terça-feira, 15 de junho de 2010

Novos Mutantes: Reencontro de turma

Academia X... Novos X-Men... Jovens X-Men. Todos estes títulos buscaram apresentar ao leitor a atual geração de adolescentes com o gene X ativo, em suas primeiras missões e aprendizados, rumo a uma eventual "formatura" e ingresso efetivo aos X-Men. Mas o que acontece com aqueles que já se formaram? Bom, como mostram Míssil, Karma, Mancha Solar, Magma, Magia e Danielle Moonstar, o aprendizado e as aventuras nunca acabam...



Durante uma destas aventuras, Ciclope manda Shan e Dani para a cidade de Westcliffe, Colorado, para investigar os rumores do surgimento de uma jovem mutante na cidade. Na investigação, Karma descobre o desaparecimento da pequena Marci, e decide localizar e entrar na mente dela para conversar. Mas a mente de Marci apresenta vários demônios, e é a menina quem acaba resgatando a x-man vietnamita.



Por considerar os rumores sem fundamento, Scott não informou sobre a missão para os colegas das duas mutantes. Apesar disso, Illyana parece ter conhecimento do perigo em que se encontram suas amigas ao voltar de uma viagem pelo Limbo, ferida e exausta. Pro azar da moça, ela cai bem em frente a Anole, Pedreira, Fada e outros membros adolescentes dos X-Men, que não guardam boas memórias da loira. Felizmente, Sam e Beto chegam a tempo de impedir que Illyana seja linchada, após um confronto verbal entre as duas gerações (onde nenhuma das duas está completamente certa ou errada).



Antes de desmaiar, Magia conta que "as consertadoras", Shan e Dani, estão em sério risco de vida. Míssil imediatamente recruta Magma, que estava cuidando do atualmente cego, encarcerado e revoltado Empata, e mesmo com dúvidas sobre a identidade da jovem que diz ser sua antiga amiga e suas informações, os três decidem que Illyana e eles partirão ao resgate, como um pequeno esquadrão de X-Men - e para a surpresa de Sam, Ciclope aceita! Porém, pede que ele dê o máximo de si para conseguir retornar com todos vivos.



Após uma visita à máquina de fazer uniformes do Fera (ei, nesse ramo os uniformes precisam ser substituídos constantemente, com os rasgões e queimaduras que ganham a cada missão...), os antigos Novos Mutantes criam uniformes padronizados, que lembram seus uniformes de adolescência, mas mais sérios para se adequarem às suas idades atuais. Durante a viagem, Amara e Illyana se estranham: a mutante incandescente tem dúvidas sobre a credibilidade de Magia, enquanto a ex-regente do Limbo revela, sarcástica, que pode curar a visão do Empata mas sabe que Magma prefere que ele continue indefeso.



Após chegarem a Westcliffe, o grupo decide pedir informações num bar. Lá, Illyana vê uma foto de Marci num cartaz de desaparecidos e se lembra de Amara ter falado da garota, no futuro caótico de onde ela veio. Ela decide ir atrás de Marci, e Magma segue junto para garantir que sua colega se controle. Os rapazes da equipe insistem em levantar informações no bar, mas são cercados por um grupo de valentões antimutantes. Obviamente, os dois vencem a briga com facilidade.



Enquanto isso, as duas loiras do time visitam a casa dos pais de Marci. É quando Illyana vê na sala estatuetas que remetem a falas da Magma do futuro caótico, percebendo que o que tem que procurar está lá dentro. Ela arromba a porta do porão da casa, e lá, as duas encontram uma caixa de onde sai a voz de Shan...



...Exceto que Mancha Solar e Míssil encontraram Shan nos fundos do bar, inconsciente e amarrada a uma cadeira, próxima a um homem envolto em faixas e aparentemente morto. Então quem realmente está na caixa?



Na casa dos pais de Marci, Shan pede para ser libertada. Mas apenas quando a caixa é aberta suas colegas percebem que ela não pedia a liberdade de seu corpo, e sim de sua mente... presa no corpo de ninguém mais, ninguém menos que Legião, o filho falecido (?) de Charles Xavier!



Enfim, uma história eletrizante, cheia de mistérios a serem resolvidos... Como Legião voltou, e como a mente de Karma foi parar dentro da dele? O que Illyana viu de tão terrível no futuro que visitou? E onde está Danielle, cuja presença não é vista durante a edição inteira? Mês que vem a gente descobre... espero!

Fernando Saker

comments powered by Disqus