quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jovens X-men: Revelações Finais

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker.

Jovens X-men


Desde sua formação, os Jovens X-Men passaram por uma turbulenta trajetória. Seu primeiro mentor os enganou. Lobinho, um de seus colegas, foi assassinado. Eric Gitter, o Tatuado, descobriu que não é mutante, e agora possui uma tatuagem que lhe concede um poder próximo da Força Fênix. Soraya Qadir, a Pó, descobriu que está morrendo, e encontrou um confidente inesperado no perigoso Donald Pierce. Não bastasse tudo isso, duas figuras misteriosas se juntaram à equipe. Cedo ou tarde, é impossível não buscar respostas para as perguntas e alívio para as tensões – é o que veremos aqui.

No caso de Jonas Graymalkin, sabia-se apenas que o mutante de aparência adolescente está na verdade na casa das centenas de anos de idade e que seu dom mutante, que se manifesta apenas na escuridão, preservou e prolongou seu ciclo vital nos séculos em que permaneceu enterrado no território do Instituto Xavier – mas como ele parou lá?

Jovens X-men

Graymalkin conta a verdade para seu novo parceiro e amigo Anole: nascido e criado numa época em que o Império Britânico ainda cobrava impostos dos cidadãos colonizadores da América do Norte, Jonas foi brutalmente espancado por seu pai e enterrado vivo. O motivo: preconceito. Mas não por Graymalkin ser mutante, e sim por ser gay. Felizmente, como Victor conta para seu amigo, a mentalidade dos tempos modernos é outra, e mesmo que ainda existam preconceitos, Graymalkin não tem motivos para se esconder ou se envergonhar.

Jovens X-men

A enigmática Cifra é outra cujos segredos apenas agora são descobertos. E acreditem, vocês já viram ela antes – mesmo que não tivessem notado. Descoberta por Jean Grey durante um manifesto antimutante, a jovem Alisa Tager foi levada ao Instituto Xavier, em segredo de todos – ou quase todos. Ocorre que a nova Cifra pode ficar invisível, intangível e praticamente indetectável psiquicamente; a agente de infiltração perfeita para Ciclope. Ou seja, só se sabe que ela existe se ela quiser.

Jovens X-men

O problema é: ela quis. Era Cifra que falava com a ex-Jovem X-Man Olhos Vendados nas ocasiões em que Ruth parecia falar sozinha. O mesmo ocorreu no caso de Graymalkin, o qual Cifra resgatou dos escombros da Mansão X após os eventos de Complexo de Messias e incentivou a atacar Pierce quando ele se passava por Scott. Foi ela quem, na primeira missão dos Jovens X-Men, nocauteou Danielle Moonstar.

Jovens X-men

Obviamente, os Jovens X-Men – e a equipe sênior também – não ficaram nada felizes em saber que sua privacidade poderia estar sendo violada a qualquer instante, sem que eles sequer soubessem de sua existência. Cifra, por sua vez, teme a sensação de ser conhecida e reconhecida, sem a proteção do anonimato. Mas a vontade de sair do isolamento e se integrar falou mais alto: Jovens X-Men, deem as boas vindas para sua nova parceira.

Mas enquanto todos se preocupam com o novo poder do Tatuado e com a existência da Cifra, apenas Fera sabe da degradação celular de Pó. Hank estima que Soraya tenha cerca de uma semana de vida, mas longe do cientista, ela conversa com Pierce e o vilão garante que pode salvar sua vida. Basta que ela o liberte.

Jovens X-men

Então, temos uma visão do futuro. Quatro dos cinco mutantes sobreviventes no mundo fogem de sentinelas avançados, criados por... Donald Pierce. Apesar das dificuldades, Anole, Graymalkin, Coração de Diamante (também conhecida como Emma Frost) e Wolverine escapam da ameaça e voltam para seu lar, onde repousa um debilitado e incomunicável Tatuado.

Jovens X-men

No presente, Pó aceita a proposta e liberta Pierce, levando-o para o hangar do novo lar dos X-Men. Lá, os dois são surpreendidos pela equipe sênior. Soraya revela que acredita nas promessas de Pierce... mas nunca feriria seus amigos para se salvar. Usando seu poder, ela emite uma rajada de areia que arranca o rosto sintético de Pierce, revelando seu verdadeiro aspecto, e a batalha começa. Com a chegada dos Jovens X-Men, Pierce é detido, mas é tarde demais para Pó: fatigada pelo esforço e pela doença, Soraya morre.

Jovens X-men

No futuro, vale lembrar, eu mencionei que quatro dos cinco mutantes sobreviventes lutavam. Tatuado não estava com eles, mas vale lembrar: Tatuado não é mutante. Quem seria o quinto elemento? A dura resposta vem, quando Wolverine, Anole, Graymalkin e Coração de Diamante são mortos por... Pó! A jovem parece ter se tornado uma nova Fênix Negra (nas sábias palavras de Psylocke na Dinastia M: “Ah, pelo amor de Deus! Será que tudo precisa ter a ver com aquele maldito pássaro?!”) – mas como ela voltou dos mortos?

Jovens X-men

No presente, enquanto Anole, Graymalkin e Pedreira pensam em desistir da vida de X-Men, Tatuado mostra um raro momento de compaixão pela colega falecida. Ele considera que ela merece viver mais que ele, e se sua tatuagem de caduceu não pôde salvá-la, talvez a da Fênix possa.

No futuro, Pó reencontra Tatuado. Ele afirma que sua intenção foi salvá-la, mas ela diz que sua ação matou o que ela tinha de melhor e corrompeu sua alma. Cheia de ódio, no futuro, Soraya mata Eric.

Jovens X-men

Cheio de boas intenções, no presente, Eric ressuscita e cura Soraya com sua tatuagem da Fênix (que, segundo o Fera, não tem realmente o poder da Fênix, mas sim algo novo), entrando numa espécie de coma logo depois. Não que isso pareça incomodar seus colegas, que vibram com a volta de Pó.

Jovens X-men

Mas não há tempo para comemorações, pois os NEO (alguém ainda lembra deles?) estão a caminho de São Francisco. O título dos Jovens X-Men acaba aqui, mas pelo jeito as aventuras continuam...

Jovens X-men

Jovens X-Men, na minha opinião, foi uma série fraca, com roteiros confusos, arte irregular e explicações mirabolantes. Mas por mais contraditório que pareça, eu me afeiçoei a todos esses adolescentes. Apesar da relação de amor e ódio, é uma série da qual eu sentirei falta.

Fernando Saker

comments powered by Disqus