segunda-feira, 17 de maio de 2010

Iniciativa: Caindo na escuridão


Avengers: The Initiative #25

Com Ragnarok, o clone cibernético de Thor, fugindo da luta, Justiça e os Novos Guerreiros revelam ao mundo a morte de MVP e toda omissão que se seguiu ao acidente com a primeira turma de cadetes da Iniciativa, além do seu uso para clonagens (das quais apenas um dos Aranhas Escarlate sobreviveu), colocando abaixo boa parte do que restava de credibilidade que restava ao programa. Em Avante, Vingadores! 39 Norman Osborn acompanhou tudo... e ADOROU cada momento!

Era tudo que ele precisava para desmantelar a Iniciativa de seus moldes originais, e enquanto alguns dos responsáveis pela omissão do corpo de Michael van Patrick acabam admitindo à imprensa o ocorrido, o novo chefe de segurança nacional já planeja o que fazer com o Campo Hammond para que fique do jeito que quer.

Enquanto em Madripoor a Iniciativa Fantasma sofre uma baixa, já que, o agora agente da Hidra, Casca Grossa dispara uma bala NAIPE deixando Komodo sem poderes e novamente aleijada, o grupo liderado por Justiça finalmente se prepara para partir de Stamford, ganhando a adesão da Ultramoça, totalmente desiludida com a Iniciativa. Com os membros da Iniciativa Fantasma acuados, Komodo acaba capturada pela Hidra.

Ainda no Campo Hammond, Manopla admite aos que ficam por lá (como a Tigresa) que sabia de tudo. E começam a lavar roupa suja sobre tudo de errado que foi feito ali, apesar dessas decisões terem cabido principalmente a Gyrich, o falso Hank Pym e o barão von Blitzschlag, que faz um tremendo drama sobre as acusações. Logo Trauma tenta compartilhar a culpa, mas Manopla não deixa. Assume a responsabilidade e o que considera uma vergonha.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Logo, a entrada triunfal de Norman Osborn finalmente acontece. Fazendo o discurso que todos que criticam a Iniciativa queriam ouvir, garantindo que nenhum dos erros se repetiria, promete moldar o programa à sua imagem. Fecha o Campo Hammond, e anuncia aos que não sabiam que a SHIELD deu lugar ao MARTELO – apesar de percebermos que, cronologicamente, a nova agência e nem mesmo os Vingadores Sombrios ainda tinham sido anunciados. Ele parte com a promessa de mudanças drásticas.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Ordenando que todos os operativos do Campo aguardem novas ordens, e que todo o equipamento e setores essenciais sejam protegidos e guardados, Norman permite até mesmo que a população de Stamford desconte toda sua raiva e destrua o resto do local.

Em Madripoor a Iniciativa Fantasma discute o que fazer em seguida. O único que se recusa a partir sem Komodo é Bengali, mas esse é o menor dos problemas. Logo sabem do fim da SHIELD. E se não há SHIELD, como eles sairão dali? Sua própria existência mal é conhecida pelos novos donos do poder. E por fim, mesmo sem perceber, eles ganham a companhia nada agradável de duas figuras carimbadas do submundo da cidade-Estado asiática: o gigantesco Baderna e o vampiro Sanguinário.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Já em Avante, Vingadores! 40, a ausência de alguns membros do grupo é logo sentida pela esposa de Bengali, que conversa com Manopla e sua esposa, que já percebiam o quão podre é Osborn, que acusava os Novos Guerreiros de todo o problema com Ragnarok.

Em Madripoor, o ataque dos dois monstros locais começa de forma devastadora, mas logo percebemos algum equilíbrio. Constritor e o Treinador tentam frear o Baderna, enquanto Bengali vê Mary Tifóide arrancar a cabeça de Sanguinário, mas ele não morre!

Iniciativa: Reinado Sombrio

Logo, o Treinador mostra que não é apenas em suas habilidades motoras que residem suas qualidades. Ele esclarece a situação do grupo, oferecendo seus serviços à Hidra.

Nos EUA, Manopla procura Osborn para falar da Iniciativa Fantasma, mas esse desconhece sua existência. Norman finge se preocupar com a situação e logo deixa claro que não gosta muito do sargento Green.

De volta à Ásia, Casca Grossa e a Escorpião discutem sobre a possibilidade de aceitar a proposta dos membros da Iniciativa Fantasma, e acabam decidindo encarcerá-los provisoriamente. Mas logo fora do olhar dos dois altos oficiais eles reagem contra os soldados rasos da Hidra e logo sabemos que foi tudo um plano do Treinador.

Enquanto Bengali continua preocupado com Komodo, Mary Tifóide, mesmo com seu desequilíbrio esquizóide, salva a todos com seus poderes erráticos.

Logo Komodo acorda nos aposentos de Casca Grossa, e o vê ao lado de Escorpião a observando. Em meio a sua reação agressiva, ele diz que quer o soro que está em seu sangue para que a Hidra o use. Komodo revela que nunca ajudaram seu irmão, mas a explosão da ação dos outros chama a atenção dos dois, que a deixam aos berros na sala. Ainda assim percebemos que Casca Grossa não aderiu totalmente à causa da organização terrorista.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Logo Mary Tifóide abandona os outros amaldiçoando o pouco tempo de convivência com eles, e assim Treinador, Bengali e Constritor são abordados por Casca Grossa, Escorpião, Baderna e Sanguinário. Mas enquanto os dois capangas vão para a briga, Escorpião fala com Roger que nem ela nem ele são fiéis à Hidra, reconhecendo que cada um está ali por outro motivo. Despedindo-se calorosamente dele, ela o vê partindo para salvar Komodo.

Antes Casca Grossa destrói toda tecnologia NAIPE do local. Ou quase toda, ficando a última amostra com Escorpião. De repente, um salvador mais do que inesperado, o Homem-Formiga (agora com os Thunderbolts) chega e é apenas o primeiro da cavalaria. Osborn tomou alguma atitude afinal.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Na confusão Bengali descobre que tudo que Casca Grossa queria era salvar Komodo, e ele acaba preso e enviado à prisão 42, na Zona Negativa – que logo logo estrelará um evento ligado à Guerra dos Reis. De volta aos EUA, já com Osborn, todos parecem reintegrados aos serviços que prestavam. Com um bônus para o Treinador, a quem Osborn oferece um alto posto de comando na Iniciativa.

Os Novos Guerreiros levam ao pai de Michael van Patrick o corpo do filho, mas ele pede que o deixem sozinho, mesmo Patrick, o Aranha Escarlate sobrevivente, pois tudo lembra a falta que Michael faz. O único com que ele consegue lidar é o clone original, único puro.

Mesmo ressentidos, deixam o local para começarem a se organizar.

Em São Francisco, Osborn explica o que quer do Treinador e da Iniciativa. Ele continua sendo um instrutor. Mas os cadetes agora serão criminosos que Norman quer aperfeiçoados e melhor preparados. Sabendo dos arranjos que precisam ser feitos para que isso funciona, o “chefão” leva seu novo empregado ao local onde Suplício está encarcerado.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Mais “pirado” do que nunca, acaba facilmente manipulado por Osborn e colocado nas mãos do Treinador para que o transforme em uma arma.

Na Torre dos Vingadores, Tigresa e Manopla, incertos sobre o próprio futuro, encontram-se finalmente com Norman, que logo revela saber da gravidez da heroína depois de seu relacionamento com o Pym skrull. Claro que o interesse no bebê é científico e para lá de cruel, o que a faz reagir ferozmente. Vendo que ela pouco cooperaria, Norman revela quem será o novo responsável (único acima do Treinador), pela Iniciativa: o Capuz!

Isso a deixa furiosa, pois, se você se lembrar bem, ele a fez passar por péssima experiência recentemente. Mas ela é liberada para sair com a Ms. Marvel Sombria a “escoltando”, mesmo que Osborn tenha certeza que com isso consegue seu afastamento da Iniciativa.

Com Manopla na sala agora, Norman o despacha para o Oriente Médio novamente, dizendo que dado o imbróglio de MVP ele não poderia ficar no campo Hammond. Green até gosta da decisão, mas não contava com uma condição, deixar a manopla que lhe dá poderes antes de partir. A mesma que está presa e será retirada a qualquer custo.

Logo o sargento Green mostra que não aceita esse tipo de ameaça, e arremessa Ares do alto do prédio, como a Tigresa, que discutia com a Ms. Marvel Sombria na rua, pôde ver. Logo os dois fogem, e o Capuz coloca alguns de seus homens (Incinerador, Grifo, Laser Vivo e Punho de Lâmina) atrás dos agora fugitivos da justiça.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Enquanto isso mais uma agente ativa da Iniciativa passa para o lado de Osborn, a aparentemente nada fiel Cascavel. Já Trauma precisa de um “empurrãozinho”, inclusive a revelação de ser filho do poderoso Pesadelo, para continuar trabalhando para o governo, pois o Capuz promete que salvaria sua mãe insana da influência dele caso o rapaz concordasse com a proposta.

Mais pauzinhos são mexidos. Osborn tira Prodígio do centro das operações, colocando-o como líder dos Pesos Pesados de Nevada, isolando mais ainda seu líder, o valoroso herói Gravidade, realocando-o para a bizarra equipe do Wisconsin, os ex-Vingadores Centrais.

Em Nova York Manopla e Tigresa lutam e fogem dos homens do Capuz até serem salvos pelos Novos Guerreiros. Juntos, eles agora formam a Resistência dos Vingadores, que farão de tudo para combater o que Osborn representa.

Iniciativa: Reinado Sombrio

No antigo Campo Hammond, Osborn funda o Campo Martelo, composto apenas de homens e mulheres tão baixos quanto eles. Vilões. É o fim do arco de Christos N. Gage e Humberto Ramos. Uma fase sombria para a Iniciativa se inicia.


João

comments powered by Disqus