domingo, 1 de maio de 2011

Maratona 616: Top 10 Desenhistas de Thor

Thor

Assim como acontece em todos os outros anos, em meio ao nossos Top 10 envolvendo histórias fantásticas do herói e algumas curiosidades sobre eles que aqui são elencadas, temos nossa eleição particular de artistas que já trabalharam como Deus do Trovão. Confira na sequência nosso Top10 Melhores Desenhistas de Thor em ordem decrescente:


10 - Mike Deodato Jr.
A curta passagem do brasileiro Mike Deodato no Deus do Trovão não deixou de ser polêmica. O uniforme que ele redesenhou para o personagem não foi muito bem aceito por uma parcela dos fãs; ainda assim, sua passagem no título, ao lado do inglês Warren Ellis, foi bastante elogiada durante um período de vacas magras da Marvel. A parceria foi encerrada prematuramente por causa do traumático evento Heróis Renascem, mas desde então Deodato já se destacava, prenunciando seu futuro promissor na editora.

Thor

9 - Patrick Zircher
Ao lado de Matt Fraction, o artista Patrick Zircher participou de uma trilogia muito elogiada do universo de Thor, lançada em três one-shots nos EUA e reunida em Marvel Especial #15 em terras tupiniquins, mostrando o dia-a-dia violento de Asgard em outro ciclo do Ragnarok. A arte dessas edições é simplesmente deslumbrante e a estrela de Zircher é a que brilha mais.

Thor

8 - Scott Kolins
Desenhista americano que também ficou célebre como arte-finalista e colorista, além de alguns trabalhos como escritor. Sua marca em Thor foi deixada na minissérie Thor: Juramento de Sangue ao lado do escritor Michael Avon Oeming, que foi mostrada uma luta uma aventura mítica de Thor e os Três Guerreiros, com participação inclusive de Hércules. Essa mini foi uma maneira de os fãs saciarem saudades do Deus do Trovão que estava no limbo desde o Ragnarok. Kolins também acabou desenhando Bill Raio Beta na minissérie da Tropa Omega, um de seus últimos trabalhos na Marvel.

Thor

7 - Marko Djurdjević
A principal contribuição do alemão Marko Djurdjević em Thor se deram nas capas da fase mais recente do herói, reidealizado por J.M. Straczynski e Olivier Coipel, mas ele também contribuiu nas páginas interiores da revista. Além de participar das já citadas one-shots de Matt Fraction, Djurdjević fez sete edições da série mensal, deixando pouco a desejar ao francês Coipel.

Thor

6 - Esad Ribic
Apesar de muito talentoso, o croata Esad Ribic não é muito conhecido do grande público, provavelmente por demorar mais que o normal a terminar suas páginas de estilo único. Mas o resultado mais que compensa como pudemos ver na minissérie Loki, focada no vilanesco irmão de Thor, humanizado no roteiro de Robert Lodi. A série chamou tanta atenção que virou até animação e os fãs do universo do Deus do Trovão clamam até hoje pela volta de Ribic.

Thor

5 - Ron Frenz
Ron Frenz ficou cerca de seis anos ao lado de Tom de Falco nas histórias do Deus do Trovão. Nesse periodo, tivemos a fase em que Erik Masterson assume o manto do herói, ressurge Dargo Kthor nos dias atuais e forma-se a Thor Corps. Já mais no final da sua fase, o verdadeiro Thor retorna e tivemos o surgimento do Trovejante. Uma curiosidade é que foi essa dupla que acabou criando os Jovens Guerreiros, mostrados pela primeira vez nas páginas de Thor

Thor

4 - John Buscema
Assumindo o titulo do Thor após saída do Kirby por cerca de nove anos, não exatamente seguidos, o mestre Buscema foi o grande responsável por cimentar a mitologia do Deus do Trovão na Marvel ao lado de Stan Lee e depois de Jerry Conway. Neste tempo, Buscema fez com que o Deus do Trovão voltasse a ter clássicos encontros com personagem mitólogios reconcebidos pela Marvel ao mesmo tempo em que se associou ao companheiro Hércules em grandes aventuras.

Thor

3 - Walter Simonson
Considerado um dos mais marcante não só desenhistas como também roteirista do Thor. Passou por duas vezes na revista. A primeira, por poucas edições, desenhando sob o roteiro de Len Wein. Mais tarde, retornando por mais de seis anos, sendo também roteirista interino do título. As suas histórias que estão sendo republicadas aqui em Maiores Clássicos do Homem de Ferro trazem aventuras mais espaciais com o retorno de Bill Raio Beta agora como uma figura quase que constante e do Panteão Asgardiano, explorando figuras de outros reinos como Gigantes e os Elfos Negros.

Thor

2 - Jack Kirby
Não há muito que resta a se dizer de Jack Kirby. Ao lado de Stan Lee e seu irmão Larry Lieber, um dos pais da Era de Prata dos quadrinhos criou e desenvolveu os principais personagens do universo de Thor. Todo o visual artístico de Asgard e seus habitantes veio de sua mente, servindo de base para o filme do herói, motivo pelo qual estamos fazendo essa maratona. Ele certamente estaria na primeira posição não fosse um certo francês parcialmente responsável pela fase mais prolífera do Deus do Trovão...

Thor

1 - Olivier Coipel
Era uma época negra para os Vingadores, especialmente para o filho favorito de Odin, Thor. Mas então veio Brian Michael Bendis e A Queda, modificando todo o panorama dos Heróis Mais Poderosos da Terra, e mesmo com o retorno triunfal de outros membros da equipe, Thor acabou escanteado. E depois de muita discussão, onde até o ilustre Neil Gaiman deu pitaco, eis que surgem J.M. Straczynski e Olivier Coipel, reimaginando o universo do Deus do Trovão. A trama, que colocava Asgard na Terra e Thor em seu comando, fez tanto sucesso que virou pano de fundo para o evento O Cerco (publicado atualmente no Brasil), sob o traço do próprio Coipel. O evento custou a permanência de Straczynski no título, uma vez que ele não gostou das pressões editoriais, mas Coipel foi recém anunciado como desenhista de um nova série de Thor, lançada em conjunto com o filme. Por esse motivo e muitos outros que ele encabeça a lista.

Thor

E aí? Concordam com nossa listagem? Acha que esquecemos de alguém!? Comente aí e faça sua própria eleição dos artista que já tiveram a honra de dar vida as páginas do filho de Odin!

Rafael Brizola e Coveiro

comments powered by Disqus