quarta-feira, 9 de junho de 2010

Homem de Ferro vs Chicote: todas as gotas de sangue derramadas pelo chicote serão pagas por outro golpe da espada*

A nova revista da editora Panini, Homem de Ferro, traz, além do título principal do personagem, títulos muito relacionados ao filme “Homem de Ferro 2”. Um deles é a mini “Homem de Ferro VS Chicote Negro” que aproveita a onda do sucesso hollywoodiano e traz o tema para os quadrinhos, não que isso tire qualquer mérito já que o roteiro de Marc Guggenheim e Brannon Braga começa em bom andamento.

Photobucket


A mini se torna interessante por trazer um clima de mistério e investigação já que um suposto Homem de Ferro ataca impiedosamente a vila de Volstok, lar de Anton Vanko e seu pai, cientistas que estavam trabalhando em sua oficina no momento do ataque. Anton pede que o pai vá para um abrigo enquanto ele pega a arma em que estavam trabalhando para tentar deter a ameaça. Contudo, o suposto Homem de Ferro ainda teve tempo de explodir a casa onde o pai de Vanko se encontrava o que o leva a jurar vingança depois de um tiro certeiro que faz parte da armadura da ameaça cair por terra enquanto ele voa para longe. No filme Homem de Ferro 2, Ivan Vanko, filho de Anton, é o Chicote Negro interpretado por Mickey Rourke e também vai atrás de Stark para conseguir vingança pela morte do pai que trabalhara com Howard Stark, pai de Tony.

Seis meses depois, na corte penal internacional na Holanda, acontece o julgamento de Anthony Stark por esse massacre. Ele se alega inocente e diz que, apesar de “parecer” sua tecnologia não é ele quem está naquela armadura. Seu único álibi é a fita de segurança que o mostra sozinho em sua mansão, mas é contestada pela acusação por ser uma prova facilmente forjada por alguém que domina tanta tecnologia. Do outro lado, as provas contra Tony são abundantes: imagens de seus próprios satélites mostrando a sua armadura realizar tal massacre, relato de pessoas que sobreviveram, uma bioassinatura captada por estações de rastreamento russo que batem com a do acusado e um depósito de milhões de dólares em uma conta da indústria Stark no exterior acusado de ser um pagamento do governo russo para que o Vingador acabasse com a cidade que oferecia uma resistência e tentativa de separação do governo.

Photobucket

Como se não bastasse, Guarda Vermelho, da guarda invernal foi um dos que ajudaram na captura do Vingador dourado e é chamado para depor. Ele não ajuda muito já que conta que ao confrontá-lo em uma antiga base de operações da IMA em Montana o primeiro instinto de Stark foi fugir e em seguida colocou sua armadura o que a testemunha julgou como “outra atitude agressiva”. Porém, vemos em um flashback que o Homem de Ferro toma tal atitude por não fazer idéia de que acusações são as feitas pelo Guarda Vermelho e tendo como um engano ou um truque, reage de forma agressiva e foge (não muito esperto, realmente). Depois de nocautear o Guarda (o que não ajuda muito no tribunal) ele ainda enfrentara Dínamo Escarlate que estava lá autorizado pelo Estado para prender o acusado (embora ele quisesse mesmo matá-lo). A briga só termina porque Pepper avisa Tony que existe uma acusação contra ele e que aqueles super humanos estão lá com autorização de prendê-lo, portanto o melhor a se fazer agora é se entregar. Chocado com as cenas que vê da chacina feita com sua armadura, ele se rende e chegamos de volta ao julgamento no presente onde os advogados de Tony Stark falam em particular com o cliente sobre o possível reconhecimento de culpa dada as provas esmagadoras.

Mas essa questão vai ficar pra ser respondia depois. A última cena mostra Anton Vanko utilizando o pedaço da armadura que caíra do Homem de Ferro no dia do massacre para adaptar em algo diferente, um chicote com energia emitida pelo núcleo no peito. A cena é interessante pois é uma releitura da exata mesma cena do filme onde Mickey Rourke narra em tom um tanto sombrio sua busca por vingança a Tony Stark enquanto trabalha para fazer o chicote em sua oficina e de como usará o próprio legado do Vingador contra ele mesmo. Nasce o Chicote Negro, pelo menos essa versão dele, inspirada no segundo filme do Homem de Ferro.

Photobucket

Ps. Não sei dizer exatamente se esta mini possui uma cronologia, aparentemente ela é atemporal apenas se relacionando com o filme, mas antes de Tony se tornar foragido de Norman e já com armadura Extremis. Porém, nos EUA essa mini data de janeiro de 2010 enquanto a série principal do Homem de Ferro publicada este mês data de junho de 2009 e eu não sei (nem quero saber) o que acontece neste meio tempo no título principal.

*A frase do título é de Abraham Lincoln, citada na última página da história.


Cammy

comments powered by Disqus