quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Chadwick Boseman fala sobre que tipo de herói Pantera Negra é, a cultura de Wakanda e a importância das mulheres no seu reino.



Ainda pode parecer cedo, mas logo mais o foco de toda a publicidade da Marvel Studios estará em Pantera Negra. Pelo que mostra o trailer, o filme é uma revolução em todos os sentidos. Será um marco nos cinemas dispondo a primeira narrativa de Afrofuturismo nas telonas, transpondo finalmente o mítico reino de Wakanda dos quadrinhos para o universo cinematográfico dos super-heróis Marvel. Em conversa com o C|Net, o protagonista do filme, Chadwick Boseman, fala sobre as diferenças do Pantera Negra em relação aos demais heróis, a abordagem que será feita da cultura de Wakanda e a importância das mulheres nessa história. Confira:

"Todo mundo já ouviu aquela fala de que 'É difícil para um bom homem ser rei'. Algumas vezes você tem que fazer coisas ruins ou talvez precise das coisas ruins para que haja justiça, para que haja paz" disse Bosemann logo no começo do seu papo com o C|Net. Sobre seu personagem que logo mais estreará em filme solo, o ator disse que "Ele tem os atributos de um herói, mas tem decisões difíceis para tomar, escolhas difíceis. Algumas vezes, não há resposta certa. Todo mundo já ouviu que é difícil para um bom homem ser rei. Eu acho que há um senso de todas as complicações de ser um bom líder. Em certos momentos, parece o Poderoso Chefão. É complicado fazer o que é certo. É complicado seguir as tradições. É complicado fazer algo novo. É complicado quando tem que lidar com quem deve viver ou morrer". Ainda sobre o personagem, o ator disse: "Eu amo a maneira como ele olha pra outras pessoas. Ele não tem medo de ouvir um conselho sábio. Eu acho que ele tem um pouco de medo de errar. Me identifico com isso, com seu apelo, com sua personalidade. E eu amo nele essa fantasia de ser um governante - nunca chegamos a isso. Nunca exploramos isso. É divertido ter poder e ter algo para falar no que cabe as pessoas ao seu redor".

"É uma tremenda oportunidade, não apenas para mim, mas para todos nós saírmos de nossas caixas. Não é apenas sobre pessoas negras saindo de suas caixinhas. Todo mundo está animado com a oportunidade de fazer alguma coisa que já poderíamos ter feito antes. As pessoas estão animadas de ver novos materiais, mas acho que eles estão super-excitados sobre ver coisas que já poderíamos ter visto por aqui antes. Isso leva a várias ideologias. Leva a ideia de negros na ciência, a uma ideia nacionalista, a ideia de um mundo coletivo. Há algo que influenciará as pessoas de um jeito particular. Levou todo esse tempo para chegar a esse caminho mais amplo, mas agora o mundo está no momento certo, será possível receber isso. É algo especial. Quando me falaram se eu queria ser o Pantera Negra, se você sabe quem é o Pantera Negra, não há maneira de dizer não porque é um lance cheio de oportunidade para a magia acontecer" falou ao responder sobre o significado do filme com um elenco tão representativo.

"Definitivamente, é um filme de super-heróis. Vai haver muitas cenas de ação, e algumas coisas vão explodir" riu o ator quando pediram pra classificar o gênero do filme Pantera Negra. "A coisa que eu amo na Marvel de um forma geral é a maneira como eles lidam com as pessoas. Eles lidam com o ser humano primeiro. Quem está dentro do uniforme? Quem é a pessoa que obtém esse poder e essa habilidade? Esse filme é sobre como você vai usar seu poder. O que você faz quando obtém esse poder? Neste caso, estamos falando de uma pessoa tomando um trono. Mas todos os filmes de super-heróis são sobre pessoas com poder extremo. Eles podem desaparecer. Eles podem fazer truques ou podem pular muito alto. O que quer que seja, essa habilidade dá a eles uma vantagem. A única diferença entre um herói e um vilão é que o vilão fez escolhas para usar este poder de uma maneira egoísta e machucar as pessoas".

Mas Chadwick Boseman era um leitor de quadrinhos? "Não quando era criança. Infelizmente por alguma razão os quadrinhos não chegaram até minha esfera. Mas no colegial, foi quando me deparei com um Pantera Negra na minha frente pela primeira vez. Mesmo antes de pegar o papel, eu tinha ideia de que amaria fazer esse personagem um dia" respondeu o ator e logo em seguida emendou a resposta sobre a falta de modelos de referência. "Você não sente falta disso se você nunca experimentou. Pessoas de descendência africana, na maioria das vezes, crescem aceitando e amando o Homem-Aranha. Eu ainda amo o Aranha, ainda amo o incrível Hulk. Eu ainda curto esses personagens que eram modelos de referência como heróis e super-heróis brancos - seja lá como você os define. Você meio que não tem escolha senão aceitar esses. Você também pode criar seus super-heróis no esporte ou na política, mas nunca existiu antes essa aceitação e chamariz desses super heróis desta maneira. Mas você nunca saberá se não tiver experimentado algo neste sentido. Vai ser a mesma coisa com as crianças que agora não podem mais sair por aí e dizer 'nunca haverá um presidente negro'".

E agora que Chadwick é uma referência, é até mesmo um action figure colecionável? "Eu amei. Você vê o quanto isso significa. Havia uma dessas crianças lutando contra o cancer que vestiu o Pantera Negra pra ser meio que sua inspiração. Ele se enxergou como um Wakandiano, ele viu a si mesmo como um espírito de Wakanda nessa luta. O fato que ele te escolheu, que é o mundo em que ele vive. Isso significa muito". E sobre os criadores serem dois judeus, Stan Lee e Jack Kirby, sendo visionários ao criar o primeiro super-herói negro dos quadrinhos. "Sim, a ideia veio do Stan Lee, e veio num tempo em que ironicamente esse totem de uma pantera era na verdade parte de um espírito revolucionário. Era algo feito do jeito certo num tempo em que esses dois homens estavam nessa sintonia. O que eu penso é que de fato Stan Lee era um cara aberto o suficiente para pegar esse espírito revolucionário, mesmo sendo um homem branco".

Sobre como veio o sotaque e modo de falar que ele criou pro Wakandianos, Boseman disse que "as pessoas pensam em como as raças afetaram o mundo. Não apenas nos EUA. Colonialismo é o primo da escravidão. Colonialismo na Africa tem isso, na necessidade de se ter um governante, sua educação viria da Europa. Eu queria ter certeza absoluta que não nos apoiaríamos nessa ideia porque isso seria contra tudo o que Wakanda é. É pra ser supostamente a nação mais avançada tecnologicamente do planeta. Se supostamente é que ela nunca foi conquistada, o que significa que os avanços de lá aconteceram sem o toque do colonialismo, envenenando o poço, sem parar ou interromper - então não era pra ter de jeito nenhum um sotaque europeu. Se eu fizesse isso, eu estaria sendo conivente com a ideia de supremacia branca do que de fato é ser educado e o que é de fato ser alguém da realeza ou presidenciável. Porque não é apenas sobre ele estar por aí lutando. Ele é o líder de uma nação. E se ele é o líder de uma nação, ele tem que falar para seu povo. Ele tem que galvanizar seu povo. E não tem sentido eu falar para meu povo, que nunca foi conquistado por Europeus, falar com a voz de sotaque europeu".

Resultado de imagem para marvel616 shuri pantera negra

O que é Wakanda? "É uma utopia. E não é apenas uma utopia africana. É uma utopia. Um lugar onde a espiritualidade e a ciência não entram em guerra uma com a outra". E sobre o papel das mulheres com posições proeminentes neste lugar? "Eles acham mesmo que as mulheres não são espertas o suficiente? Mulheres são muito mais espertas que os homens na mesma idade. É insano pensar que você vai ao trabalho e do nada você é o esperto. Quando você volta pra casa, sua esposa certamente é mais esperta que você. Ela te dá direções melhores. Elas podem ser multi-tarefas. Vocês sabem que não podemos derrotá-las, no que quer que seja. [...] Sua mulher sempre é mais esperta. Ela pode saber quando você está mentindo" defendeu o ator e falou exclusivamente sobre a Princesa Shuri (Letitia Wright). "Se alguém acha que não há espaço para mulheres na tecnologia, vai ser completamente demolido neste filme. Seu papel é o mais importante. Nos quadrinhos, T'Challa é cientista e rei, mas minha irmã é que é a criança sábia. Ela é aquelas com esse dom. Ela é a Tony Stark de Wakanda. Ela é espirituosa, ela é legal, ela é engraçada. Agora, T'Challa é bom em ciência também, mas ele não é um gênio. Esse é o jeito em que a história foi contada sempre. T'Challa ressoa tecnologia, ele é um cientista também, mas ela é quem é a ministra da Tecnologia".

Além de Chadwick Boseman, o filme do Pantera Negra conta com Lupita Nyong’o (Nakia), Michael B. Jordan (Erik Killmonger), Danai Gurira (Okoye), Forest Whitaker (Zuri), Daniel Kaluuya (W’Kabi), Winston Duke (M’Baku), Letitia Wright (Shuri), Andy Serkis (Ulysses Klaue) e Martin Freeman (Everett Ross). A direçaõ do filme ficou por conta de Ryan Coogler.

Coveiro

comments powered by Disqus