domingo, 30 de maio de 2010

Novos Exilados: Nunca mais*




Mestre Assassino. Para os leitores antigos da Marvel, este nome remete a um falecido inimigo do Capitão Britânia; para os leitores mais recentes, a um inimigo vivo - e perigoso - dos Novos Exilados. Para a X-Man e Nova Exilada Psylocke, este nome remete a uma sensação: medo. Mas depois dos sofrimentos passados nas mãos dos dois Mestres Assassinos, e depois de ver suas contrapartes de outras realidades assassinadas, Betsy Braddock decidiu que é hora de enfrentar seu medo.

Psylocke sente todos os momentos em que o Mestre Assassino está prestes a matar uma contraparte sua, mas não é capaz de precisar a realidade em que a morte acontecerá. Assim, ela sente quando o vilão encontra uma Psylocke alternativa, que - surpresa - é a amante do próprio Mestre Assassino da realidade em questão. Isto não impede o vilão de matar sua própria contraparte e absorver sua energia, antes de matar mais uma Elizabeth Braddock. No Palácio de Cristal, a nossa Psylocke sente a morte de sua sósia, enquanto se lembra de quando o assassino original arrancou seus olhos.



Disposta a impedir que isto se repita, Betsy passa a treinar com hologramas sólidos no Palácio de Cristal, monitorada por sua amiga Sábia. Mas não importa a técnica que use ou quanto suas habilidades melhorem, Psylocke sempre acaba derrotada... e morta. Felizmente, em simulações as mortes não são pra valer.

A heroína continua sofrendo em silêncio, por mais que Sábia queira ajudar, até que certo dia o Palácio de Cristal mostra a morte e ressurreição de Brian Braddock, o Capitão Britânia, irmão de Betsy (evento que vimos acontecer durante a Invasão Secreta, lembram?). Em seguida, mostra que o Mestre Assassino começou a cegar e assassinar contrapartes de Brian. E aí, vocês sabem: mexeu com a família (mesmo que seja uma contraparte de outra realidade), o assunto é pessoal! É hora do acerto de contas!



Psylocke volta para a Londres da Terra-616, passeia, janta, faz compras - tudo para deixar bem claro pra quem quiser saber que Elizabeth Braddock está de volta. O Mestre Assassino percebe e aceita o desafio; o combate decisivo começa, e a situação não é favorável para Betsy...



Quando parece que o combate ruma para um final trágico, o Capitão Britânia surge e acerta o vilão. Para azar de Betsy, ele também acaba sendo uma vítima potencial que ela precisa tirar do caminho, tomando alguns tiros no processo. Mas quando o Mestre Assassino anuncia que tomará sua vida, Betsy sorri e usa uma bravata semelhante à que usou com o Dentes-de-Sabre tanto tempo atrás: "Falar é fácil. Venha me derrotar... se puder."



A provocação não foi gratuita: Betsy quis atrapalhar a concentração de seu inimigo. E conseguiu. Mantendo a calma e usando movimentos inesperados, Psylocke vira o jogo contra o vilão e o desarma. Sem suas espadas e seu dispositivo de teleporte, a última visão do Mestre Assassino é esta Betsy Braddock, cercada pelas almas de cada Betsy Braddock que ele assassinou em sua jornada insana (tem até uma "Betsy Punho de Ferro", pra quem procurar bem), desferindo o golpe de misericórdia.



O Mestre Assassino está morto. Psylocke nunca mais sentirá este medo. Mas mal há tempo de se despedir de Brian, pois a mulher de cabelos roxos logo volta para os Novos Exilados, para seus amigos, e para o Victor Creed da Era do Apocalipse - seu improvável amor. Para uma defensora do Omniverso, o dever nunca acaba - pelo menos até uma tal de Rainha Vermelha puxá-la de volta para a Terra-616, mas essa já é outra história...



Quem não gostava dos Novos Exilados provavelmente não vai gostar desta história do Claremont também, mas vale dar uma olhada mesmo assim; se não pelo roteiro, pelo menos pela belíssima arte e colorização de Scott Clark e David Beaty.

...Ah sim, pra quem estranhou, eu acabei de ser promovido a redator do site (depois dos nossos estimados editores me pregarem um senhor susto ao darem a entender numa conversa que meus serviços não eram mais necessários...)!! Sim, obrigado a toda a Equipe 616 pela acolhida, e por ser primeiro dia na nova função, espero que os estimados leitores perdoem a edição porca das imagens.

Falando em imagens, palpites sobre qual é a bebida na caneca na primeira página são bem vindos...



O mais criativo vai ganhar uma... mensagem de parabéns na seção de comentários!

Fernando Saker

*Título inspirado no filme homônimo de 2002, estrelado por Jennifer Lopez

comments powered by Disqus