quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ultimatum: Aqui é o fim!

Finalmente a revista Homem-Aranha: Marvel Millenium chega a seu número 100, mas isso não é lá algo para se comemorar desta vez. Afinal, esta é a última edição desta revista, que chegou a ser por um tempo uma boa alternativa paralela para aqueles que queria começar a acompanhar os personagens da Marvel num universo mais atualizado e menos complicado ou mesmo aqueles que estavam desgostosos com o que vinha acontecendo na realidade 616. Mas tudo isso acabou. O Ultimatum veio e chegou ao seu derradeiro fim nesta edição.

Ultimatum

Maremotos, terremotos, nevascas fora época, vilões se aproveitando da situação, heróis morrendo ou perdendo o controle, o verdadeiro apocalipse caiu sobre o Milleniumverso graças a ação de um vingativo Magneto (ou seria de um insandecido Jeph Loeb). Enfim, agora, os poucos que restaram estão se reunindo para fazer uma frente contra o vilão, mas ainda há muito o que ser contido no mundo antes desse confronto final.

O Hulk, agora completamente fora de controle, acabou atacando a Casa de Stephen Strange e a primeira vítima é justamente o Homem-Aranha, que tentava impedí-lo de causar um estrago maior e acabou sendo engolfado por uma misteriosa luz branca. Seria seu fim? Bem, só saberemos com detalhes na parte dessa revista referente a sua história.

Ultimatum

O que fica claro é que durante o estrago, o demônio Dormannu foi libertado para esse plano físico e está utilizando o poder do até então desparecido Johnny Storm para trazer o inferno para a Terra. Resta a Stephen Strange honrar o seu nome de Mago Supremo e por um fim nesta ameaça.

Ultimatum

Contudo, o demônio afirma que foi o responsável por eliminar muitos ascendentes de Strange e acabará com ele, o último Mago Supremo, que não deixará herdeiros. E ele cumpre sua ameaça. Resta a Quarteto Fantástico – ou pelo menos, metade dele – deter aquela ameaça e salvar o Tocha Humana. Já o corpo de Strange é misteriosamente levado dali.

Ultimatum

Já a ameaça do Incrível Hulk é deixada a cargo dos X-men. Ciclope fica responsável por afastar as forças armadas dali, enquanto Wolverine fica cara a cara com seu corpulento antigo rival para tentar detê-lo. Só que desta vez não é preciso apelar pra força física. Jean Grey usa encanto para acalmar o Hulk e convencê-lo a ajudar.

Ultimatum

E enquanto tudo isso ocorre no Milleniumverso, três viajantes vão até a realidade paralela onde o ex-diretor da SHIELD, Nicholas “Lee” Fury foi deixado para trás. Reed Richards, Destino e Zarda contam toda a história para Fury, mas a grande revelação vem do próprio Nicholas que aponta a verdade – Destino manipulou tudo. Foi ele quem acabou direcionando para que a filha de Magneto fosse morta e isso causasse a ira do vilão. Ele só não contava que fosse algo tão arrebatador que causasse o fim de toda a existência. Isso é motivo de sobra pra que Reed e Zarda queiram matar Victor ali mesmo. Só que Nicholas atira para o alto e impede tal ato. O momento agora é para resolver outras coisas.

Ultimatum

E de volta ao nosso mundo, Logan vai se encontrar com Kitty Pryde. A mutante, ex-namorada do Aranha, está em cima do telhado da casa da Tia May segurando a máscara do desaparecido Peter quando Wolverine chega. O mutante fica igualmente surpreso com a notícia da suposta morte do Aranha, mas não há tempo para pesares. Ele entrega a Kitty uma caixa misteriosa e diz que ela e Bobby Drake estarão fora da luta final. Ela vai ficar ali, esperando para que tudo volte ao normal e que no futuro ela recomece tudo mais uma vez.

Ultimatum

Então, finalmente chegamos a cena final desta saga apocalíptica. O primeiro a invadir a base voadora de Magneto é o Anjo, mas é prontamente eliminado pelo Dentes de Sabres assim que quebra a janela do Hall principal do lugar. Em seguida, é a vez do Gavião Arqueiro, Valquíria, Homem de Ferro e o Capitão América se juntarem ao ataque, cada um atacando estrategicamente em seu momento. E, por fim, unem-se a eles Tempestade, Ciclope, Jean Grey e Wolverine, os últimos X-men.

Ultimatum

Sem hesitar, Logan parte contudo para cima do vilão, o faz sangrar mortalmente com suas garras, mas não consegue por um fim definitivo em Magneto. O vilão faz uso de seus dons magnéticos e obriga Ciclope e o Homem de Ferro a atirarem contra Wolverine usando força máximo. Isso é o suficiente para sobrecarregar até mesmo o fator de cura de Logan.
Contudo, num último gesto, Logan crava as garras no vilão. Instintivamente, ele reage e praticamente desintegra o corpo de Wolverine. Nem mesmo o Adamantium sobra em seus ossos.

Ultimatum

Enquanto isso, Hulk e Colossus estão na parte interna das instalações da base de Magneto pondo o lugar abaixo. Mística aparece para detê-los, mas sem grande sucesso. Dentes de Sabre aparece no último instante para salvá-la da morte certa e os dois fogem de Asa-Delta, deixando para trás uma bomba prestes para ser explodida.

De volta ao grande confronto, Fury finalmente surge e se junta ao time de heróis contra Magneto. Contudo, ele não está ali para combater Magneto, mas sim para mostrar algo que o vilão desconhecia. Então, com a ajuda de Jean Grey, Fury conecta sua mente a de Magnus e revela o grande segredo de Ultimate Origens: Os mutantes são criações do Homo Sapiens.

Ultimatum

Aos prantos, Magneto vê a verdade. A pedido de Reed Richards, ele volta a Terra ao seu eixo normal, mas isso só impedirá novos cataclismas de acontecerem. O que foi feito, está feito. Mas o vilão não é perdoado por isso. Scott Summers o acerta com seu raio repulsor e desintegra a cabeça do esgotado vilão.

Ultimatum

Não há comemorações nesse final. Os heróis partem no Pássaro Negro e toda a base flutuante de Magneto vai pelos ares. Em meio ao fogo, a mão incinerada de Wolverine vai sendo consumida. Em seguida, ela afunda.

Oito dias depois, Scott Summers está em meio a uma manifestação anti-mutante fazendo sua declaração sobre a verdade por trás do Ultimatum e tentando diminuir a tensão contra os mutantes que se instaurou no mundo. Todavia, seu discurso é interrompido no meio. Uma bala misteriosa o atinge na cabeça e ele morre. O misterioso assassino desaparece sem dar vestígios, numa típica cena tão comum a Jeph Loeb.

Ultimatum

Começam então os epílogos finais. Em seu Castelo, o Doutor Destino observa seu refém, Namor. Subitamente, a porta de seu castelo se abre e lá surge Benjamin Grimm. O Coisa diz que acabou de saber que tudo ali foi obra de Destino e está ali para garantir que nada mais daquilo se repita. Assim, na frente do Atlante, Bem arrebenta o crânio de Victor, livrando o Milleniumverso daquela ameaça.

Ultimatum

Já em outro lugar da Europa, mais precisamente em Wundagore, surge o grande responsável pelo atentado que matou Ciclope. Pietro afirma que foi uma operação rápida e que usou a mesma bala que matou sua irmã, a Feiticeira Escarlate. No mesmo lugar, estão Mística, Dentes de Sabre e uma misteriosa mulher, os resquícios do que outrora conhecíamos como a irmandade de Mutantes.

Ultimatum

Este deveria ser o fim. Mas o Milleniumverso não acabou. Ele apenas está ressurgindo num novo formato, assim como ocorreu nos EUAs. As revistas Millenium dão agora lugar a nova linha Marvel Ultimate, seguindo um alcunha mais similar ao que tínhamos lá fora. Gostaria de dizer que só vai ter coisas boas, como Warren Ellis e Mark Millar voltando aos roteiros. Mas não comemorem bastante, afinal a sombra apocalíptica de Jeph Loeb ainda parece rondar essa realidade.

Vejo vocês em outra vida... digo, revista, Brotha!

Coveiro

comments powered by Disqus