terça-feira, 1 de junho de 2010

Homem-Aranha Millennium: O Fim


Photobucket

O Ultimatum acarretou o fim do Universo Millennium como nós o conhecíamos, deixando muitos personagens sem destino definido. Mas o que aconteceu com o principal herói desse universo? Para descobrir isso, vamos acompanhar as duas últimas edições de Homem-Aranha, publicadas na derradeira edição de Marvel Millennium 100.

Os amigos Mary Jane Watson, Gwen Stacy, a mutante Kitty Pryde e Kenny Kong conseguem chegar ao telhado de um prédio e observam toda Nova York destruída, e com um turbilhão de energia roxo ao longe. Kitty e MJ se desentendem por Kitty ter ajudado Peter a se dirigir para a cidade colapsada. Então a mutante se oferece para ir procurá-lo.

Photobucket

Um flashback: Numa visita ao Sanctum Santorum do Doutor Estranho dois meses antes, o Aranha é apresentado a alguns apetrechos místicos, como um portal para a Dimensão Negra (onde reside Dormammu, entre outros demônios) e o lacre do Ancião que impede qualquer magia de entrar ou sair da mansão.

Com o lacre destruído pelo táxi na última edição, todos a magia contida por ele agora se espalha pelas ruas, com direito a demônios de todos os tipos e tamanhos. Um Dr. Estranho possuído lança um feitiço que mostra os maiores medos dos dois heróis que acabam de chegar em frente à mansão - o Homem-Aranha, que era perseguido pelo Hulk.

O Gigante Cinza tem que enfrentar uma legião de zumbis - os mortos por ele quando atacou Manhattan nas primeiras edições de Os Supremos. O Aranha é atacado por seus piores inimigos e depois é confrontado pela versão zumbi do seu tio falecido. Nisso, o ser que possui o Dr. Estranho se revela sendo Pesadelo, a entidade que afeta os sonhos pelo mundo psíquico.

Photobucket

Perto dali, a Mulher-Aranha vê o fulgor roxo e dirige pra lá. No momento em que Pesadelo abandona o corpo de Stephen Strange, o Hulk chega no momento exato em que o demônio atacava o Aranha e o faz fugir para dentro do portal da Dimensão Negra. Mas o Hulk não cessa o ataque e continua golpeando o orbe, que explode como uma bomba atômica, ocasionando um cogumelo roxo de energia apocalíptica.

Photobucket

Daqui pra frente não temos mais balões de diálogos, só imagens narrando os fatos:

A teia em que a Mulher-Aranha se balançava é desintegrada pelo fogo místico. Com dificuldade ela se arrasta para o beiral do prédio em que caiu e vê o Hulk esbravejando de fúria no meio de onde ocorreu a explosão. De alguma forma, o monstro a vê e começa a perseguí-la.

Com dificuldade, Jessica Drew consegue despistá-lo, no momento em que três helicópteros da Shield aparecem e disparam contra o Hulk. Facilmente, Hulk derruba duas das aeronaves e a terceira foge. Em seguida, ele faz o mesmo. A Mulher-Aranha continua a procurar Peter Parker.

Photobucket

Ela vasculha o resto dos destroços da casa de Estranho, até que se surpreende com a chegada de Kitty Pryde. Jessica remove sua máscara e tenta abraçar Kitty como alívio, mas Kitty sabe que toda aquela alegria vem dela ser clone de Peter e entra em fase deixando Jessica desconfortável com sua empolgação.

Ao longe, algumas pessoas pedem socorro, e as duas heroínas ajudam todos os necessitados que encontram pelos escombros da cidade, até a chegada da ajuda oficial.

Photobucket

Depois disso, as duas descem ao nível da rua para continuar procurando o Homem-Aranha. Elas gritam por Peter, mas um vagalhão de algum dique rompido inunda toda a área em que elas estão. Elas se desesperam com medo de que se Peter estava soterrado, ele poderia morrer afogado agora. Mas como a área é extensa, não há como achá-lo. Alguns corpos de pessoas mortas começam a boiar em volta das duas. A máscara do Homem-Aranha bóia no meio dos destroços.

Photobucket

Vem o amanhecer dando o fim àquela noite trágica. Mj, Gwen e Kong caminham pelas ruas úmidas do bairro Queens em direção à casa de May Parker. Em seguida, Kitty chega com a máscara do Aranha puída nas mãos. Sua tia entra em desespero, e a certeza de que Peter se foi, se abate sobre todos que estão ali.

Photobucket

Um alento no meio de toda carnificina que foi Ultimatum, foram as histórias do Homem-Aranha escritas por Brian Michael Bendis. Apesar de não ter sido um dos seus melhores arcos, a última edição sem diálogos foi um show na narrativa de Stuart Immonen. Ao longo de 133 edições, um dos feitos desse título que inaugurou o Universo Ultimate, foi a quebra do recorde de Stan Lee e Jack Kirby à frente do Quarteto Fantástico, do roteiro de Bendis junto do desenhista Mark Bagley por mais de 100 edições. Stuart Immonen o substituiu à altura, criando cenas imortalizadas.

O destino do Homem-Aranha e seus amigos será esclarecido - ou não - na edição especial Homem-Aranha Réquiem, que já foi prometida pela Panini Brasil. Ficamos no aguardo para ver o que aconteceu em definitivo com o nosso herói.




Jeferson

comments powered by Disqus