domingo, 16 de novembro de 2008

Como foi a III Semana de Quadrinhos na UFRJ?


Semana de Quadrinhos

Durante o começo do mês de novembro, alguns importantes eventos de Quadrinhos ocorreram nas regiões Nordeste e Sudeste do País. No Rio de Janeiro aconteceu a III Semana de Quadrinhos, promovida pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E como alguns de nossos leitores e colaboradores foram tanto organizadores como participantes do evento, resolvemos pedir a dois deles algumas impressões e opiniões do que acharam do evento. Confiram o que Vínicius Rucci, um dos coordenadores do evento, e Daniel Mendonça, atual moderador da X-men Brasil, têm a dizer.

Semana de Quadrinhos

Palestra Mídia Digital e Arte Sequencial


"Ao final da realização da III Semana de Quadrinhos da UFRJ / EBA, realizada no SESC Madureira entre 28 e 31 de outubro, o saldo para os organizadores foi mais do que positivo.
A estrutura foi relativamente simples, contando com oficinas de roteiro, desenho e arte final, tirinhas e, no último dia, um workshop de Mangá ministrado pelo Studio Seasons, debates com os temas: Quadrinhos... Arte?; Mídia Digital e Arte Seqüencial; Quadrinhos e Humor político; Publicação de HQs no Brasil. Contou também com uma exposição de trabalhos dos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, entre quadrinhos, ilustrações e gravuras."

Semana de Quadrinhos

André Dahmer, Murilo (mediador) e Carlos Holanda

"Nos quatro dias em que o evento aconteceu, a recepção do público foi além da esperada. No primeiro dia, por exemplo, todas as vagas das oficinas para os demais dias estavam reservadas e a freqüência ao longo da semana foi assídua. O mesmo panorama se viu em relação aos debates, com profissionais da nova e velha geração como Wally Silva, Henrique César, André Dahmer, Carlos Holanda, Amorin, Nico, Latuff, Zope e Renato Lima ficando a cargo da discussão dos temas, o público pôde se deleitar com a experiência de quem já está inserido no mercado e pensar sob novas perspectivas."

Semana de Quadrinhos

Nico, Amorim, Latuff e Diego (Mediador)

"A exposição era aberta para todos os freqüentadores do SESC, e também era uma boa vitrine para os estudantes mostrarem seus trabalhos e, quem sabe, chamar a atenção de algum olheiro que por ali estivesse passando. Como o evento era gratuito, o público foi o maior beneficiado direto, tendo a oportunidade de aprender um pouco sobre como são feitos os quadrinhos e a realidade que permeia essa área sob a perspectiva de artistas de estilos e áreas de atuação bastante variados."

Semana de Quadrinhos

Workshop da Mangá Studios Seasons

"Esta foi a III Semana de Quadrinhos da UFRJ / EBA, um evento feito por quem tem paixão pela nona arte e aberto a todos aqueles que já tiveram a experiência de um dia se deleitar com páginas de arte seqüencial, seja por meio de tirinhas, charges, comics, mangá, ou qualquer representante dessa arte centenária de integrar imagens e palavras para provocar, emocionar e acima de tudo, divertir."


Vinicius Rucci
(Coordenador das Oficinas da III Semana de Quadrinhos da UFRJ / EBA)

Semana de Quadrinhos

Palestra: Publicação de HQ no Brasil


A III Semana de Quadrinhos, evento anual organizado pela UFRJ dessa vez instalada no SESC de Madureira foi um grande sucesso, com um volume de participantes por dia acima do esperado. Todos os dias tiveram a mesma estrutura: 2 horas de Workshops e 2 horas de debates com artistas convidados.

Semana de Quadrinhos

Palestra: Quadrinhos... Arte!


Os Workshops lotavam e deram para passar um pouco de como funciona o básico da criação de seus próprios quadrinhos. Dando um panorama geral desde o roteiro, criação de personagem, produção das histórias e arte final. ( Eu mesmo não resisti e criei um personagem inspirado no meu posto de ouvinte.)

Semana de Quadrinhos

"O ouvinte", criação de Daniel Caliban


Também só elogios para os debates. Além dos temas serem bem selecionados, escolheram um pessoal de primeira. A grande maioria não muito conhecida do grande público mas com trabalhos e posicionamentos bem maduros, trabalhos com muita personalidade. Artistas que, quando não são representantes do cartum e quadrinho mais politizado, são adeptos de linguagens e/ou mídias alternativas como zines e internet. O que resultou em palestras de altíssimo nível com de pé no chão mas que acarretava vez ou outra num contraste entre palestrante e ouvinte, como quando criticavam animes e outras quadrinhos mais massificados pela grande mídia.

Semana de Quadrinhos

Oficinas


E a única crítica, no fim, acredito que seja a diferença de público-alvo desejado entre workshop e palestra. Os dois eventos separados foram ótimos mas parece que foram dedicados a pessoas com níveis de conhecimento sobre quadrinhos e gostos bem diferentes. Um saldo positivo muito acima do esperado para um evento que só conseguiu arrancar elogios de todos.

Daniel Mendonça
(Vulgo Caliban e atual moderador da comunidade do orkut X-men Brasil)

Semana de Quadrinhos

Exposição de Trabalhos



A Equipe editorial da 616 agradece aqui aos dois pela colaboração e é bastante grata para anunciar eventos relacionados a quadrinhos no Brasil. Para isso, basta se enquadrar nas especifícações dadas no tópico de Anúncios.

E Aguardem que ainda neste Domingo teremos novidades de um outro evento relacionado ocorrido no começo do mês, na Paraíba. Não deixem de conferir...


Coveiro

comments powered by Disqus