sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fox vs. Marvel: mais detalhes sobre a batalha por Mercúrio


Ainda está gerando debates entre os fãs a notícia de que o personagem Mercúrio seria usado no novo filme dos X-Men de Bryan Singer, como mostramos ontem aqui. Hoje algumas fontes de dentro da Fox deram mais detalhes sobre o que estaria motivando essa investida do estúdio contra a Marvel. Confira mais detalhes sobre a polêmica, além da revelação de que o diretor dos X-Men estaria proibindo a entrada de HQs no set de filmagens...

Primeiro vamos à notícia envolvendo o diretor Bryan Singer:

Ontem também mostramos aqui a capa da nova edição da revista "Entertainment Weekly" dedicada ao Wolverine, onde em suas páginas internas há uma entrevista com o ator Hugh Jackman. Além de obviamente falar muito sobre seu novo filme na pele do mutante canadense, Jackman também falou um pouco sobre os bastidores de "X-Men: Days of Future Past", onde revelou algo bem interessante sobre o diretor Bryan Singer: ele (Singer) proibiu toda a equipe da produção e o elenco de levar ou ler qualquer revista em quadrinhos nos sets de filmagens, pois não quer que ninguém seja influenciado pelo que está nas HQs e perca o foco em seu roteiro para o filme. A paranoia de Singer é tão grande, que ele checa a todo o momento se há algum vestígio de HQs pelo set e quando encontra, dá logo um fim imediato ao "sinistro" exemplar.

De volta à polêmica em torno do Mercúrio, fontes do CBM de dentro da Fox explicaram o que poderia ter gerado toda essa polêmica: ao saber que a Marvel Studios iria usar o Mercúrio em "Os Vingadores 2", a Fox teria decidido colocar às pressas o mutante velocista no filme dos X-Men, afim de garantir seus direitos cinematográficos. A Fox pretende criar seu próprio universo cinematográfico Marvel e como agora só possui os direitos sobre as franquias dos X-Men e Quarteto Fantástico, estaria disposta a assegurar o máximo de personagens possíveis. Além do mais, ainda segundo a fonte, a relação entre os executivos da Fox e os da Marvel Studios nunca foi boa e piorou depois que os direitos sobre alguns personagens foram perdidos pela Fox e retomados pela Marvel.

Outra hipótese levantada é que a S.H.I.E.L.D. teria sido a principal responsável pela inimizade entre os estúdios. Há algum tempo atrás, a Fox teria solicitado a utilização da Agência de Espionagem em seus filmes também, mas a Marvel Studios teria proibido. Ou seja, além de assegurar os direitos sobre o Mercúrio, a  Fox também estaria aproveitando para fazer sua "vingança" contra a Marvel.

Ah sim, e o Bryan Singer deletou sua postagem no Twitter onde anunciava a presença do Mercúrio em seu filme, mostrando que a guerra nos bastidores deve ter ficado mais feia ainda...


Com relação à proibição de HQs no estúdio, eu até entendo que o Singer não queira que os envolvidos no filme sejam influenciados por referências fora de seu roteiro, mas seria esse um indício de que o enredo do filme teria sofrido uma enorme alteração com relação à saga dos quadrinhos?

E quanto à disputa entre Fox e Marvel Studios pelo Mercúrio, em um assunto como esse, que envolve milhões de Dólares, é claro que nada é feito em vão e sem planejamento. A Fox não agiu inocentemente apenas por querer utilizar o personagem em seu novo filme (e o Mercúrio, além de não ter nada a ver com a trama de "Days of Future Past", não é dos personagens mais populares da Marvel) e há muito outros interesses envolvidos.

O triste de tudo isso é ter quase a certeza de que nos X-Men há uma grande chance do Mercúrio fazer apenas uma rápida aparição (perdoem o inevitável trocadilho) sem nenhuma importância para a trama, como aconteceu com o Colossus e a Kitty Pryde em X-Men 2... 

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus