quarta-feira, 7 de março de 2012

Fabulosa X-Force: O preço da vingança

Quando Wolverine recrutou uma nova X-Force, sua intenção para a equipe era a de eliminar ameaças aos mutantes e ao mundo antes que estas ameaças pudessem agir. Em outras palavras: assassinar assassinos. Não é um trabalho agradável, mas a X-Force o faz por considerar que ele precisa ser feito. Mas quando assassinar traz a sensação de satisfação, será que o limite entre herói e vilão foi rompido? É isso que a equipe está prestes a descobrir.



Em suas investigações para a X-Force, Deadpool (que quem diria, parece ter se adaptado bem ao grupo) descobre que Lady Letal e os Carniceiros (Esmaga-Ossos, Racha-Crânio, Lindinho, Cole, Reese e Macon) estão de volta e com sede de sangue: instalados na cidade-fantasma australiana onde os X-Men já viveram durante um tempo, os assassinos obrigam o aborígene Teleporter a abrir um portal para Utopia, para que eles massacrem a população mutante. Ela, para causar dor em Wolverine. Eles, por puro prazer.

A X-Force então parte para detê-los, dois deles com uma motivação extra: vingança. É que Wolverine já foi crucificado e abandonado para morrer pelos vilões, enquanto Psylocke teve que atravessar o Portal do Destino para fugir deles, perdendo sua identidade tanto física (com seu corpo trocado pelo de uma assassina oriental) como mental (após um bom período de lavagem cerebral).



No deserto australiano, Deadpool, Wolverine e Fantomex seguem Esmaga-Ossos para atacá-lo de surpresa, enquanto Psylocke e Arcanjo localizam Teleporter e descobrem que o povo dele será exterminado pelos Carniceiros se ele não cooperar. Também descobrem - tarde demais - que Esmaga-Ossos já sabia da emboscada: o vilão explode o próprio corpo, ferindo gravemente Deadpool e Fantomex e deixando Logan a sós para um combate desequilibrado com Lady Letal. Betsy e Warren são atacados pelos demais Carniceiros, mas se saem melhor que seus colegas; o único problema é que dois deles conseguem fugir e atravessar o portal para Utopia.



Psylocke vai atrás deles, preocupada em ser vista pelos X-Men usando seu uniforme da X-Force (aviso para Psylocke: seu uniforme da X-Force é só uma variação de cor do seu uniforme de X-Men; com a batalha acontecendo à noite, duvido que alguém notaria ou se importaria com a diferença...). E ela triunfa, eliminando os vilões com prazer (e até um pouco de crueldade) antes que eles ataquem Ciclope e Magneto ou que seus dois amigos a vejam.

Quanto a Wolverine, mesmo lutando gravemente ferido, ele consegue atear fogo ao corpo de Lady Letal. Mas Yuriko consegue transmitir sua consciência para a web e, antes de abandonar seu corpo atual, ela avisa: uma nova era está chegando, e não há lugar nela para os X-Men.



Enigmática, não? Seja como for, a missão foi cumprida e Utopia está a salvo. Para Psylocke, fica a consciência do que sentiu ao fazer o que fez... e o medo desse seu lado descoberto.

Esta história foi mostrada na edição 122 da revista X-Men Extra, com roteiro de Rick Remender e arte do brasileiro Rafael Albuquerque. E com apenas quatro meses de publicação no Brasil até agora, esta nova fase da X-Force combina com maestria ação e desenvolvimento psicológico dos personagens, despontando cada vez mais como uma das melhores (se não a melhor) publicações atuais da Marvel. Concordam? Discordam? Comentem!

Fernando Saker

comments powered by Disqus