sexta-feira, 2 de março de 2012

Mudança de roteirista em mais duas revistas Marvel em 2012

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Não é segredo para quem acompanha as notícias sobre a Marvel que 2012 trará uma troca de roteiristas em várias de suas séries (pra quem não se lembra desses anúncios, algumas dessas trocas foram anunciadas aqui, aqui, também aqui, e (ufa!) aqui). Hoje, mais um roteirista anuncia sua despedida de duas revistas, uma delas lançada por ele mesmo.



Sim, Jonathan Hickman, um dos "Arquitetos Marvel", anunciou hoje que outubro será seu mês de despedida nas revistas Fantastic Four e FF, ambas ligadas aos personagens do Quarteto Fantástico e sua derivada Fundação Futuro. Fantastic Four #611 e FF #23 encerrarão o período de três anos em que o roteirista assumiu as rédeas da família mais popular dos comics de super-heróis.

Diga-se de passagem, Hickman deixa as duas séries como um dos roteiristas mais marcantes (se não o mais marcante) que já escreveram o Quarteto. Suas histórias misturaram elementos e personagens clássicos da mitologia de Reed, Sue, Ben e Johnny com ideias novas e rumos inesperados para a equipe. Criou o Conselho extradimensional de Reeds, juntou jovens brilhantes para a formação da Fundação Futuro, colocou quatro grandes e exóticas (e perigosas!) cidades em conflito, matou e reviveu o Tocha Humana (sem que isso parecesse desculpa esfarrapada pra vender mais revista), reformulou uniformes e colocou o Homem-Aranha e até - pasmem! - o Doutor Destino na equipe.



Para os saudosistas, as figuras que apareceram ao longo das edições não deixam ninguém reclamar: Destino, Galactus, Surfista Prateado, Aniquilador, Namor, Alicia Masters, Nathaniel Richards, Raio Negro e os Inumanos, até os Celestiais... um verdadeiro resgate da história da primeira grande equipe de heróis da Casa das Ideias. De quebra, colocou Franklin e Valeria, filhos de Reed e Sue, com participações centrais na trama.



Hickman comentou que originalmente, pretendia sair da(s) série(s) antes, mas acabou se apaixonando pelos personagens e tendo mais ideias para desenvolver. Com a chegada da saga Avengers Vs. X-Men, Hickman considerou que o final da saga era um bom momento para finalizar seus roteiros com o Quarteto e mudar para outra(s?) revista(s?). Mas ele deixa claro que tem muito orgulho de todo o trabalho que fez com estes personagens e avisa: seus roteiros finais em Fantastic Four e FF revisitarão todos os elementos do "mundo" que ele desenvolveu nas duas séries em seu famoso planejamento a longo prazo.

A saída de Hickman deve deixar saudades em muitos leitores do Quarteto, mas quem sabe se a qualidade continuará tão boa ou até melhor com a(s) pessoa(s) que virá(ão) em seu lugar nos roteiros? E para onde o "arquiteto" irá a partir de novembro? Essas são dúvidas que só o tempo pode responder, mas quem quiser já pode começar a especular... e torcer!

Fernando Saker

comments powered by Disqus