domingo, 30 de junho de 2013

Marvel Cinematic Universe: Phase One - Em detalhes

Bom, eu disse que não ficaria muito tempo longe, certo? Pois então, agora como colaboradora, trago uma matéria sobre a Maleta do Universo Cinematográfico da Marvel:

 photo 00.jpg
Entre nós, apreciadores do universo das histórias em quadrinhos, existem aqueles que não se contentam com as histórias, que gostam de itens relacionados a elas, recordações. Somos os colecionadores. Podem ser de HQs, de action figure, de dvds... ou de tudo ao mesmo tempo, mas somos aqueles fãs que querem aqueles itens relacionados ao nosso universo/personagem favorito. Eu sou uma dessas pessoas, particularmente gosto de toy art, encadernados e dvds/blu-ray. Vocês devem ter visto que, alguns meses atrás, anunciaram uma maleta da S.H.I.E.L.D. com o cubo cósmico que trazia todos blu-rays da fase um do universo cinematográfico da Marvel mais um monte de itens relacionados aos filmes. Quando eu vi aquilo, surtei... pensei “preciso”, como uma boa fã colecionadora. E chegou esta semana em minha casa! Sabe aquela sensação quando ganhávamos “o” brinquedo na infância? Era eu abrindo essa maleta. Então achei que só eu ver o que vinha nela não era suficiente e vim aqui contar pra vocês.

Bom, a maleta em si já é super bacana. Ela ascende o símbolo da S.H.I.E.L.D. ainda fechada quando você aperta um botão e ascende automaticamente quando aberta. Dentro o cubo cósmico (ou Tesseract) ascende junto e pisca como se estivesse emitindo energia. Claro, dá pra ver que é um “brinquedo”, é tudo feito de plástico, mas tem até os botõezinhos de senha dentro e circuitos como a maleta do filme dos Vingadores. Além da maleta em si, 7 blu-rays (alguns com a versão em 3D também): Homem de Ferro, Homem de Ferro 2, Hulk, Thor, Capitão América, Os Vingadores e um de extras.

 photo maleta1_zps48836686.jpg

 photo maleta8_zpsb2a2b8b0.jpg

 photo maleta2_zpsd5314704.jpg

 photo maleta7_zps4abc20fb.jpg

E a parte mais legal, a memorabilia. Pra quem não sabe, memorabilia são objetos de recordação ou coleção que trazem seu valor atrelado a algum evento ou pessoa, no nosso caso, aos filmes. Na maleta temos 5 arquivos secretos da S.H.I.E.L.D.: Tesseract, Tony Stark (relatório desenvolvido por Natasha Romanoff), Bruce Banner (relatório desenvolvido por Natasha Romanoff), Capitão América (classified) e sobre os acontecimentos de Puente Antiguo (ou seja, Thor) reunido pelo agente Coulson. Também vêm junto um envelope top secret que, quando aberto, encontra-se um carteira de agente da S.H.I.E.L.D. (para o dono da maleta) com código e tudo (a frente explico pra que serve) e uma ficha secreta que se formam imagens dos Chitauris em ataque à Terra quando se move a ficha (aparentemente é transparente e a imagem se forma no movimento). E, por fim, um certificado de legitimidade de uma peça de edição limitada (que faz o valor dela subir, como os colecionadores sabem).

 photo maleta5_zps7b8373e0.jpg

 photo maleta4_zpsbc355f54.jpg

 photo maleta6_zps1b581454.jpg

 photo maleta3_zps662e50a2.jpg

Entrando em detalhes sobre os arquivos que, na minha opinião, é a parte mais legal:

Arquivo Tesseract – Nível 7 da S.H.I.E.L.D.

Esse é o menos empolgante, vêm imagens do cubo (com papel de fotografia mesmo), um cartão de visita (super autêntico) do agente Coulson, e 4 arquivos ultra-secretos. Um sobre o próprio cubo, um sobre Clint Barton, um sobre a Viúva Negra e um sobre o item 47, com imagens do curta de mesmo nome. Tão secretos que parte deles está riscada. E nós sabemos que nível 7 não é pra qualquer um, não é? Ou você não viu o trailer da série da S.H.I.E.L.D.?

 photo shield1_zps26b93597.jpg

 photo shield2_zps6b98ea55.jpg

 photo shield3_zpsee16459e.jpg

Arquivo sobre Tony Stark

Como vocês sabem, no segundo filme do latinha, Natasha fez um relatório a pedido de Nick Fury sobre Tony e sua possibilidade de entrar nos Vingadores. Esse arquivo traz evidências reunidas pela agente. Sei que sou suspeita, mas achei esse arquivo o mais legal, e acho que concordaram comigo, eis o que vem nele: Um recorte de jornal (com folha de jornal) com a matéria de seu primeiro filme sobre quem seria o Homem de Ferro, antes de Stark revelar sua identidade; O esquema em papel transparente (4 papéis que se sobrepõe) da armadura que Tony construiu na caverna; Uma esquematização do cubo cósmico, aparentemente antiga, de seu pai; O ingresso (com todos detalhes que um ingresso real possui) para a convenção Expostark do segundo filme do Homem de Ferro; Um folheto detalhadíssimo contendo informações da convenção realizada no ano de 1964 por Howard Stark, a Stark World Expo, de onde surge o novo elemento do reator do peito de Tony; A esquematização do reator Arc que estava nas mãos de Chicote Negro, planos elaborados e assinados por Howard Stark e Anton Vanko; Um guardanapo (que é de fato um guardanapo) com o seguinte escrito a mão: “Para publicação imediata – Nós não fazemos mais armas. Sinceramente, Tony Stark. Ps. Pepper, por favor poste exatamente isso”; E um cartão de Aldrich Killian, da IMA, entregue pelo vilão a Maya no terceiro filme da franquia. E aí? Só eu que achei esse arquivo demais?

 photo tony1_zps3a76237b.jpg

 photo tony2_zps1005daf5.jpg

 photo tony3_zpsaf9eebf3.jpg

Arquivo sobre Bruce Banner

Também realizado pela agente Romanoff o arquivo traz um recorte de jornal também, sobre o incidente na universidade que ocorre no filme do Hulk; Uma carta redigida por Nick Fury sobre o Hulk, pedindo apenas monitoramento; a planta de projeto do canhão “caça hulk” do governo projetado por Tony Stark; Um artigo sobre a pesquisa de Elizabeth Ross; um adesivo de embalagem de refrigerante da fábrica onde Bruce trabalhou no Brasil (escrito made in Brazil, Rio de Janeiro, Favella Fortune Blvd) e uma identificação metálica do container onde estava o soro do super soldado usado no filme do Hulk com logo da Stark Industries e o nome do cientista responsável Dr. Reinstein que seria outro nome usado pelo Dr. Erskine. Tudo isto vem de um easter egg do filme do Hulk.

 photo bruce1_zps309c42f1.jpg

 photo bruce2_zpsca85cbaa.jpg

 photo bruce3_zps45269166.jpg

E eis o easter egg do filme do Hulk onde aparece a memorabilia da identificação metálica que disse:

 photo bruce4_zpscb00f127.jpg

Arquivo sobre os acontecimentos de Puente Antiguo

Ou seja, a memorabilia do filme do Thor. Arquivo compilado pelo agente Coulson que traz: A página do livro infantil que conta a história nórdica da ponte Bifrost encontrada por Jane e seus companheiros na tentativa de explicar a presença de Thor na Terra; A imagem que mostra Thor dentro do vórtex quando ele chega a Midgard; As duas páginas de caderno desenhadas a caneta pelo deus nórdico explicando os nove reinos para Foster; o crachá de identificação de Jane Foster como física em serviço no Novo México; A falsa carteira de motorista dando à Thor a identidade de Donald Blake; e a pulseira usada pelo herói no hospital.

 photo thor1_zpsa776cbc1.jpg

 photo thor2_zps249ee7d0.jpg

 photo thor5_zps9d32d08b.jpg

 photo thor3_zps5e0f61d7.jpg

 photo thor4_zpsef5911db.jpg


Arquivo sobre Steve Rogers

Um arquivo secreto (“classified”) que seria da época do alistamento de Steve no projeto do Super Soldado. Na capa, datas e assinaturas e escrito em vermelho “inativo”. Dentro encontramos uma foto de Rogers ainda antes do soro logo que entrou no exército; Um recorte de jornal com a foto de Peggy; Os cards da época da segunda guerra mundial que Coulson depois afirmou colecionar; O documento de aceite de Steve Rogers no exército mostrado no filme do Vingador; Três páginas de documentos das tentativas de alistamento do herói contando com uma sobre as suas tentativas fraudulentas em mais de uma cidade, além das inúmeras doenças que ele portava; e a página de caderno com o desenho de um macaco se equilibrando na corda bamba com seu escudo que ele faz no filme (em uma referência ao seu talento para desenho).

 photo caps1_zps4e1c9c14.jpg>

 photo caps2_zps0f231889.jpg

Quanto aos Blu-rays, todos são como suas versões individuais (alguns com legenda e/ou áudio em português), inclusive os extras, porém com capas customizadas muito bacanas. Também temos na maleta um blu-ray só de extras, com cada filme da fase 1 em ordem sendo apresentados pelo agente Coulson e as opções de ver cenas deletadas, projetos iniciais, efeitos, e outros.

 photo maletabluray_zpsdf604657.jpg

Outra coisa bacana, foi descobrir que a ficha secreta da invasão dos Chitauris que possui espaços em aberto, é como uma missão secreta. As imagens que se formam quando movemos, são as imagens do documento do item 47 e, quando posicionamos sobre ele, os espaços da ficha dão o link de um site secreto. Acessando ele, me é pedido o código de agente nível 7 de segurança que vem em meu cartão de agente da S.H.I.E.L.D.. No site (que é bem real), um trailer de Homem de Ferro 3 (lembrando que a maleta deveria sair antes do filme) e uma espiada na fase 2, com depoimentos, os próximos filmes e um pequeno vídeo do filme do Homem-Formiga, que já postamos aqui, mas já saiu do ar. O vídeo diz: "Você presenciou a criação de um mundo, se junte a nós para a expansão de um novo universo! Bem vindo a fase 2. Você ainda não viu nada!"

 photo site_zpsc3ec65ef.jpg

 photo site9_zps2c9cb2c2.jpg

 photo site2_zps059ee8b8.jpg

 photo site3_zps1c5bd409.jpg

 photo site3b_zps3dc311ce.jpg

 photo site3c_zps26a95f45.jpg

 photo site4_zps9177a6ec.jpg

 photo site5_zps8ea6a55a.jpg

 photo site6_zpsc2215ff5.jpg

Ufa! Bastante coisa, né? Não sei se deu pra ter um gostinho de quão bacana é esse item de colecionador. Sinceramente, o que mais me pegou de surpresa e me deixou muito feliz com a aquisição é que é tudo meticulosamente feito pra parecer real. As fotos são fotos mesmo, os papéis de caderno são papéis de caderno, os cartões de visita, as credenciais... até o guardanapo do Stark é um guardanapo! Isso que é bacana e torna a maleta especial para o fã. A gente se sente em posse de algo real, dentro de um mundo que adoramos ver nos quadrinhos e adoramos ver nas telas de cinema, um mundo que, por um momento nos parece real. E será que não é?


Cammy 

comments powered by Disqus