quinta-feira, 13 de maio de 2010

Wolverine: Superexposição


Velho Carcaju

Ele está nos X-men, na X-force, é membro dos Novos Vingadores, além de estar atualmente com três títulos mensais – Wolverine, Wolverine Origens e Wolverine: Arma X. Isso tudo sem falar nas inúmeras minisséries e participações especiais que faz. Fora o fato do mesmo competir de igual por igual com o Homem-Aranha por ser o queridinho de qualquer capa de revista Marvel. Pelo visto, não é nada fácil ser Wolverine. E é exatamente isso que mostra uma fantástica história do personagem presente na edição 65 de sua revista mensal.

Tudo começa num banco de praça. Um guarda pede para ele acordar e sair dali. Logan levanta de mau humor e pergunta onde pode comer ovo mexido ali perto. Parece estar pra lá de exausto e aquela é apenas a manhã do primeiro dia de sua semana.

Os quadros a seguir mostram o baixinho mau encarado da Marvel enfrentando a cada dia uma nova ameaça ou ajudando alguns de seus muitos aliados. Fanático, Purificadores, Mística, Hidra, Zumbis, Cyber, um exército de Modoks, Rulk e tantos outros são alguns exemplos do que ele acaba confrontando nessa história, quase como se esses grandes combates fossem chatos serviços de rotina.

Velho Carcaju

Vez ou outra, dá tempo para um pouco de lazer como um poker com os outros heróis, um sábado a noite virando muitas canecas de chopp num bar ou mesmo uma noite de prazer com sua amante Yukio. Por sinal, Yukio é a primeira a notar que Logan está funcionando quase que no piloto automático. Comparado ao que ela conhecia, ele anda muito mais calado e distante, mas nitidamente cansado. Ela reclama que ele pode acabar tendo um colapso nervoso. Porém, o baixinho nem lhe dá ouvidos, pega sua motoca e já parte para o confronto do próximo dia.

Velho Carcaju

Daí, é a vez de um outro parceiro do velho carcaju notar que Logan esta com um problema e tentar tirá-lo daquela pressão. E quem mais do que o intrépido Homem-aranha para ter toda a cara de pau de tentar animar mais o amigo canadense. Então, ele invade com máscara e tudo um bar que ele esta freqüentando na sexta-feira e começa a deslanchar uma série de piadas mal sucedidas.

Velho Carcaju

Não tendo jeito, o Aranha diz que esta ali para conversar e que quer ajudá-lo a sair daquela de tentar se matar. O engraçado aqui é ver que Peter não parar de falar (algumas verdades até) , até o Wolverine perguntar se ele já terminou e arrastá-lo a força para fora. Claro que isso dá margem para uma das velhas e boas brigas entre heróis que tanto temos visto por anos e anos nos quadrinhos.

Só que desta vez, ela tem um final bem diferente e irreverente. Antes de caírem na porrada, o bar é invadido por um grupo de ladrões mascarados. E imaginem a cara deles quando topam justamente com os dois Novos Vingadores sedentos para aliviar a tensão e quebrar alguma coisa. Um deles solta a pérola de que “da próxima vez, eu escolho o bar”.

Velho Carcaju

Menos de meio minuto depois, estão todos no chão e Logan grita para o restante dos clientes cair fora rapidinho do bar. Então, Logan confessa a Peter que ele está certo. Diz que não quer mais parar, pois está apavorado com suas memórias. Sempre quis lembrar do passado, mas agora que recordou tudo de horrível que já fez, queria voltar a esquecer. Também descobriu que tem um filho, que vê seu reflexo nele, e teme. Logan sabe que não pode mudar o passado, mas esta tentando o máximo que pode para compensar isso no presente.

O Aranha fica entalado com a confissão e tenta do seu jeito distrair o amigão. Chama-o para comer sushi e relembrar os velhos tempos, citando como exemplo o cabelo esquisito do Beyonder quando veio até a Terra. Só que Logan vai dispensar o convite. Ciclope o está chamando. Ele agradece ao amigo e parte insólito pelas ruas da cidade.

Velho Carcaju

Essa história curta e descompromissada, pra mim, foi uma das melhores da revista até hoje. Com a arte do clássico Adam Kubert e com os roteiros de Jason Aaron, “Na pele do velho carcaju” foi originalmente publicada em duas edições americanas da revista Wolverine.

Coveiro

comments powered by Disqus