sábado, 10 de março de 2012

A Cruzada Jovem, Em Perspectiva

Atenção! Informações Inéditas no Brasil e EUA!


E após atrasos e mais atrasos, Avengers: The Children's Crusade finalmente chegou ao final. A saga se desenrolou por quase dois anos e trouxe algumas importantes definições para o Universo Marvel.


A saga tem inicio quando os Jovens Vingadores estão lutando com alguns terroristas. Quando um deles ameaça a vida de Hulkling, Wiccano perde o controle e, usando os seus poderes místicos, salva o dia. Porém esse evento não passa despercebido pelos Vingadores, que temendo ter uma nova "Feiticeira Escarlate" em mãos, resolvem tomar algumas decisões. Primeiro, Capitão América, Homem de Ferro e Miss Marvel explicam aos jovens o que aconteceu com Wanda Maximoff e como ela causou o "Dia M". Wiccano, temendo que possa ser preso ou sofrer alguma coisa por ser neto de Magneto, diz que não ficará para ser avaliado pelos Vingadores e vai embora. Seus amigos vão atrás e o aconselham a ir com os Vingadores. Afinal, os demais membros do grupo estavam assustados com o pequeno surto de poder apresentado por Billy. Ao chegar em casa, o jovem mago encontra Steve conversando com seus pais. Ambos então vão para a Torre dos Vingadores, onde Wiccano seria examinado. Durante o caminho, Steve é questionado quanto à possibilidade de Wanda ser inocente. Rogers afirma com certeza que ela é culpada e que se estivesse possuída ou algo do gênero, o Dr. Estranho teria detectado. Hulkling surge no meio do caminho e o trio parte para a Torre. Os demais Jovens Vingadores vão ao resgate de seu amigo, e Billy sai da Torre às escondidas, com sucesso. Mas o momento é interrompido quando Magneto, o avô de Tommy e Billy, encontra o grupo.


Magneto veio buscar seus netos para levá-los até o Monte Wundagore, na Trânsia. A principio os jovens argumentaram contra Magneto, principalmente o Patriota, avisando que eles não iriam com um ex-terrorista. Seus netos inclusive avisaram que já haviam ido até lá, e não tinham achado Wanda, a ex-Vingadora conhecida como Feiticeira Escarlate. Porém, os Vingadores aparecem atacando Magneto, e foi essa atitude que convenceu os jovens a irem todos com Eric atrás da Feiticeira Escarlate. Já no Monte, Magneto leva-os até o túmulo de Magda, a mãe de Wanda e Pietro - avó de Tommy e Billy. Magneto então lhes conta a história de como se separou de Magda e não soube do nascimento de seus filhos, como os re-encontrou e tudo o mais. Magneto confessa que os jovens gêmeos são a última chance que ele tem de reunir sua família. Então o avô dá a mãos para seus netos e o trio fica em torno do tumulo de Magda. Wiccano então sente a presença de uma mulher muito semelhante a sua mãe ali no Monte, e Célere sai correndo afoito atrás dela. É quando ele encontra Pietro, também conhecido como Mercúrio, que avisa os jovens para irem embora, caso contrário ele não mataria apenas o seu pai. Após um breve discurso difamando Magneto, Pietro pega Wiccano e sai correndo com ele. Célere vai atrás e os sobrinhos finalmente conhecem seu tio. Em uma breve corrida com Pietro, Célere sai vitorioso. Mas Mercúrio volta para o Monte determinado a matar seu pai, e em alta velocidade começa a arremessar estacas de madeira em sua direção, mas acidentalmente acerta Wanda em cheio. Vem à tona então a revelação de que a Wanda que estava no Monte Wundagore era na verdade um destinobô. Sabem o que isso significa, não é caros leitores? Isso mesmo, Clint Barton fez amor com um destinobô, naquela edição dos Novos Vingadores após a Guerra Civil... pois é, que fase do Gavião Arqueiro ...


Determinado a salvar sua mãe, Billy parte sozinho e em segredo para a Latvéria. Mas seus amigos seguem-no e o convencem a não ir até o castelo do déspota latveriano Doutor Destino. Já na Torre dos Vingadores, o grupo pede ajuda para o ex-Vingador Magnum, alegando que ele, por ter sido recriado pela magia de Wanda, possui dentro de si vestígios dela. Wolverine afirma que ao encontrar Wanda a matará e após uma troca de farpas, Simon e Logan caem na porrada. Irritado, Logan chega a discutir até com o Capitão América. E assim, Logan parte dizendo que vai encontrá-la e Simon também abandona o grupo dizendo que fará de tudo para achar sua amada antes de Wolverine. Durante a noite, após convencer a todos de que não iria voltar para a Latvéria, Wiccano vai até o castelo de von Doom. Wiccano então finalmente fica cara a cara com sua mãe. Para surpresa dele, ela estava às vésperas de se casar com Destino, e não se lembrava de quem verdadeiramente era.


Após uma pequena batalha, Doom deixa Wiccano inconsciente. Porém de alguma forma isso incomoda Wanda. Já do lado de fora, Magneto, Pietro e os Jovens Vingadores decidem como vão resgatar Billy, ao mesmo tempo em que Magnum chega na Latvéria, com os Vingadores seguindo o seu rastro. Dentro do castelo, Destino cura e tira momentaneamente os poderes do jovem mago e conta como Wanda tempos atrás apareceu lhe pedindo auxílio. Após se explicar, Destino mostra para Wiccano como ambos possuem muito em comum, e lhe convida para assistir ao casamento. Já do lado de fora, Magneto começa uma confusão no castelo de Destino, para que seu filho e os Jovens Vingadores tenham tempo de resgatar seu neto e sua filha. Porém, os Vingadores surgem no meio do caminho. Enquanto aguardava o casamento, Wanda surge para falar com Billy. Ela lhe conta que Doom sempre foi um homem adorável, até o dia em que Billy chegou. A partir dali, ela viu um Victor que ela nunca havia visto, e pede para que seu "suposto" filho lhe conte a verdade. Billy promete contar tudo, desde que ela lhe tire do castelo. Após contar a história toda, enquanto mãe e filho fugiam, eles se deparam com uma grande batalha entre os Vingadores, Jovens Vingadores, Magneto, Mercúrio, Magnum, Dr. Destino e dezenas de destinobôs ocorrendo do lado de fora do castelo. Sorrateiramente, Logan aparece por trás e quase mata Wanda, que é salva por Billy. Porém, sem seus poderes, pouco Billy pode fazer para salvar sua mãe, e quando Wolverine de fato iria matar Wanda, eis que surge dos céus o Rapaz de Ferro, que acerta Wolverine e salva mãe e filho.


Em meio a toda confusão, Wanda e os Jovens Vingadores se escondem em uma floresta. Ao avistarem Destino vindo ao encontro do grupo, o Rapaz de Ferro leva Wanda e seus colegas para o fluxo do tempo, mais precisamente até o dia da "Queda" dos Vingadores. Eles chegam minutos antes da explosão do Valete de Copas, que culminou na morte de Scott Lang, o Homem-Formiga. Porém, com essa intromissão no passado, os jovens e Wanda voltam ao presente levando consigo Scott. Ao chegarem no presente, todos se surpreendem ao ver a Feiticeira Escarlate. Wanda lembrou-se de tudo.


Com Wanda finalmente lúcida e consciente de todos os fatos, ela revela que tudo o que fez foi para mostrar aos Vingadores como foi o seu sentimento de perda. Então, Gavião Arqueiro, Fera e Jessica Jones chegam e avistam o retorno da Feiticeira Escarlate e cumprimentam Lang pelo retorno. Eis que, então, as mesmas catástrofes que atingiram os Vingadores durante a sua "Queda" atacam-nos novamente. Mas Wiccano, se apresentando para ela como um de seus filhos perdidos, consegue trazer Wanda de volta ao controle e acaba com a confusão. Após uma troca sincera de palavras, Wanda, Billy e Tommy finalmente estão juntos. Surge então a brecha que o Fera tanto sonhou, ele pediu para Wanda cancelar o "Dia M". Porém nervosa, ela ficou com medo de acabar complicando ainda mais as coisas. Surge então a ideia de usar uma cobaia, alguém para ser atingido pelo feitiço, para constatar sua eficiência. Jessica Jones então diz saber uma cobaia, Rictor, do X-Factor. Após uma séria conversa, Rictor topa e Wanda lhe devolve seus poderes. Mas para a surpresa de todos, os X-Men surgem para ver Wanda.


E para a surpresa de todos, junto dos X-Men chegam os Vingadores. Os dois grupos entram então em uma discussão. Ciclope alega que por ela ser mutante e culpada pelo genocídio de uma raça, ela deve vir com ele e sofrer um julgamento. Já o Capitão é da filosofia "Uma vez vingador, sempre vingador". Em meio ao bate boca das duas equipes, Rictor chama a atenção de todos para o fato de Wanda estar ali, plenamente no controle dos poderes e disposta a trazer os poderes de todos mutantes de volta. Mas Scott Summers acerta o líder dos Vingadores pelas costas e, com uma atitude no mínimo hipócrita, diz que levará com ele a Feiticeira Escarlate, para julgá-la pelos seus crimes. Então a batalha entre X-Men e Vingadores começa novamente. Com direito a Magneto dizendo que Ciclope está se comportando que nem ele. Mas admite que Scott está errado. Então, Wanda faz as duas equipes dormirem e teleporta os Jovens Vingadores e ela mesma para o castelo de Destino, na Latvéria. Lá, Doom conta que, tempos atrás, Wanda foi até ele e pediu sua ajuda. Juntos, usando seus poderes em conjunto, acessaram a "Força Vital", a única fonte de energia poderosa o suficiente para trazer seus filhos de volta à vida. Porém, em um momento de ingenuidade, ambos acharam que a força poderia ser controlada e manipulada, mas infelizmente não podia; assim, Wanda foi possuída pela entidade capaz de moldar as realidades. Incapaz de controlar completamente este poder e decidida a ajudar as vidas que estragou, Wanda confia então a Destino o poder da Força Vital. Juntos, Doom, Wiccano e Wanda começam o processo que restauraria o gene X mutante. Porém, Patriota, acreditando que as intenções de Victor não eram nobres, interrompe o processo e toda a energia da Força Vital recai sobre Victor von Doom.


Com o poder de moldar a realidade, Doom retira as cicatrizes de seu rosto e promete liberar a Terra da miséria, doenças e guerras. Ao ser questionado quanto ao fato de desfazer os acontecimentos do "Dia M", ele diz que não pode desfazer o feitiço lançado por outra pessoa, mas que pode lançar um outro, e garante que os mutantes que perderam os poderes não sentirão falta de nada nessa nova realidade que ele moldará. De volta à Mansão dos Vingadores, Wanda é atacada por Emma Frost. Wiccano explica que Wanda é a única ligação que eles têm com Destino, o detentor da Força Vital. Fera e os demais mutantes ficam arrasados ao saberem que Wanda não poderá desfazer os efeitos do "Dia M", e mais ainda sabendo que todo o poder que outrora foi da Feiticeira Escarlate agora reside em Doom. Em meio à discussão que começou, Célere e Wiccano começaram a questionar Ciclope quanto ao fato dele querer julgar Wanda. Ciclope usa em seu argumento que ela matou muitas pessoas com o "Dia M". Mas em um contra-argumento, os jovens alegam que Magneto, Emma Frost, Vampira, Gambit, Magnum, Clint Barton, Scott Lang e outros também já mataram, foram vilões ou mesmo foram mentalmente controlados para fazerem algo que realmente não desejavam, e mesmo assim são membros dos X-Men e Vingadores. E que caso isso venha acontecer algum dia com eles, como eles gostariam que fossem tratados? É com essa brecha que Doom aparece. Dando pleno controle ao Ciclope sobre os seus poderes, revertendo o Fera a sua forma humana e prometendo trazer de volta Jean Grey, Pássaro Trovejante, Banshee, Capitão Marvel, Noturno, Vespa e outros mais. Tudo isso ao custo de ficarem ao lado dele nesse novo mundo. Porém os heróis se negam. E em uma batalha contra Doom, Scott Lang é ferido; acreditando que seu pai estava morto (novamente), Estatura cresce de tamanho e parte com tudo para cima de Destino, que a acerta mortalmente. Então, para deter Destino, Wanda e Billy abrem um portal para sugar todo o poder de Victor. Sem seu poder, com o rosto desfigurado, Doom parte, mas antes revela que foi ele quem estava por trás da "Queda dos Vingadores" e do "Dia M". Foi ele, manipulando Wanda, o culpado de tudo. E como se isso não fosse uma bomba grande demais para os Vingadores suportarem, o corpo sem vida de Cassie jazia no chão, para o desespero de Scott Lang.


Com os ânimos à flor da pele, e querendo salvar Cassie, Rapaz de Ferro em uma atitude legítima de Kang, o Conquistador, tenta levá-la para o fluxo do tempo, ou ainda, diz que tentará resgatar uma Cassie do passado. Visão tenta questioná-lo, mas em vão: o jovem do futuro mata o Visão e só para quando Capitão América o impede. O jovem parte avisando que ele não será como o Kang - será melhor, e que todos verão isso. Com a poeira aos poucos baixando, Ciclope assume que os gêmeos estavam certos e que não há justiça a ser feita com Wanda. Mas vai embora ameaçando-a, avisando que, se algo assim se repetir, ele mesmo a matará. Capitão América a convida para ir com eles, mas ela avisa que precisa tocar a sua vida sozinha por enquanto. Madrox, assim como Ciclope, também a ameaça; ela só vem a escutar palavras de conforto quando Magnum vem abraçá-la. Magneto sugere que a família toda vá passar um tempo juntos, mas ela recusa o convite, agradecendo mas dizendo que precisa passar um tempo com os seus filhos. Algum tempo depois, os Jovens Vingadores se reúnem, mas uma última vez. Patriota avisa que está abandonando a vida heróica, que está muito abalado por ter possivelmente acabado com as esperanças da raça mutante ao se intrometer no feitiço de Destino, Wanda e Billy. Já a Gaviã Arqueira, por não ter ligação direta com os Vingadores, não ter poder, e por toda a catástrofe recente ter ocorrido quando ela liderava o grupo, decide também abandonar os Jovens Vingadores. Wiccano também decide sair do grupo, afirmando que os Vingadores estavam certos sobre ele, ele é perigoso. Já o Hulkling, com a saída de Billy, também está fora do grupo. Sendo assim, o único com o desejo de manter os Jovens Vingadores foi Célere.


A história então finalmente mostra em que ponto cronológica a história acontece. É após Fear Itself, e antes da Ilha-Aranha, do Cisma Mutante e do retorno do Tocha Humana. Meses depois, Miss Marvel chama Wiccano, Gaviã Arqueira, Hulkling e Célere com urgência para a Mansão dos Vingadores. Steve avisa que, de agora em diante, aos olhos dele, eles não mais são os Jovens Vingadores; para ele, eles provaram serem verdadeiramente Vingadores.

E assim acaba uma extensa mini. Que se desenrolou por quase dois anos e que sofreu muito com os atrasos. Uma mini que começou promissora e interessante, mas que foi ficando cada vez mais confusa e zoada a cada edição. No final, tivemos mortes, retornos, definições e milagrosamente, a revista até conseguiu ser colocada cronologicamente em um ponto coerente da cronologia Marvel. A mini não é a melhor leitura, mas tenho certeza que trará grandes consequências para o futuro da Marvel.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus