terça-feira, 13 de março de 2012

Geração Esperança: Discípulo difícil

Com o surgimento de cinco novos mutantes - as "Cinco Luzes" - após o fatídico Dia M, coube à messias mutante Esperança Summers encontrá-los, ajudá-los a estabilizar seus poderes e recrutá-los. Com a canadense Laurie Tromette, o mexicano Gabriel Cohuelo, a nigeriana Idie Okonkwo e o ucraniano Teon, a jovem ruiva foi bem sucedida, mas o final da edição anterior indicou que a tentativa de ajudar o artista japonês Kenji Uedo parece ter levado a um fim catastrófico para Tóquio...



...Felizmente, toda a explosão devastadora na cidade não passou de uma fantasia psicótica projetada por Kenji na mente de Esperança. Mas alguns prédios realmente foram destruídos, e algumas pessoas realmente morreram, então não há tempo a perder. Ciclope decide que as Luzes não devem tomar parte no resgate de Esperança, mas quando a messias mutante consegue se soltar - e em seguida fica exausta e despenca do topo de um prédio -, é Gabriel que corre (literalmente!) em seu socorro. Kenji continua com a destruição, preso em um pesadelo enquanto nele corpo, mente e tecnologia se fundem em uma coisa só.



Ciclope, Wolverine e Vampira, os X-Men sêniores no local, acreditam que a única solução possível é matar Kenji e salvar Esperança. Mas em seus sonhos, a messias é contactada por uma criatura de fogo (...Fênix??), que a faz acordar para salvar seu "discípulo rebelde". Ela coordena Idie e Teon para afastarem tanto os X-Men quanto os cidadãos indefesos de Kenji, enquanto Gabriel a leva para um "round 2" contra o jovem nipônico. E mesmo revoltada com a ideia de arriscar sua vida, Laurie salva Gabriel e permite que Esperança possa lidar sozinha com Kenji. Os dois se enfrentam tanto física (na forma de dois gigantes de carne e metal) quanto mentalmente, e embora o artista esteja cada vez mais consumido por sua loucura, a guerreira consegue encontrar a força de vontade para sobrepujar seu adversário e enfim tocá-lo e (aparentemente) estabilizá-lo.



Com as Cinco Luzes recrutadas, é hora de voltar para Utopia, lar dos X-Men, mas um espaço cheio de incertezas para os seis adolescentes (sim, incluindo a própria Esperança). Enquanto são recebidos por Emma Frost e Kitty Pryde, os jovens conversam sobre sua nova morada e Laurie comenta a ironia no duplo sentido da palavra "utopia" - "bom lugar" e "lugar nenhum". "Utopia", em outras palavras, é algo que não existe.

Na ilha, Scott e Emma mostram para Kenji imagens da destruição que ele causou e tentam se assegurar de que agora ele está sob controle - e verificar se antes ele não estava. Já Teon decide brigar pelo posto de "macho alfa" com Wolverine, mas após uma breve (porém feroz) luta, ele reconhece a superioridade de Logan.



Depois, é a vez do Dr. Nêmesis reunir os jovens mutantes para fazer exames, apresentar diagnósticos e esbanjar sua "simpatia". O que ele tem a dizer sobre cada um (e para que os leitores entendam como funcionam os poderes de cada um deles):

* Laurie: ela não só pode voar, mas a mutação sofrida pelo seu corpo permite que ela alcance velocidades supersônicas e grande capacidade de manobra.

* Teon: apesar de não falar e parecer um animal, ele é inteligente, mas seu cérebro prioriza um processamento hipereficiente de seus instintos de sobrevivência; também tem força e agilidade acima da média.

* Esperança: de alguma forma, ela aterroriza as Luzes; para descobrir como e por quê, ele decide que ela precisará de mais testes...

* Idie: ela manipula temperatura, extraindo calor de um ponto e transferindo a outro (o que explica como ela conseguiu gerar um círculo de fogo em Tóquio enquanto congelava parte da água de um lago), e funcionam muito bem, obrigado.

* Gabriel: Nêmesis descobre que, na verdade, ele não é um velocista, e sim um manipulador do tempo (fazendo um teste que deixa Gabriel ensopado na praia de Utopia). Mas a brincadeira do cientista teve troco...



No fim do dia, muita coisa é deixada para os novos mutantes (e os leitores) assimilarem. Quando Ciclope pergunta se eles ficarão na ilha e Esperança diz que ela ficará, todas as Luzes concordam - e o fato não passa despercebido para Laurie. Gabriel ganha uma namorada messiânica. E embora Kenji diga que está tudo bem com ele, quando fica sozinho vemos que a história é outra...



Assim termina o primeiro arco de Geração Esperança, publicado nas edições 121 e 122 de X-Men Extra, com roteiro de Kieron Gillen e arte de Salvador Espin e Scott Koblish. Fugindo do padrão de apresentar os personagens primeiro e colocá-los em ação depois, Gillen já fez Esperança e seus novos amigos passarem por sua primeira grande provação e só agora começa a explorar as personalidades e os sentimentos deles. Como um grupo formado por perfis tão diferentes vai se relacionar? É esse o desafio que a equipe criativa da série terá para mostrar nas próximas edições. Estão curiosos? Eu estou!

Fernando Saker

comments powered by Disqus