quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quarteto Fantástico: Amigos para sempre


Desde que Jonathan Hickman assumiu a frente do Quarteto Fantástico, o foco da equipe tem sido grandes aventuras envolvendo viagens no espaço, cidades perdidas,  muitos alienígenas e a Zona Negativa. Em meio a tudo isso, acabou-se ficando ofuscada a relação de amizade entre Reed Richards e Benjamin Grimm, dois dos maiores amigos da Casa das Ideias.

Após finalmente reescrever o futuro, Reed pede ao seu pai que juntos fossem dar uma bisbilhotada no que os esperava no futuro. Primeira parada: NY em 3.012. Nessa época o Império Skrull é escravizado pelos Krees, que já não possuem mais as forças que já tiveram em toda a galáxia. E o Quarteto Fantástico é formado por um herói em chamas (que poderia ser um herdeiro tanto do Tocha quanto do Senhor do Fogo), uma moça com poderes aracnídeos, Franklin Richards (ainda com uma aparência jovial) e o Coisa. Estranhando um pouco o Ben ainda estar vivo, Reed pede para irem um pouco mais para o futuro.

Já em 4.012, Ben ainda vive, agora com uma longa barba de pedra e aparentando ser líder de uma sociedade. Vale destacar que trata-se de uma sociedade que abriga humanos, alienígenas, mutantes, super-seres e até gigantes de gelo. Aqui, Franklin já não está mais junto de seu tio, ele foi para o cosmo, atender a um chamado. E Reed começa a entender que, devido ao soro que a FF deu ao Coisa 2 mil anos atrás, ele agora só pode envelhecer neste um período em que é humano. Ou seja, a cada ano ele envelhece apenas 1 dia.


Foi em 5.012 que Richards e seu pai notaram como continuar vivo vem sendo um fardo para o querido Coisa. Ele está tendo de viver sem seus melhores amigos. Teve de ver todos morrerem e o único ainda vivo, Franklin, não encontra-se junto dele, está cumprindo seu destino no espaço. É apenas em 6.012 que o sobrinho predileto da Tia Petúnia nos abandona. Com uma gigante barba, ele recebe um amoroso beijo de seu sobrinho, que veio se despedir do tio. Vale destacar que nesses 4 mil anos, o "jovem" Franklin não envelheceu nada.


O Sr. Fantástico então decide que é o momento de voltar ao presente. Ele viu o suficiente. No Edifício Baxter, vai em direção a geladeira, pega duas cervejas e senta-se ao lado do Coisa, no sofá, enquanto assistem a uma luta. Ben pergunta se Reed tem certeza de que não precisa construir nada para salvar o mundo, ele confirma que não. E então vem a frase que resume toda a revista e que, para mim, foi mais emocionante do que toda a morte e renascimento do Tocha Humana: "Também senti tua falta, Borracha".

Olha, Jonathan Hickman conseguiu me emocionar com essa história. É algo fechado, sem grandes amarras. Trabalha a relação de amizade entre dois dos maiores heróis da Marvel. Busca um elemento que estava a muito tempo esquecido. Reed não é amigo apenas do Stark e Pym, ou melhor, amigo de verdade ele nem é deles. Talvez seja porque meu personagem favorito é o Coisa, mas essa já é a melhor edição do Quarteto Fantástico escrita pelo Hickman. Vida longa a essa amizade.

Essa história foi originalmente publicada em Fantastic Four 605, aqui no Brasil saiu em Universo Marvel 37 e possui roteiro de Jonathan Hickman e arte de Ron Garney.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus