segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viúva-Negra Origens

A Viúva Negra é uma das minhas personagens femininas favoritas nas HQs e, felizmente, sua participação nas histórias atuais só tem aumentado. Depois de formar parceria/casal com o Capitão América, ser mais uma das peças do complicado passado de Wolverine e integrar os Poderosos Vingadores era apenas questão de tempo para ela ter seu merecido destaque em uma história solo...e esse tempo chegou em Homem de Ferro nº1.

Viúva Negra

A história começa com uma aeronave, já na fronteira com o espaço, que está sob comando de dois agentes inimigos. No entanto, um deles revela não ser o parceiro original do roubo, tendo assumido o lugar deste cinco minutos antes da decolagem acontecer. O verdadeiro criminoso estava em poder da CIA naquele momento, o que faz o criminoso ainda livre acionar um dispositivo que detonaria uma bomba na cabeça de seu parceiro capturado, o que provavelmente levaria alguns agentes da CIA junto com ele. Essa atitude motiva o infiltrado a revelar quem realmente é.

Viúva Negra

Natasha Romanoff consegue subjugar seu inimigo, escapando ilesa da aeronave e levando-o como prisioneiro, mas uma cápsula de veneno acaba transformando sua missão em um fracasso. Ela lamenta sua má sorte e espera que isso mude, mas nem imagina o quanto essa esperança era inútil, já que seu nome aparece em uma tela na Rússia, seguido pela mensagem "Protocolo Quebra-gelo iniciado".

A cena a seguir é uma consequência disso. Ela recebe uma ligação de seu velho amigo Ivan Petrovitch, que tenta avisá-la sobre a ativação do protocolo citado acima, mas acaba assassinado antes de dizer sobre o que se tratava.

Viúva Negra

A história se abre então em uma sequência de pequenos flashbacks bem reveladores.

1928: Ivan encontra a pequena Natasha, única sobrevivente de um terrível ataque, descobrindo pela mulher que lhe entrega a menina que se tratava de uma Romanoff.

1938: Devido aos seus compromissos com o exército, Ivan entrega a menina para que seja adotada por alguém da linhagem dos czares, um homem chamado Taras Romanoff. Essa adoção é aprovada pelo próprio Stalin, que ocasionalmente passava por ali.

1940: Natasha já considera Taras seu pai, afirmando não lembrar mais de Ivan. Ela conhece e recebe treinamento de Logan, presente ali em missão secreta. Esta seria o assassinato de Taras e, graças a isso, a jovem torna-se uma fugitiva ao lado de Ivan, já que temiam retaliação do governo.

1956: Ivan é mortalmente ferido e, visando curá-lo e prolongar a vida dos dois, Natasha aceita a proposta do Soldado Invernal de reafirmar sua lealdade ao governo soviético.

Viúva Negra

Assim, voltamos ao presente, testemunhando a chegada de Natasha ao necrotério onde o corpo de Ivan se encontra, ali um ato de vandalismo e uma mensagem: "todos os que ama vão morrer". Além disso, mais uma referência ao Protocolo Quebra-Gelo.

James Barnes, o novo Capitão América, aparece e oferece ajuda, mas Natasha aceita apenas o apoio moral, já que terá que localizar e deixar seguros todos que ama (ele, inclusive), descobrir o que é o "Quebra-Gelo", quem são os responsáveis, matar todos e cremar seu amigo Ivan nos destroços em chamas.

Viúva Negra

E assim termina a 1ª edição da mini Viúva Negra: Origem Fatal, escrita por Paul Cornell e desenhada por Tom Raney (ou seria Tam, como está na edição nacional?).

Já adianto que gostei muito desse começo, trazendo revelações interessantes e encaixando muito bem na cronologia do Soldado Invernal e de Wolverine. Se continuar assim, promete agradar bastante.

Fora que ver a Viúva Negra em ação é sempre muito bom, sobretudo para mim.


Eddie


comments powered by Disqus