terça-feira, 11 de maio de 2010

A Origem de Colossus: O Grande Irmão

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fábio Campos

Colossus Origem

Piotr Nikolaievitch Rasputin, o Colossus, é um dos coadjuvantes mais carregado de histórias tristes entre os X-men. Os arcos em que ele está presente são sempre carregados de emoção. Muitas vezes Piotr é citado como um artista preso no corpo de um guerreiro. Eu não tenho só essa visão. Sempre acreditei nele como um irmão, que sempre protegeu a família através dos X-men. Nessa história que reconta sua origem, podemos ver com destaque o quanto à família sempre fez parte da vida de Peter.

A história começa contando sobre a admiração que Colossus tem por seu irmão, Mikhail, um dos primeiros cosmonautas russos. Podemos perceber a relação dos irmãos e o carinho que sentem um pelo outro. Inclusive com a promessa de Mikhail de sempre proteger o irmão.

Colossus Origem

O tempo passa, e três meses depois, o jovem Piotr ao chegar a casa descobre sobre a morte do irmão. Aqui, é importante fazer uma observação: Mikhail, na verdade, não morreu, mas foi selecionado pelo governo por suas habilidades de criar energia e abrir portais. A explosão, na verdade, não passou de uma farsa, que teve como objetivo afastar o jovem de sua família, Isso so seria revelado depois, quando anos mais tarde, Colossus iria reencontrar o irmão em uma outra dimensão, porém este já estava diferente da pessoa que havia conhecido, se tornando mais tarde uma espécie de vilão dos X-men.

Colossus Origem

Continuado a história, após descobrir a morte do irmão, Colossus manifesta pela primeira vez seu poder, sendo salvo por Alexander Vahzin, um amigo de seu irmão. Se sentindo culpado pelo que aconteceu com o amigo, ele resolveu proteger Piotr e não contar ao governo sobre as habilidades do menino, o diretor do Serviço Secreto Russo não acredita na história e manda alguém se infiltrar na região que vive a família Rasputin.

Colossus Origem

Paralelo a isso, Alexander investiga o surgimento de uma equipe de heróis nos Estados Unidos e acaba descobrindo que Peter é um mutante. Um ano se passa e aqui aparece a pessoa que iria se tornar a mais importante em toda sua vida, sua irmã Illyana. Descobrimos ainda que é o pai de Peter, quem lhe dá o carinhoso apelido de floquinho neve, referência esta ao nome que Colossus sempre chama sua irmã.

Colossus Origem

O tempo passa e após diversas tentativas frustradas de tentar contatar Charles Xavier, Alexander acaba sendo abordado no plano astral pelo professor. Após uma conversa entre ambos, e a promessa de um contato futuro entre eles, presenciamos uma cena cômica: o dono do bar acreditando que Alexander falava sozinho, jogou-o em um beco.

Colossus Origem

Anos depois na fazenda Rasputin, vemos que o relacionamento de Piotr e sua irmã cresceram cada vez mais, sendo que ela o incentiva a desenhar e a mostrar seus poderes para ela. Durante uma dessas demonstrações do poder de Colossus, um espião acaba descobrindo seu segredo.

Colossus Origem

Após a descoberta o Serviço Secreto Russo resolve recrutar o jovem Piotr para trabalhar para eles, a fazenda é cercada por diversos homens, e Alexander é preso. Temendo a segurança da irmã Peter se transforma e usa seus poderes para derrubar os inimigos, cena essa que lembra uma situação semelhante em X-men 2.

Quando Peter captura o ultimo inimigo, descobre que nunca terá sua vida de volta, pois agora o governo russo irá sempre caçar ele e sua família. Porém, graças a intervenção de Xavier e Alexander, a situação acaba sendo controlada e os agentes tem sua memória apagada. A única explicação que Piotr recebe é que ele tem um anjo da guarda e que quem sabe um dia irá conhecê-lo.

Colossus Origem


O tempo passa e novamente é mostrada a família Rasputin interagindo na fazenda, quando um trator ameaça a vida de Illyana, novamente vendo a irmã em perigo, Peter se transforma. Após resgatar a irmã, Colossus é apresentado a Xavier por Alexander, e este lhe explica que ele é o anjo da guarda de quem lhe falou. ( Detalhe importante: esta cena é clássica do personagem, é o momento em que Peter é recrutado, porém nessa nova origem temos a presença de Alexander, e a conversa de Xavier e Colossus é mais demorada). Além disso, não aparece aqui uma das frases clássicas que Peter fala a Xavier e mostra bem o panorama político da época, na qual é levantada a questão dos poderes dele pertencerem a Rússia.

Colossus Origem

Após uma conversa com seu pai, Peter resolve entrar para os X-men, por acreditar que assim protegeria a irmã, coisa que se repete sempre em todas as suas decisões. A história termina com a apresentação de Colossus aos outros X-men.

Essa história, escrita por Christopher Yost (X-23, X-force) e desenhada por Trevor Hairsine (X-men: Genese Mortal), faz parte da coletânea de histórias da edição comemorativa X-men Extra 100.

Fábio Campos

comments powered by Disqus