunda. Como seguir em frente quando se tem a certeza de que o morto ressuscitará? Como proceder sabendo que para um grupo seleto de pessoas a morte é apenas temporária, e para com as pessoas normais é uma certeza? Uma questão filosófica que retrata muito bem a vida e a morte banal que vem acontecendo nos quadrinhos de super-heróis nos dias atuais. Em breve, nós até discutiremos mais profundamente sobre este assunto.

Photobucket

Essas três histórias completam o tie-in dos Vingadores Secretos durante a Essência do Medo, sob o comando do escritor Nick Spencer, que defendeu o legado de Ed Brubaker muito bem. Não com muita ação, mas com histórias marcantes onde o lado psicológico foi o destaque. Scot Eaton foi o artista responsável pela arte deste período. Na próxima aventura, os Vingadores Secretos passarão para as mãos do britânico Warren Ellis, de volta a um título de expressão da Marvel.

Photobucket
Capas de Adi Granov

Este arco foi publicado entre as revistas Capitão América & os Vingadores Secretos 12 a 14, no Brasil.


Jeferson

comments powered by Disqus