terça-feira, 4 de maio de 2010

Homem-Aranha e Tocha Humana na Baía de Los Muertos

* Artigo escrito por nosso colaborador, Kinhu Heck

Homem Aranha e Tocha Humana


O Homem-Aranha finalmente chegou a marca de 100 edições, e dentro da revista veio uma história especial reunindo uma das duplas mais cômicas dos quadrinhos, Homem-Aranha e Tocha Humana.


Homem Aranha e Tocha Humana



Turistas são atacados por um monstro em uma Ilhota na Costa de Porto Rico, quase todos morreram e não sobraram muitas testemunhas. Enquanto isso, em Nova York Homem-Aranha vai ao encontro de Johnny Storm. Ambos combinaram de passar o final de semana inteiro se divertindo no edifício Baxter, fazendo as coisas mais "juvenis" possíveis, como jogar "Rock Hero" (o que pra nós, que não somos da realidade 616 seria "Guitar Hero").

Enquanto isso o restante do Quarteto Fantástico foi explorar um planeta novo encontrado por Reed na Zona Negativa. Porém, quando a diversão estava para começar, Johnny recebe uma chamada do Governador de Porto Rico. Aparentemente um monstro atacou a Baía e estão pedindo ajuda para o Quarteto Fantástico, porém Johnny explica que está sozinho e indica os Novos, os Poderosos e até os Sombrios Vingadores. Contudo, o Governador ainda nutre uma gratidão pelo Quarteto fantástico desde a vez em que eles ajudaram Porto Rico contra os Chupacabras, e alega que os Vingadores são muito destrutivos.

Homem Aranha e Tocha Humana


Então, lá vai o Tocha (e o Homem-Aranha de arrasto) para Porto Rico. Ao chegarem ao local, não encontram mulheres boazudas de biquíni, e sim esqueletos de corpos boiando na água. Os dois heróis são informados do ocorrido por Mario (que Mario?), o guarda local, e logo após isso, um monstro emerge das águas e ataca os três. Peter salva Mario enquanto Tocha pensa em alguma forma de derrotar o monstro, porém antes de tomar qualquer decisão, o monstro volta para de baixo da água.

Homem Aranha e Tocha Humana



O Tocha passa por um momento depressivo, culpando-se por não achar nenhuma solução e por depender tanto de Reed nessas horas. Johnny, então, contata Reed, que ao ser comunicado da situação em que a dupla heróica encontra-se, adverte Johnny que o monstro deve retornar para sua forma original, já que ele deve ter tido sua estrutura molecular alterada.

Reed é obrigado a desligar, e apenas consegue mandar coordenadas para a dupla seguir. No caminho, Tocha batiza o monstro de Luminestro. Paralelamente, Mario conta sua história, de como culpa-se até hoje por nunca ter ficado ao lado de sua falecida esposa. E nisso o trio seguia em direção dos Montes Gêmeos de Cayey em Porto Rico.



Homem Aranha e Tocha Humana



Ao chegarem nas coordenadas indicadas por Reed, os três deparam-se com algo muito estranho, uma espécie de casa/casulo. Escuta-se uma voz afirmando que os três não são bem vindos ali, principalmente o Tocha. Daí, pequenos monstros negros aparecem e então o mestre deles é revelado, Diablo, o Mestre da Alquimia. Tocha e Peter pedem a ajuda de Diablo, porém o vilão desdenha dos dois heróis, afirmando que poderia vencê-los sem o menor esforço e que a única pessoa que lhe preocupava era Reed Richards, que não estava ali. E quando estavam convencidos de que Diablo não lhes ajudaria, eis que Mario salva a pátria, com um comentário: "Entonces Vieques está condenada". Com isso, ele consegue prender a atenção de Diablo. Mario explica para o vilão que um monstro ameaça a ílha de Vieques, e Diablo então resolve ajudar, contando que havia entendido que o monstro ameaçava o continente e não a ílha de Vieques.

Homem Aranha e Tocha Humana



Diablo lhes narra uma breve história de sua vida, de quando ele veio da região chamada Boriquén no século 15 para Vieques, atrás de águas mágicas que brilhavam mesmo em noites sem lua. Ele se admirou com a população, que era hospitaleira e pacífica. Contou como foi aceito pela tribo, falou sobre a vez em que os Europeus chegaram na ílha e a população nativa foi dizimada. E quem sobreviveu foi escravizado. Diablo, por fim, conta que tem a responsabilidade de proteger a ílha de Vieques.

O telefone de Mario toca. Era um de seus policiais informando que Luminestro estava indo em direção á ilha principal. Desta vez, no entanto, Diablo se nega a ajudar e dizendo que "tenho o dever de proteger a Baía. Nada afirmei sobre a preciosa região Metropolitana." Então, o trio vai ao encontro do monstro com uma nova tarefa, levar o monstro de volta para a Baía para assim receber o auxílio de Diablo.

Homem Aranha e Tocha Humana



Então, Tocha teve uma idéia. Johnny entra em nova para poder chamar a atenção do monstro, enquanto que Homem-Aranha pilotando o fantasticarro levava-o pendurado por teias até a ílha, chamando a atenção do monstro. Na ilha, Mario e Diablo esperavam os dois. Uma poção feita por Diablo prometia curar o monstro, mas ele fez uma pequena exigência em troca. Irritado, Mario acerta Diablo pelas costas com seu cacetete e consegue deixar o vilão inconsciente. Peter entrega para Johnny a poção e o avisa que ela deve ser administrada de dentro para fora. O Aranha veda o rosto do Tocha com teia para ele poder entrar dentro do monstro e liberar a poção. Então, o Tocha entra no monstro e salva a Baía do monstruoso Luminestro, e desmaia em seguida.

Homem Aranha e Tocha Humana

Aranha e Mario notam que Diablo virou pó e que sua casa se desfez. Deduzem que ele havia criado uma cópia de si mesmo e a mandou entregar a poção. Dias depois Johnny acorda, ainda na ílha de Vieques, só que agora com a presença de sua família fantástica. Tocha vai bater um papo com Reed e desabafa, dizendo que certamente Reed teria feito algo melhor, porém Reed o anima dizendo que ele lutou com uma criatura confusa e traumatizada, e que ele e seu grupo além de tudo que fizeram acharam o ponto fraco da criatura que era a luz artificial, e outras diversas coisas que Johnny e seu grupo devem ganhar todos os méritos por isso.

Johnny ainda não convencia-se de que era bom o suficiente, então Reed lhe faz uma simples pergunta: "Como é voar, Johnny?". Sem ententer, Reed explica para Johnny que sente ciúmes do dom de voar pertencente ao Tocha, afinal ele apenas consegue voar com auxílio de planadores e outros métodos artificiais. Ainda diz que deve ser estupendo e que duvida que ele se canse de voar. Johnny concorda que a sensação é ótima, Reed ainda diz que todos do grupo possuem poderes mais interessantes do que os dele. Vendo aquele ponto de vista, Johnny termina dizendo que sendo assim, ele nunca teria a chance de ser Reed Richards, porém Reed lhe lembra que ele confrontou uma ameaça desconhecida, analisou a situação, e ainda formulou um plano para salvar os inocentes. Ele diz que Johnny foi Reed Richards e lhe dá os parabéns.

Depois, Johnny conta para o Aranha o elogio que Reed lhe deu, e Peter comenta que o amigo parece até um garoto que acabou de fazer o gol da vitória no último minuto e que seu pai viu tudo. Finalizando a conversa, a dupla parte para mais uma missão, jogar vôlei com duas fantásticas gatas na praia.

Homem Aranha e Tocha Humana

Enquanto isso, em um local desconhecido, Diablo mostra agora ter domínio total sobre Luminestro, e ter levou o monstro para crescer forte e saudável em outro lugar.

E essa é mais uma das histórias especiais que foram publicadas na comemorativa edição de Homem-Aranha 100, "Homem-Aranha em a Baía de Los Muertos" é uma história que se passa fora da cronologia atual da Marvel.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus