terça-feira, 1 de junho de 2010

Vingança em família e uma caçada ao Aranha

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Não é de hoje que vem se configurando um grande confronto a ser travado pelo Homem-Aranha. Uma ameaça que remete ao seu passado e à sua extensa galeria de vilões veio se formando desde há muito tempo na fase Brand New Day, esmigalhando o cabeça de teia emocionalmente, e é chegada a hora da ameaça final se manifestar. É chegada a hora de Joe Kelly e Michael Lark trazerem The Gauntlet: Grim Hunt à vida.

Depois de enfrentar sem descanso um transformado Doutor Octopus, Electro, Homem-Areia, dois Rhinos, Mysterio, Norman Osborn, e atualmente o Lagarto (trabalho de Zeb Wells, Chris Bachalo e Emma Rios, que seria a "cereja no bolo" de toda essa caminhada), nos últimos meses, o Homem-Aranha está esgotado física e emocionalmente. Exatamente no ponto em que a viúva (Sasha) e a filha (Ana) do falecido Kraven, que vêm manipulando boa parte da vida de Peter nos últimos meses, querem-no para atacar.

Em 16 de junho Joe Kelly e Michael Lark chegam com The Gauntlet: Grim Hunt, parte final da série (transcorrida em Amazing Spider-Man) The Gauntlet. Um conto de vingança e legado deixado por Kraven na figura de sua esposa e filha. Isso significa que o caçador ressuscitará? Serão os Kravinoff bem sucedidos em derrotar o Aranha? Esses são os mistérios que a conclusão dessa história revelará. Para antecipar o que foi possível, o site www.ign.com fez uma entrevista com o roteirista Joe Kelly sobre a "Caçada", cujo conteúdo você confere a seguir.


Clique e amplie as capas de Amazing Spider-Man #634.

Perguntado, a partir de algumas declarações suas no twitter, se a história está mais sombria do que ele poderia imaginar, Kelly disse que não. Que ela está no tom que sempre a imaginou, porque a família de Kraven tem que ser algo que aterroriza o leitor. Reconhecendo que os escritores do Aranha têm sido muito brutais com o personagem nos últimos arcos (dando ênfase para o atual, escrito por Zeb Wells), afirma que o objetivo era mesmo levar o herói além de seus limites, separando os fortes dos fracos.

Questionado se ele vislumbrava essa parte final desde o início dos arcos de The Gauntlet, Kelly disse que "as histórias sempre se desenvolvem com o passar do tempo - essa história em particular tinha suas raízes em algo que estavam trabalhando antes mesmo de eu estar envolvido com o Aranha", referindo-se ao encontro do Homem-Aranha com a filha de Kraven, arco de Mark Guggenheim e Phil Jimenez, com participação do Demolidor. Essa foi a semente, mas daí a coisa cresceu muito além do imaginado, chegando ao projeto The Gauntlet. A partir daí a história ganhou corpo e se fundou principalmente na rixa entre Homem-Aranha e os Kravinoff.

A viúva Sasha, mais do que vingança, diz Kelly, está em busca de poder. Ela pensa que destruir o Homem-Aranha, o que o próprio Kraven não conseguiu, acabará por lhe dar esse poder perseguido. Se na trajetória consegue vingar sua morte, é apenas um "bônus" para Sasha.

Já Anna, favorita do roteirista, sabe bem o que a mãe quer. É muito mais inteligente do que ela e usa toda a situação armada em seu próprio benefício. Suas verdadeiras cores aparecerão em Grim Hunt, quando perceberemos que ela quer de fato honrar o legado de Kraven.

Com a ênfase dada por Kelly à idéia de que essa história é sobre família, legado (das mais variadas formas), não posso deixar de lembrar que o único filho de Kraven vivo, Alyosha*, também tem aparecido e tem presença garantida em Grim Hunt.

Em uma pergunta mais técnica, o entrevistador do site quer saber como o "núcleo de roteiristas do Aranha" se organiza em um empreendimento como esse. Se há uma idéia geral a ser seguida e com a qual todos estão de acordo, para daí cada um escrever os arcos, ou outro tipo de forma de trabalho.


Mais capas de Amazing Spider-Man #634.

Kelly fala que o que cada um leva à história varia de caso a caso, referindo-se a como a história mudou ao longo dos meses por causa dessas intervenções criativas. Mas a partir do momento em que a base está solidificada, cada um vai desenvolvendo sua parte, trocando idéias e discutindo os progressos em conjunto. Trabalham, inclusive, pensando no pessoal da redação, para que tudo caminhe como desejado.

A contribuição é coletiva, e mesmo a distribuição das histórias é algo que vem quase "naturalmente" de acordo com os compromissos de cada um, fazendo com que a liberdade criativa esteja quase associada diretamente à forma que os roteiristascooperam entre si.

Dizendo estar adorando trabalhar na construção dessa fase do Aranha, Joe Kelly termina a entrevista convidando os leitores a conferirem o horror, vingança e raiva acumulada que com certeza explodirão na conclusão dessa grande história.

Confira abaixo (clicando para ampliar as imagens) um preview da arte de The Gauntlet: Grim Hunt:




The Gauntlet: Grim Hunt começa em Amazing Spider-Man #634, com lançamento previsto para 16 de junho de 2010 nos EUA.


João

*Informação corrigida.

comments powered by Disqus