domingo, 1 de maio de 2011

Maratona 616: Top 10 - Companheiros de Batalha

Photobucket

Em meio a nossa maratona dedicada ao deus do trovão, elaboramos este artigo a respeito de alguns companheiros de armas de Thor. Como toda boa lista, alguns nomes acabaram ficando de fora, infelizmente. Eis os nomes que foram selecionados por este humilde escriba.

10 - Surfista Prateado

Photobucket

O mais famoso arauto de Galactus também já teve grandes aventuras com o filho de Odin. Mas, como é de praxe, o primeiro encontro não foi dos mais amigáveis. Enganado por Loki, o Surfista Prateado ataca sem piedade o deus trovão. Mas, ao final, descobre toda a verdade acerca do plano diabólico de Loki, já que Thor se mostra um honrado adversário.

09 - Willian

Photobucket

Pode um simples mortal, sem qualquer característica especial, ser tão relevante? Obviamente que sim. Willian era um simples rapaz de Oklahoma, até que um dia se apaixonou por uma deusa. Mas não estamos falando no sentido figurado. Willian se apaixonou por Kelda, uma das deusas que residem em asgard. E foi um dos momentos mais interessantes da fase J.M. Straczynski, abordando esse bonito romance entre uma deusa asgardina e um simples rapaz de Oklahoma. Infelizmente, Willian morreu assim que descobriu as tramoias que Loki estava aprontando em conjunto com Destino.

08 - Heimdall

Photobucket

Aquele que tudo vê. Assim como na Mitologia, à Heimdall cabe proteger Bifrost, a ponte arco-íris. Pode-se dizer que é a primeira linha de defesa da cidade dourada. Ainda que algumas vezes tenha confrontado o deus do trovão, sempre esteve ao lado de Thor na maioria dos grandes combates, como na batalha de Surtur e o Cerco,sendo que nesta, revelou para o deus da guerra dos gregos, Ares, a verdade sobre a invasão à Asgard.

07 - Hercules

Photobucket

Hercules e Thor possuem mais semelhanças do que podemos imaginar, principalmente se analisados à luz da mitologia. Hercules (ou Heracles) é filho de Zeus, o soberano do olimpo, enquanto Thor é filho de Odin, o pai de todos os deuses asgardinos. Ambos, de alguma forma, representam o heroísmo em seus respectivos panteões. Percebe-se, assim, bastantes semelhanças entres as divindades (ressalte-se que Hercules é apenas um semi-deus). No Universo Marvel, Hercules e Thor são colegas Vingadores que já passaram por diversos momentos, como a libertação de Asgard dos Deuses sombrios e a Saga de Korvac.

06 - Balder

Photobucket

Balder é um deus com um grande destino. Se ele morrer, ocorrerá o chamado Crepúsculo dos Deuses, conhecido como Ragnarok. Na mitologia, é feita todas as tentativas para protegê-lo, mas em vão, já que acaba morrendo em razão de uma flecha disparada por um cego. No Universo Marvel, passou por diversas fases, entre momentos de apatia e coragem. Recentemente, acabou assumindo o trono de Asgard, numa manobra provocada pelo deus da trapaça, Loki, que acabou por exilar Thor da cidade dourada. A despeito disso, são grandes companheiros de batalha, lutando juntos desde a mais tenra idade.

05 - Três Guerreiros

Photobucket

Fandral, Hogun and Volstagg são nomes muito conhecidos pelos entusiastas do deus do trovão. Frandal é o líder do grupo (aliás, não sei o porquê, mas ele me lembra aqueles heróis interpretados por Errol Flyn, ator que um certo X-Man adora). Hogun , sua vez, é o mais quieto e taciturno do grupo, mas nem por isso, o menos letal. Por fim, Volstagg, o, provavelmente, mais querido, com seu ar debochado e comilão (lembrando, diversas vezes, o grande Obelix). Os três já estiveram em várias batalhas ao lado do deus do trovão e de Odin. Entre estas, podemos citar a batalha contra Surtur e o próprio Ragnarok. Atualmente, na saga “O Cerco”, estão separados, sendo que Volstagg é tido como o responsável pelos ataques ao estádio Soldier Field e grande motivo para que Osborn invada Asgard.

04 - Trovejante

Photobucket

Eric Masterson era um arquiteto quando conheceu o Deus do Trovão. Em razão de um ataque de um supervilão, Masterson acabou sendo gravemente ferido. Para salvá-lo, Odin o torna hospedeiro de Thor. Posteriormente, após uma série de inda e vindas como alter ego de Thor, acabou ganhando seu próprio martelo, chamado de Trovejante, nome que acabou adotando. No final, sacrificou-se para evitar que uma maldição o corrompesse. A mais recente aparição do personagem foi na fase Busiek dos Vingadores, quando Ceifador, dotado de poderes sobrenaturais, trouxe a alma de diversos Vingadores mortos, como o Druída e Harpia (Bendis ignorou isso, mas tudo bem).

03 - Homem de Ferro

Photobucket

Juntamente com Thor, Tony Stark é um dos principais membros da superequipe conhecida como os Vingadores. A despeito do grande respeito mútuo, Stark quase acabou com essa amizade ao usar o DNA do deus trovão para criar um clone e todos nós sabemos em que isso resultou. Mas mesmo assim, Thor foi essencial para a salvar a vida de Stark, como vimos recentemente, demonstrando que os laços de amizade são difíceis de serem rompidos.

02 - Capitão América

Photobucket

Juntamente com o Homem de Ferro, Capitão América completa o principal trio de heróis da Casa das Ideias. Steve Rogers tem sido um grande companheiro de luta Thor, nas mais diversas aventuras, contra os piores inimigos da humanidade, como a Gangue da Demolição, Korvac, Dr. Destino, dentre outros. E Rogers, como já mostrado nessa maratona, foi um dos poucos seres tidos como dignos de levantar o malho encantado do deus do trovão.

01 - Bill Raio Beta

Photobucket

O primeiro encontro entre Bill Raio Beta e Thor não foi dos mais amigáveis. Thor, a pedido de Nick Fury, atacou a nave que transportava Bill, um Korbinita geneticamente alterado. Ambos lutam freneticamente, mas Bill Raio Beta acaba levando a melhor. E, por ser digno, lhe é concedido o direito de erguer o Mjolnir. Posteriormente, ambos disputam a posse do poderoso martelo e, novamente, Bill ganha. Mas Odin, em vez de premiá-lo com malho de seu filho, cria uma poderosa arma para Bill, o martelo conhecido como Rompe-Tormentas. Com ajuda de Thor e Lady Sif, Bill consegue libertar seu povo. A partir de então, surge uma grande amizade entre o Korbinita e o deus do trovão. Aqui no país, Bill Raio Beta ganhou destaque por ter integrado a Tropa ômega, no período Pós-guerra Civil.

Normalmente, não gosto de listas. Principalmente quando temos que elencar momentos de um dos personagens mais ricos da Marvel. Quem leu os três volumes dos maiores clássicos desse grande icóne da Marvel (no aguardo pelo 4º volume), sabe o que eu estou falando. Thor tem uma infinidade de aliados. Destacamos alguns mais famosos, pelo menos, na opinião desse humilde escriba.

Rafael Felga

comments powered by Disqus