segunda-feira, 24 de junho de 2013

Jim Carrey critica a violência de "Kick-Ass 2" e Mark Millar responde


Há poucos meses da estreia de "Kick-Ass 2", o astro Jim Carrey resolveu dar uma declaração surpreendente em seu Twitter contra o filme em questão. Chocado com o massacre em Sandy Hook, ocorrido em Dezembro do ano passado, Jim Carrey criticou o nível excessivo de violência em "Kick-Ass 2". Confira o que disse o ator, além da extensa resposta do criador Mark Millar e 2 novos posters:

 Jim Carrey em seu Twitter:

"Eu fiz 'Kick-Ass 2' um mês antes da tragédia de Sandy Hooks e pensando hoje em tudo o que aconteceu,  sinceramente não posso apoiar esse nível de violência."

"Peço desculpas aos todos os envolvidos no filme. Não tenho vergonha de ter feito parte dele, mas tudo o que aconteceu desde então me fez mudar de opinião."

O criador de Kick-Ass, Mark Millar, não demorou a responder:

"Em primeiro lugar quero deixar claro que eu simplesmente amo o trabalho de Jim Carrey e que ele é um ator como nenhum outro, que é uma força da natureza completamente imprevisível quando está nos sets de filmagem… Lembro que, quando estávamos fazendo o primeiro filme, Jim almoçou com Matthew Vaughnm e eles conversaram sobre o primeiro Kick Ass e a conversa o animou tanto que ele apareceu vestido como o personagem no programa de Conan O’Brien naquela noite (com o entrevistador vestido de Superman), e achei isso fantástico.

Três anos mais tarde o temos à bordo da continuação de Kick Ass e eu o vejo atuando na versão final do filme, exibido numa sessão especial em Londres, e posso lhes dizer que ele simplesmente rouba cada cena que aparece como o Coronel Stars… e confesso que fiquei surpreendido quando vi Jim, agora há pouco, retirar seu apoio ao filme por causa da violência.

Como vocês sabem Jim é um fervoroso defensor do controle das armas nos EUA e eu respeito suas opiniões… Mas esse seu anúncio faz parecer que o que está sendo mostrado nesse filme não estivava no seu roteiro quando ele aceitou fazer parte dele... e isso não é verdade.

É claro que o filme é violento... temos uma alta contagem de corpos e muito sangue espalhado, mas o que esperar de um filme chamado 'Kick-Ass'? Minhas HQs são incondicionais e voltadas pra um público diferenciado... e convenhamos que se você gostou do estilo do primeiro filme, não teria razão para condenar esse segundo.

Assim como Jim, eu fico chocado com a violência no mundo real, mas 'Kick-Ass 2' é uma obra de ficção, com atores e profissionais variados produzindo um produto de entretenimento… Assim como os trabalhos de Tarantino, Peckinpah, Scorcese, Eastwood, John Boorman, Oliver Stone e Chan-Wook Park, nós não nos eximimos de mostrar sangue, violência e suas consequências como em muitos blockbusters de hoje em dia.

Ironicamente, o personagem de Jim em 'Kick-Ass 2' é um cristão e nós frisamos no filme que ele se recusa a disparar uma arma – algo que Jim disse tê-lo atraído à produção.

Por fim, nunca compactuei com essa ideia de que a violência nos filmes reverbera pra sociedade, nosso trabalho é entreter as pessoas com filmes de ação e não podemos ser sabotados ao ponto de não usarmos armas ou atos violentos nesse tipo de filme… imaginem John Wayne em um de seus faroestes sem poder carregar uma arma ou um filme do Rocky de Stallone onde ele não pode socar a cara de outro lutador.

Eu acredito que nosso público é inteligente o suficiente pra saber que toda essa violência mostrada nos nossos filmes é estilizada e feita única e exclusivamente para a diversão das pessoas… E 'Kick-Ass 2' é um filme divertido, com coração e muito emocionante.

Vamos concentrar nossas ações sociais em violência de verdade, como a guerra do Afeganistão, a situação conturbada na Síria ou no fato de que [SPOILER SOBRE O NOVO FILME DO SUPERMAN A SEGUIR!] o Superman quebra o pescoço de alguém.
Jim, eu te amo e espero que você reconsidere sua posição baseado em tudo que escrevi aqui. Você foi incrível neste filme, incrivelmente divertido e fiquei muito orgulhoso de tê-lo interpretando um dos meus personagens. Obrigado!"


É claro que todos tem o direito de rever seus conceitos e mudar de opinião, mas como o próprio Mark Millar disse, o Jim Carrey não leu o roteiro antes de aceitar o papel e não estava ciente do nível de violência contido no filme? Tudo bem que o estopim para a mudança foi a tragédia em Sandy Hook, mas isso aconteceu em Dezembro do ano passado e só agora ele resolveu se pronunciar?

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus