sexta-feira, 23 de março de 2012

Thunderbolts vs Vingadores: Choque de realidade

Thunderbolts #150

Quase completamente desiludido quanto à capacidade do programa Thunderbolts em redimir o grupo que está sob seu comando, Luke Cage decide dar uma última chance a seus subordinados provarem que está errado. Porém, quando os Vingadores (representados por Steve Rogers, Homem de Ferro e Thor) visitam a Balsa em história mostrada nas edições 21 e 22 de Universo Marvel, os T-Bolts acabam se vendo em uma situação totalmente surreal.

Claro que a presença dessa tríade fundamental dos Vingadores causa certo rebuliço entre os detentos da ilha-prisão, e que Steve Rogers não poderia deixar de expressar seu incômodo com a presença de Ossos Cruzados na equipe de Luke. A tensão entre o Fantasma e o Homem de Ferro também é latente, mesmo que Stark busque não ceder às provocações do homem que há pouco tempo tentou lhe assassinar. Ao contrário, tenta tirar do ambíguo vilão o que ele pode ter de bom.

Ao mesmo tempo, Thor logo demonstra interesse em falar com Gunna, refugo da queda de Asgard, agora interna na Balsa. Revelando um pouco da história da menina, o deus do trovão tenta convencê-la a reintegrar-se a seus conterrâneos asgardianos, desejando que ela se torne um deles, e não uma inimiga, sem sucesso. Seu lado “troll” fala mais alto, e a recusa à proposta é bem contundente.

Instigados por Ossos Cruzados, alguns dos T-Bolts, como o Fantasma e o Fanático, começam a questionar o que significa essa tal “última missão” do grupo (da qual Rocha Lunar está descartada), levantando mesmo a possibilidade de serem assassinados no processo. Um motim lentamente é orquestrado. O Fantasma crê que pode usar o misterioso Homem-Coisa como seu elemento surpresa.

Thunderbolts: Nova Era Heróica

E é isso que ele faz, quando o elemental inicia o processo de transporte do grupo e dos Vingadores ao local do que seria uma simples missão. Mas algo dá errado, pois o “truque” usando energia do martelo de Thor acaba introduzindo um alto grau de arbitrariedade na fuga. Surgindo distante dos heróis por alguns quilômetros, Fantasma, Ossos Cruzados e Fanático logo percebem (assim como Luke, Thor, Steve e Stark) que foram parar em um lugar de forte carga mística. Uma outra dimensão, similar à Terra, mas desabitada.

Um campo amplo, no qual surgem imagens que emulam a própria personalidade de acordo com quem olha seu reflexo nas águas de um lago, e no qual surge logo uma figura intrigante: um homem-sapo, montado em um bizarro animal, que parece já viver lá há muito tempo.

O Sapo conversa com os heróis, mas é muito enigmático, apesar de revelar que tendo ao seu lado o Homem-Coisa, eles podem voltar de onde vieram usando a mesma cachoeira pela qual passaram em sua chegada. Apenas avisa que devem ir logo, pois logo esqueceriam de onde vieram, como aconteceu com ele.

Thunderbolts: Nova Era Heróica

A ideia é, então, encontrar os T-Bolts e retornar. Com os três membros discutindo pelo plano não sair como se imaginava, não demora para que sejam encontrados. E como não poderia deixar de ser, Cage, furioso, os aborda de forma violenta. Logo, os dois grupos entram em destrutivo confronto.

Thunderbolts: Nova Era Heróica

Além das belas cenas de ação com a arte de Kev Walker, o que chama atenção é como Luke Cage toma a liderança do ataque, nitidamente deixando Rogers orgulhoso.

O que se destaca na luta é a revelação, por parte de Ossos Cruzados, dos poderes adquiridos com a exposição às névoas terrígenas (e como agiu durante Terra das Sombras), o fim da rixa do Fantasma com o Homem de Ferro, ao saber que ele encerrou as atividades das Indústrias Stark, e o choque do Fanático em ver que sua própria natureza está rachada, quando olha nas águas do lago.

Luke acaba mostrando certa afinidade com o Fanático e com o Fantasma, e mesmo como Homem-Coisa, mas é o fim da linha para Ossos Cruzados. E com exceção dele, parece que afinal de contas os T-Bolts são um grupo, e finalmente conseguem voltar para casa, seguidos pelo Sapo, que parece recuperar um pouco da memória e ver certa familiaridade naquelas pessoas.

Cage, então, decide não abandonar o programa, depositando mais alguma fé na sua realização. Como o único que olha para o lago e vê apenas seu próprio reflexo, Luke é o homem certo para um trabalho como esse. Uma última conversa com Rogers é o suficiente para solidificar essa decisão.

Thunderbolts: Nova Era Heróica

E o Sapo? Bem, ele era apenas um sapo comum (revertendo a seu estado original ao passar pelo portal) que, pobre coitado, acaba esmagado pela porta de segurança.

Thunderbolts: Nova Era Heróica


João

comments powered by Disqus