terça-feira, 7 de novembro de 2017

Deadpool: Trupe urbana

A edição 8 e 9 de Deadpool traz mais uma história especial do personagem. Desta vez, trata-se do jeitinho que foi publicada. Lá nos EUA, saiu num volumão que era a edição 13, subdividida em quatro partes. Cada uma tinha seu artista, todas dirigidas pelo comediante Gerry Duggan que fez parceria com os escritores do Homem sem Medo e de Luke Cage e Punho de Ferro.




Quem abre as portas da história é o já celebrado desenhista Scott Koblish, colocando o repórter Ben Urich como o futuro narrador desta história maluca demais para alguém normal contar. Tudo começa quando o Deadpool aceita um trabalho como protetor de um contador da máfia, Marvin Shirkley. O sujeitinho que se deu mal numas jogadas de mercado estava agora sendo caçado pela máfia russa e estava com a cabeça a prêmio e perseguido por mais de um grupo. Um deles contratou a gangue da Mary Tifóide para catar o Marvin e ao ouvir o nome da vilã, o Deadpool prontamente aceitou o serviço. Para quem não sabe, eles tem uma história antiga desde a fase do Joe Kelly (leia os clássicos, rapaz!).

Após pagar o Mercenário com diamantes e pedir pra ele guardar seu notebook cheio de informações sigilosas da bandidagem (que prontamente Wade não prestou atenção e jogou no lixo), os dois se encaminharam pra suprema corte do estado se entregar e pedir ajuda do programa de proteção a testemunha. O trajeto até lá foi uma aventura por si só, tendo o primeiro confronto de Mary Tifóide nessa história. Deadpool certamente quase acabou morrendo e não era de saudades da ex. No fim, alcançaram a promotoria e tiveram uma audiência com ninguém menos que Matt Murdock

A história segue aqui com Guillmero Sanna na arte. Diferente do que se achavam, não seria fácil garantir o programa de proteção a testemunha pro Sr. Shirkley. Ele teria que dar boas provas para incriminar seus ex-patrões para tal. A princípio, Deadpool não parecia muito simpático a ideia e desconfiava da índole de Murdock (na verdade, desconfiava até que ele era cego). No fim, concordaram em voltar para o quartel-general de Deadpool para buscar o notebook e no meio do caminho encontraram a ajuda providencial do Demolidor.



Chegando ao lugar, os heróis foram surpreendidos por Mary e sua gangue Deadpool foi pego completamente despreparado e acabou com sua  cabeça completamente incendiada pela pirocinética maluca. Com isso, seus olhos derreteram e ficou completamente cego, criando uma situação pra lá de embaraçosa pro Demolidor. O Homem Sem Medo conseguiu se afastar deles, e agora tinham pouco tempo para conseguir abrir o cofre enquanto um segundo grupo de mafiosos aparecia. Mesmo cego, Deadpool tentou detê-los alegando que seus outros sentidos ficaram ampliados (respira, Matt!). No fim, Deadpool conseguiu "se explodir" livrando assim eles dos mafiosos, mas tinham outro problema agora. O computador não estava no cofre, mas sim no lixo que já tinha sido recolhido.

O desenhista Elmo Bondoc é um nome desconhecido ainda, mas chamou a atenção sua arte nesta parte da história. Para conseguir achar o notebook no lixão, Deadpool entrou em contato com seus velhos amigos (!?!?) Danny Rand e Luke Cage. Junto com os lixeiros do local, foram vasculhando uma a uma as pilhas mais recentes do dia até achar o computador. E o serviço parecia que ia demorar muito, seja porque a chegada de novo lixo por ali era grande, seja porque o distraído Deadpool estava mais ligado em cuecas samba-canção naquele lugar do que em notebooks.



E como não podia ser diferente, mais uma vez Mary Tifóide reúne homens pra sua gangue e ataca o lugar. Os quadros desenhados por Bondoc aqui são bem dinâmicos e bonitos, entregando um dos pontos fortes dessa história. Após alguns tabefes trocados e vencer a gangue da vilã, um dos motoristas de um caminhão de lixo chega avisando que achou o notebook. Agora, era correr de volta para a corte e fazer logo o acordo com Murdock.

Na parte final desta história, temos a volta de um nome mais conhecido, Paco Diaz. Aqui, Mary se recobra mais rápido do que muitos esperavam e rouba o notebook fugindo em um caminhão do lixo e levando Marvin. Enquanto Luke e Danny decidem ficar para trás para dar uma bifa em outros bandidos (e  porque o dia foi já demais pra eles), Deadpool vai atrás do caminhão. No meio do caminho, é ajudado pelo Demolidor. O Homem Sem Medo salva Marvin quando este quase se arrebenta no asfalto, já Deadpool tem um confronto definitivo naquele dia com Mary.



A história termina com Deadpool sendo mais bondoso do que costuma ser. Apesar de seu histórico com Mary Tifóide, ele pede ajuda a agente Preston para mexer seus pauzinhos e conseguir colocar a sua ex numa ala psiquiátrica da SHIELD ao invés da simples prisão. Já Luke e Danny tiveram que se contentar em tomar um banho decente no novo QG dos Vingadores para tirar a "nhaquinha" de lixo. Já Marvin conseguiu entrar no programa de proteção, ajudando assim a prender seus ex-patrões.

E no fim, essa história acabou se mostrando realmente insana demais até mesmo pro Ben Urich registrar.

História bem bacana, que por algum motivo mais maluco que o personagem não saiu originalmente na forma de um crossover entre os títulos. Em cada parte dá pra ver a diferença dos roteiristas, que seguem estilos narrativos realmente bem diferentes. Contudo, quando se trata de fazer humor, dá pra ver de longe que as partes que competem ao Duggan estão anos luz a frente.

Coveiro

comments powered by Disqus