quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fabulosos X-Men: Conflitos externos, conflitos internos e segredos conflituosos

Madelyne Pryor, vulgo Rainha Vermelha, criou uma nova Irmandade de vilãs e atacou o complexo dos X-Men. Os adultos estão todos feridos ou imobilizados, enquanto os jovens são perseguidos. E a noite está só começando...



Mesmo com as experiências terríveis que ambas já enfrentaram antes, Armadura e X-23 se veem indefesas diante da terrível (?) Quimera e seus dragões de ectoplasma (ou o que aquilo for). Felizmente, a alcoolizada Fada aparece a tempo para levar suas amigas longe da vilã.



Em outra parte do complexo, a Rainha Vermelha procura algo no quarto de Wolverine. Para que o X-Man não a atrapalhe, ela ordena que Espiral traga para a batalha ninguém menos que Psylocke, pronta para a briga! Lady Letal se junta à luta, e as duas formam uma dupla tão sensual como perigosa; mesmo assim, não são páreo para Logan - não é à toa que ele diz ser o melhor no que faz...



Emma Frost, a Rainha Branca, também consegue virar o jogo da Irmandade, após uma visita mental de Jean Grey (que inexplicavelmente aparece nua na mente de Emma). Jean avisa que algo está por vir, e a liberta da ilusão de Lady Mental. Sem ilusões, Regan Wyngarde não é páreo para um punho de diamante; após nocautear a vilã, Emma desfaz a ilusão que a Mestra Mental lançou sobre Estrela Polar, Cristal e Ciclope (que se vê preso numa sala de aula com vários amigos mortos ou desaparecidos; vejam a imagem e tentem identificar todos).



E os X-Men feridos? Fada chama Elixir e as trigêmeas Stepford; enquanto Josh salva Noturno e Colossus, as trigêmeas confrontam Quimera e a vencem com facilidade. Por fim, deduzindo quem teria derrubado as defesas psíquicas do complexo para permitir a invasão, Megan derrota o Empata - de novo - com sua adaga mística.

Mas o ataque foi uma mera distração para que a Rainha Vermelha achasse o que procurava, e a missão é cumprida. Espiral resgata suas "irmãs" caídas e deixa os X-Men para trás. Com o pertence que Logan escondeu de Scott por tanto tempo: uma mecha do cabelo de Jean!! Assim, a Rainha poderia localizar o corpo desta (...não era mais fácil sondar um dos X-Men telepaticamente?).



Sabendo o que a Irmandade procura, um grupo de X-Men parte para Westchester, formado por Estrela Polar, Colossus, Wolverine e Ciclope - mesmo com um compreensível mal-estar entre os dois últimos. Assim, a batalha ocorre em duas frentes: enquanto Emma detecta a base da Irmandade e parte com Tempestade, Karma e Cristal para enfrentar Psylocke e as irmãs Wyngarde, os homens mal chegam a tempo de resgatar Dominó, que alcançou o túmulo de Jean antes das vilãs.



Em São Francisco, Psylocke usa sua readquirida adaga psíquica contra Cristal. Vendo que não conseguiria convencer sua amiga a parar, Alison revela que as janelas partidas por Tempestade permitiram a ela filtrar uma boa quantidade de som e, numa grande demonstração de poder (e de má caracterização, porque ela nunca faria isso com ninguém, ainda mais com uma amiga), ela destrói parte do rosto de Betsy! Mas há algo errado com Psylocke, ela diz que está presa, e se sacrifica com sua própria adaga psíquica.



Eis que, num plano psíquico, vemos Psylocke - a verdadeira - contra sua contraparte maligna. O espírito do mal é forte, mas a determinação de Betsy é mais. Ela vence, e anuncia que vai voltar para casa. De volta ao plano físico, Cristal lamenta a morte da amiga, mas Betsy revela que ainda está viva, sua mente mais uma vez no corpo oriental que habitou por tanto tempo.



Enquanto isso, a Rainha Vermelha localiza o caixão de Jean. Ciclope pede que ela pare, mas a vilã zomba do seu pedido (curiosamente se referindo a Madelyne Pryor em terceira pessoa*) e se transfere para o cadáver. Mas algo dá errado: o corpo desenterrado não é de o Jean (pelo jeito a macumba de localização que ela fez com a mecha da Jean não deu certo...), e como apenas o corpo de Jean poderia contê-la, ela é (pelo menos aparentemente) destruída. Percebendo a derrota, só resta a Espiral resgatar o que restou da Irmandade e fugir. Assim, os X-Men detiveram mais uma ameaça e ainda ganharam uma velha amiga de volta às suas fileiras.



Tudo está bem quando acaba bem, certo? Errado. Pouco tempo depois, Fera invade o quarto de seus líderes para falar que sabe que Scott está guardando segredos sujos, como o retorno de Warren à forma de Arcanjo e a formação de uma equipe misteriosa que sempre volta com uniformes ensanguentados. Hank diz desconfiar que Emma também vem guardando segredos perigosos (e está correto). Antes de sair, anuncia que os X-Men precisam colocar tudo em pratos limpos... antes que esses segredos os matem.



Fernando Saker

*De acordo com entrevista do roteirista Matt Fraction ao site Comic Book Resources, o motivo disso é que a Rainha Vermelha não era realmente Madelyne Pryor, apenas um "eco maligno do que Maddie costumava ser", a "energia da Rainha dos Duendes sem um corpo". Como a história não deixa isso claro, achei melhor esclarecer essa dúvida aqui.

comments powered by Disqus