sábado, 9 de janeiro de 2010

Iniciativa: Seguindo em frente


Avengers: The Initiative #20

A Iniciativa dos cinquenta estados foi devastada. Desde o seu nascimento foi articulada por um dos principais agentes skrulls infiltrados no planeta Terra, assumindo a forma de Hank Pym, o Jaqueta Amarela. Como o projeto, que envolveu uma estrutura gigantesca de treinamento e organização de uma equipe de super heróis em cada um dos estados norte-americanos, que quase foi usado para detonar o planeta inteiro, e acabou sendo desmantelado pelo grupo liderado pelo novo Homem 3-D sobreviverá no Reinado Sombrio de Norman Osborn? Isso, e uma última conversa de Hank Pym com sua falecida esposa Janet van Dyne, a Vespa, é o que vemos em Avante, Vingadores! 36.

Para começo de conversa, o Campo Hammond, centro nervoso da Iniciativa se torna alvo de ativistas que só conseguem conectá-lo ao plano de invasão skrull. Então esqueça qualquer possibilidade de popularidade do local, o que logo gera uma reação um pouco agressiva do Manopla.

Do lado de dentro, com ajuda de Alicia Masters (aquela mesma que pintava nas histórias do Quarteto Fantástico) e Trauma, o doutor Samson tenta ajudar os heróis e vilões capturados pelos skrulls, resgatados em Invasão Secreta 8, a se readaptarem a uma vida normal na Terra. Claro que nem todos estão dispostos a passar por essa fase de transição, principalmente o veterano militar Dum Dum Dugan.

Já os residentes do Campo Hammond, alunos e instrutores, ouvem de Manopla a notícia de que Casca-Grossa desertou, tornando-se um comandante da Hidra. O que já sabíamos desde o mês passado. Mesmo com todo o tumulto, o sargentão não quer dar folga a terroristas, e pretende usar a Iniciativa Fantasma, mas chega a um impasse. Todas as autoridades do centro se foram. O único remanescente é o controverso Barão von Biltzschlag! Mas a ele ninguém daria ouvidos.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Acaba parecendo caber ao reticente Manopla, com apoio de uma ex-vingadora, a Tigresa, assumir o comando. Mas não querendo esse tipo de responsabilidade administrativa, ele pergunta por Pym.

Em algum lugar do complexo, ele parece ter uma conversa com a falecida Vespa. Como é possível? Ao fim da história isso acaba sendo explicado. O importante aqui é o conteúdo do diálogo. Como todos os capturados pelos skrulls, Hank tem um momento terrível de readaptação social, agravado pela perda de Janet. Só de pensar no que sua duplicata fez enquanto vivia sua vida lhe dá arrepios. Principalmente no que se refere a Jan.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Para sua surpresa, o skrull que tomou seu lugar teve uma relação com a Tigresa (disso também já sabíamos!), construiu uma nova armadura de Homem-Formiga (mais voltada para uso militar), ajudou a criar o clone do Thor que matou seu amigo Golias, e, principalmente, o pior golpe de todos em seu ego e reputação, organizou a iniciativa dos cinquenta estados como uma importante parte do plano de invasão alienígena. A culpa é muito pesada, apesar de Janet (ou quem quer que aquela seja) falar que não foi ele quem fez.

De repente, fazendo referência a uma divertida passagem das histórias durante a Invasão Secreta, é revelado algo a mais que o skrull-Pym ajudou a fazer. A Tigresa está grávida. Ela procura Trauma para encarar seus medos, e acaba decidindo interromper a gravidez. A idéia de ter um filho alienígena parece mais fácil de abandonar do que ter um filho do Hank verdadeiro, que ela já conhecia quando controversamente espancou Janet, anos atrás.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Aceitando a responsabilidade, Manopla se reúne com a Iniciativa Fantasma. Além de elogiar o trabalho de resistência aos skrulls quando o Campo estava quase vazio, dá a notícia ao cômico Homem-Formiga que foi chamado para os Thunderbolts, o que ele recebe com muita satisfação. Não sem antes ele e o Treinador protagonizarem mais um de seus momentos.

O instrutor de cadetes, então, junto como Komodo, é adicionado ao grupo, assumindo sua liderança. Pouco depois de um embate de autoridade entre Manopla e a enigmática Mutante Zero, a missão é revelada: ir atrás de Casca-Grossa. Todo o envolvimento da organização terrorista com a Iniciativa foi descoberto, e agora eles vão atrás do ex-cadete em Madripoor. Quando todos são dispensados, o Treinador parece prestes a descobrir a identidade da Mutante Zero.

Iniciativa: Reinado Sombrio

De volta a Hank e Janet, ela o atualiza quanto a algumas amenidades até serem interrompidos por Trauma, que procurava a Tigresa para sessão de que já falamos. Aproveitando a interrupção, Jan questiona há quanto tempo Pym havia sido levado pelos skrulls.

Do lado de fora, liberados da prisão do Campo Hammond depois de uma investigação, alguns o Homem 3-D e outros heróis da resistência à invasão se encontram, se encontram, e a reação à morte do Cruzado não ajudou em sua popularidade. Apenas Ryder, do Esquadrão Mata Skrull parece não ligar e entender porque Delroy atirou nele.

Delroy, então, ajuda Ryder e Revolta a enterrarem os restos de seus amigos, fundamentais na missão contra os skrulls. É então que Ryder diz à Revolta que ela finalmente pode voltar à sua forma humana, o que tira a sua vida, permitindo-a descansar junto dos outros. Porém, não é a última vez que ouviremos falar dos skrulls e do esquadrão.

Iniciativa: Reinado Sombrio

No ginásio do Campo Hammond, o Treinador entra em uma briga com a Mutante Zero, e diz que sabe quem ela é pelos seus movimentos. Provocando-a, consegue finalmente confirmar suas suspeitas. Ela é Mary Tifóide, a mutante esquizofrênica cujos poderes mudam de acordo com sua personalidade.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Mais uma vez nos aposentos de Hank, Janet lhe pergunta se, quando ele a espancou, o skrull estava em seu lugar. Esse episódio pesa diretamente sobre seus ombros. Não foi nenhum skrull, mas o próprio Pym que fez isso, e ele admite com lamento. O que faz com que ela supostamente vá embora.

É nesse momento que descobrimos que aquela mulher não é a verdadeira Janet, mas a andróide Jocasta, criada por Pym e investida das ondas cerebrais da falecida heroína. Ela o ajudou a ter essa última conversa com Jan, e a reunir suas coisas para deixar o Campo Hammond, lugar em que verdadeiramente nunca passou mais do que algumas horas. O que os dois farão, o resto da edição de Avante, Vingadores! revelará.

Iniciativa: Reinado Sombrio

No laboratório de von Biltzschlag, enquanto o ancião tira um cochilo, um código com temporizador se aciona, e sob a voz de uma mensagem gravada pelo Pym skrull, o clone cibernético de Thor começa a se reconstituir.

Iniciativa: Reinado Sombrio

Clor” dará início ao fim da Iniciativa, à sua Queda a partir da próxima edição.


João

comments powered by Disqus