domingo, 4 de março de 2012

Avengers Alliance: por dentro do jogo que virou febre na rede social

Vocês já ouviram falar ou leram por aqui do novo jogo da Marvel para Facebook, o Marvel: Avengers Alliance. Mais um produto que vem na onda do filme dos Vingadores, o jogo estreou faz alguns dias e já se tornou febre entre os marvetes. Depois de anunciarmos o que era, mostrarmos imagens e tudo mais, nada mais justo que contar como o jogo é (prós e contras) de quem já jogou por vários dias... sim, eu. Na verdade, a maioria da equipe do site já deu uma olhadinha e alguns estão totalmente viciados... ok, eu de novo. Mas como não se viciar quando posso lutar lado a lado com meus heróis favoritos?

Photobucket

A base do jogo é da Playdom e tem base parecida com outros jogos de Facebook. Quem já jogou Máfia Wars, ou até Famrville, sabe como é: missões, aliados, disputas e aquisições maiores a cada nível. No Marvel: Avengers Alliance, você é um agente da S.H.I.E.L.D. e pode comprar armas, aumentar sua habilidade nos diversos campos (tática, defesa, infiltração, etc) a cada nível ou missão cumprida. Cada missão conta com diversos combates sempre em 3 heróis, sendo um deles você e os outros dois a sua escolha dos que já fazem parte do seu time. Também existem batalhas onde podemos jogar com personagens que ainda não possuímos nos “team up” como Thor, Demolidor ou Homem-Aranha. Você pode usar além das armas, os suplementos para ajudar na batalha como parar sangramentos, apagar fogo, passar efeito de atordoamento ou magia, etc. Também pode se curar ou aumentar sua força (“stamina”) usada para dar os golpes. Quem matar (no jogo vingadores matam!) todos oponentes antes, vence a batalha (que gera pontos em dinheiro e experiência) e vencendo todas batalhas de cada missão, você passa para a próxima. Cada missão como todo bom jogo conta com a batalha final com o “mestre” daquele tema: Modoc, Mercenário, Loki, etc.

Photobucket
Jogando contra 3 outros heróis de outro jogador, o PvP

Photobucket
Painel de missões (você pode jogar mais de uma vez cada uma)

Além das missões, existem as pesquisas que liberam suplementos ou armas antes bloqueados, mas eles exigem dinheiro para serem iniciadas e cada uma demora certo tempo para se completar. Do aeroportaviões da S.H.I.E.L.D. você também pode mandar seus heróis em missões aéreas (cada uma com um determinado tempo e, quanto maior, maior a recompensa) e equipar seus jatos (com ajuda dos aliados). Outra possibilidade é desafiar outros jogadores em particular (o PVP), onde você luta com 3 heróis seus contra 3 heróis de outro jogador (mas não é um jogo on line, você é avisado quando alguém lhe vence, o que é uma pena). Também existem as Tarefas (“Tasks”) que vão sendo passadas ao longo e dão retorno em dinheiro ou experiência. São coisas como: “use o Homem de Ferro em 3 batalhas”; “vença 3 PvP”; “consiga 3 jatos equipados”, etc.

Photobucket
Dentro de uma batalha: vários tipos de oponentes

Photobucket
Batalha vencida, pontos de experiência e recompensa pra todos personagens

Além do seu personagem, os heróis da sua iniciativa também sobem de nível com determinado número de XPs e, a cada nível, novos poderes e novas possibilidades de luta com cada um (conforme o poder de cada) é liberado. Mas, para seus heróis mudarem de nível, eles tem que passar por um treinamento da S.H.I.E.L.D. que exige tempo e “dinheiro” (virtual, claro). Falando em dinheiro, existem algumas medidas importantes no jogo: O dinheiro em si, que são as moedas de prata e os pontos da S.H.I.E.L.D. que servem juntos pra comprar armas e suprimentos, pesquisar e treinar seus heróis. Você adquire esses dois por missões, presentes dados por aliados (outros jogadores), visitando o mapa dos aliados ou pegando recompensas. Outra moeda são os “Command points” que servem para recrutar heróis (cada um com seu preço) e são mais raros, mas adquiridos via recompensa de missões, presentes ou comprados com ouro. O “ouro” compra sozinho itens melhores, pode ser trocado por outras medidas de valor e pode acelerar processos de treinamento, missões e pesquisas. Mas o ouro só se adquire comprando com dinheiro de verdade (e é assim que o jogo lucra).

Photobucket
Escolhendo a batalha da vez dentro de cada missão, vença todas para fechar a missão

Photobucket
No aeroportaviões: mande seus heróis em missões aéreas e receba recompensas na volta deles. E não esqueça de cumprir as Tarefas para ganhar mais bônus

Depois de tanta explicação, vamos ao bom e ruim. O mais legal, na minha opinião, é ver o que cada herói tem a oferecer nas lutas. Foi bastante bem feito quanto a isso, a Mulher-Hulk, por exemplo, se fortalece quando atacada porque fica irada. O Homem-Aranha protege os companheiros em prol da responsabilidade, a Viúva Negra tem reflexos e contra-ataca. Todo personagem tem uma característica pessoal que traz algum benefício (ou às vezes desvantagens) conforme a luta, e escolher os personagens certos para cada ocasião é algo que ajuda bastante. Também é legal ver cada aquisição tecnológica desbloqueada e armas que funcionam de formas diferentes. Um recurso bacana é que você pode chamar seus amigos no meio de uma luta pra dar uma ajuda e o personagem (tal qual ele criou) surge e dá um golpe. Por falar nisso, uma parte que eu gosto é poder caracterizar o seu agente (cabelo, rosto, pele...), embora o Ed tenha reclamado que não tem agente careca. Dos aliados, se começa com você e Homem de Ferro. Logo depois temos Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Daí em diante, ou você vai escolhendo e “comprando” com commands points, ou de uma lista prévia ou quando eles aparecem no meio de uma missão.

Photobucket
Maneje seus heróis, suas armas, sua equipe

Vamos para as reclamações. Algumas coisas são chatas, por exemplo o limite de presentes que se pode aceitar por dia, muito inferior ao que se recebe. Algumas coisas como Energia extra e os pontos da S.H.I.E.L.D. são prioritariamente ganhos dessa forma e temos de esperar o dia seguinte para aceitar mais. Outro grande problema é a energia, ela se esgota rapidamente e, sem ela, não se pode entrar nas batalhas. Ou você espera recarregar, ou compra com “ouro”, aquele dinheiro adquirido com dinheiro de verdade. Dá pra entender porque ela acaba rápido, né? Assim eles forçam as pessoas a gastarem seus dinheiros do mundo real no jogo. Eu, particularmente, prefiro esperar e jogar só o que dá por dia, até porque, se não, passaria o dia todo jogando, sou meio viciada nesses jogos. Meu time atual tem os básicos Homem de Ferro, Viúva e Gavião e as aquisições: Mulher Hulk e Sif que são ótimas pra jogar (e personagens que adoro!)! Mulher Hulk consegue vencer inimigos em uma porrada só dependendo da batalha. Bom, já falei demais. Cabe a você agora experimentar e ver o que eu acha do jogo. Preciso ir que minha pesquisa de armas biológicas (do jogo, do jogo!) terminou, está na hora do treinamento do Gavião Arqueiro e estou prestes a chegar no nível 16!


Cammy

comments powered by Disqus