sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Homem-Aranha: Harry Osborn e a volta dos que não foram


Amazing Spider-Man #581

O Ameaça, o Sr. Negativo, o assassino dos rastreadores aranha (que faz todos pensarem que ele é um assassino serial)... tudo isso tem perturbado o Homem-Aranha desde que a fase Um Novo Dia teve início. Porém, outra coisa tem perturbado os leitores desde que a mesma fase se iniciou: como diabos (ou “mephistos”) Harry Osborn está de volta? Ele não tinha morrido? Está certo que a morte não é tão firme no mundo dos quadrinhos como é na vida real, mas ao menos uma explicação nos era devida. E ela finalmente vem em Homem-Aranha 97.

Na principal história da edição (originalmente publicada em Amazing Spider-Man #581 e #582), por Dan Slott e Mike McKone, Peter, balançando-se nas suas teias pela cidade, pensa em como sua vida anda complicada nos últimos meses, lamentando como um rapaz com tanto potencial não consegue nenhuma estabilidade na sua vida. Seja como civil, seja como herói – o que rende uma ótima piada sobre cores de uniformes. Mas nesta noite o Aranha só consegue encontrar mais uma vítima de homicídio com um de seus rastreadores, sem sinal do responsável. Mais uma armadilha.

Logo a polícia aparece e, claro, o associa a mais um assassinato, e inicia a perseguição. O Aranha escapa facilmente, e, enquanto xinga a própria burrice, chega em seu apartamento e atende um telefonema de Harry, que o chama para ir até Nova Jersey visitar sua ex-mulher, Liz Allen, e seu filho Normie. Na verdade é um pedido de ajuda, de amigo para amigo, já que Peter e Liz sempre se deram bem.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Na manhã seguinte eles se encontram na casa dos Hollister, e logo sabemos que Bill se recuperou do atentado sofrido. Da mesma forma, ao conversar com Lily Hollister e Carlie, Peter ainda se sente desconfortável com o beijo e com as palavras da primeira para ele na edição 94 (e não 97 como é feita a referência na revista), ao fim de Novas Formas de Morrer. E para cortá-lo Parker convida Carlie para sair na frente de todos, mas ela entende de outra forma e dá um fora no rapaz. O clima não está bom.

Bill chama Harry de lado e lhe dá uma má notícia. Com tudo que aconteceu recentemente relacionado à Oscorp, e a proximidade das eleições para a prefeitura, é melhor que ele se afaste de todos os Hollister. Inclusive Lily. Pronto para viagar, Harry promete que resolverão tudo e voltarão para conversar em seu retorno. Lily, nem um pouco feliz com a visita à ex, é fria com o namorado.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Partindo para Jersey, Peter logo sabe que Harry vai até lá resolver questões legais. Ajudar Liz, seu filho e o irmão, Mark Raxton. O vilão Magma!

Em Jersey Liz está sozinha, sem suporte. Nem atenção a Normie ela pode dar, pois precisa arrumar um jeito de ajudar o irmão. É assim que o menino, sem ninguém para brincar, desce até o porão onde está seu tio, e, de repente, seus soldadinhos de plástico derretem. Resultado de uma ação involuntária de Mark – preso em sua forma superaquecida – relativamente contido em uma mesa de contenção. Liz tira o filho de perto de um preocupado, mas impotente, Mark sem nenhum dano aparente ao pequenino.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Em uma parada no meio da estrada, Peter fala com tia May ao telefone, explica a situação, e ela só teme por ele lembrando o que o outro Magma, Charlie Weiderman, fez com eles no passado. Falando novamente com Harry, Parker questiona a sua suposta ressurreição quando ele revela que precisa resolver questões do seu seguro de vida. Um pouco pressionado, Harry acaba contando toda a história.

Harry diz que foi o segundo Duende Verde. Do que Peter já sabia por ser o Homem-Aranha, apesar de Harry acreditar que os dois são amigos, e até fazer uma piada (meio sem graça para alguns leitores) sobre o que as pessoas sabem e não sabem hoje em dia. Segundo ele, o mesmo soro que supostamente o fez morrer, foi responsável por sua ressurreição, de forma muito semelhante ao que ocorreu com seu pai, Norman (confiram nosso próximo Inominata 616 para saber mais sobre o legado do Duende Verde).

Na verdade o soro nunca foi venenoso, e tudo não passou de armações de bastidores de Norman, cuja ressurreição até então era desconhecida. O pai de Harry contratou Mysterio para providenciar a falsa morte do filho, e o misterioso vilão com aquário na cabeça dá um importante conselho para que tudo funcionasse: “faça-o desaparecer, Osborn.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Por isso Harry passou muito tempo internado em várias clínicas na Europa, acreditando estar se recuperando de um grave vício em drogas. Mesmo sua época como Duende foi tratado como ilusões induzidas pelo uso de entorpecentes. Tudo devidamente abafado pelo pai.

Mas os acontecimentos recentes o fizeram lembrar de tudo. Todas as suas lembranças retornaram. Assim devotou sua vida a ser uma pessoa melhor, principalmente com os amigos, inclusive reerguendo a casa dos Parker no Queens, destruída tempos atrás. E a maior surpresa está guardada para Liz.

Mas quando os dois chegam na casa de Liz, Normie fica apavorado ao ver o pai, e só se acalma nos braços do “tio Pete”. Não é de se espantar, já que o menino viu o pai morrer. E logo ele e sua ex-esposa começam a discutir.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

No seu quarto, Normie parece traumatizado, tendo certeza que o pai logo irá embora de novo, por culpa sua, apesar do que Peter fala para acalmá-lo. E o problema envolve o Homem-Aranha também. No porão, Mark ouve que Harry está lá.

Dentro da casa a discussão de Harry e Liz esquenta... literalmente, pois o Magma se livra e ataca o ex-cunhado. A casa começa a desabar, colocando todos ali em perigo. Sorte de Normie que Peter está com ele. Na parte de baixo, o Magma diz que é a última vez que Harry importuna sua família, prometendo matá-lo.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Nitidamente sendo destruído, física e psicologicamente, pelo seu corpo de magma, ele diz que Harry pagará por tudo que fez sua irmã passar. Peter tira Normie e Liz do local, e usa um pouco de seus conhecimentos de física (associados à sua “força aracnídea”) para dar tempo de Harry escapar. Mas Osborn se preocupa com o pedaço da casa que desabou sobre a cabeça de Mark, colocando tudo a perder.

Do lado de fora, Peter dá a velha desculpa de ser amigo do Aranha (fazendo com que Normie o odeie), e convence os dois a ficarem do lado de fora enquanto coloca o uniforme. Enquanto os vizinhos percebem a confusa e chamam as autoridades, Harry corre para seu carro. Há algo ali que quer mostrar a Mark, e promete que mudou e quer ajudá-lo. É quando ele fecha a cara ao ver o Homem-Aranha surgir.

Harry está mesmo irritado, e questiona a presença do cabeça de teia ali, mesmo com este o protegendo. Um golpe no Magma demonstra o quanto sua temperatura está fora de controle, e o Aranha queima sua mão.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Logo Harry deduz que a presença do herói ali se deve a Parker tê-lo chamado, e o próprio Aranha faz piada com essa explicação sem vergonha. De qualquer forma, ele se convence em aceitar a ajuda do Homem-Aranha, e pede que ele distraia Magma até conseguir tirar do carro o que queria. O tal “Prometeu X-90”, cujo conteúdo ainda é um mistério, e Harry fez questão de esconder de todos.

Liz deixa Normie com os Boone, apesar da relutância de um deles, e volta para onde ocorre a luta. O Aranha continua saltitando em volta do Magma, e Harry tenta disparar o conteúdo do X-90 no ex-cunhado. Mas Liz interpreta mal e tenta impedi-lo, achando que aquilo faria mal ao irmão.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

O Aranha tenta convencer Mark que boa parte dos problemas da irmã são culpa dele mesmo e não de Harry, e acaba ganhando vantagem no combate com o asfalto derretendo sob os pés do vilão. Enquanto isso, Harry tenta explicar a Liz que está tentando se redimir, sendo responsável por pesquisas que visavam ajudar seu irmão. Desde o equipamento de contenção agora destruído, até o X-90, a cura do descontrole de seus poderes.

Com ajuda do Aranha Liz acaba convencida, e, a contragosto de Harry, é o aracnídeo que dispara o aplicador e cura o descontrolado Magma.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Mais tarde, Peter aparece com suas desculpas esfarrapadas de sempre, ao mesmo tempo em que Mark finalmente reconhece que Harry pode mesmo ter mudado. Liz também se reconcilia com ele, mas o pequeno Normie precisa ser acalmado, pois ainda é muito pequeno para perceber que não tem nada de normal no mundo em que vive.

Ela se despede de Harry devolvendo-lhe sua aliança de casamento, desejando que ele encontre alguém com quem possa ter uma vida melhor.

Esperando para ser interrogado pela polícia sobre o ocorrido, Harry conversa com Peter e os dois colocam os segredos a limpo, ou quase tudo, pois a tentativa de arrumar uma desculpa sobre sua relação com o Aranha acaba fazendo com que Parker seja sacaneado pelo melhor amigo.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Em um epílogo, vemos que o Agenciador começa a ligar os pontos e parece ter descoberto quem é o verdadeiro assassino dos rastreadores aranha. O problema é que ele já tinha percebido isso, atacando-o. Um mistério para outro dia.


João

comments powered by Disqus