sábado, 11 de abril de 2015

Maratona 616: TOP 10 Histórias do Demolidor


Como já devem saber, finalmente entrou no ar pela Netflix a primeira temporada do seriado do Demolidor e a recepção tem sido a mais favorável possível. Em homenagem a este grande acontecimento, o Marvel 616 lançou esta maratona focalizada no personagem. Neste caso em particular, vamos mostrar o nosso "Top 10" de suas histórias.

AVISO: TEM SPOILERS PARA QUEM NUNCA LEU AS HISTÓRIAS

10  - A Origem do Demolidor ("The Origin of Daredevil" -1964) , por Stan Lee e Bill Everett (Daredevil #1),  publicada no Brasil em Biblioteca Histórica Marvel - Demolidor: Volume 1 (Panini)

A primeira história do "primeiro e único super-herói cego" do mundo, segundo as palavras de seu criador, Stan Lee. O jovem Matt Murdock é criado com "mão de ferro" pelo seu pai, Jack "Batalhador" Murdock, um boxeador decadente. Ele não quer, de jeito nenhum, que seu filho seja como ele e o faz prometer isso. Matt se torna um menino introvertido, estudioso e sempre ridicularizado pelos outros garotos de sua idade com o apelido de "Demolidor". 

Para extravasar, ele começa a treinar na academia de seu pai. Certo dia, ao ver um homem cego atravessar a rua, Matt se atira na frente dele para evitar que um caminhão o atropele. Infelizmente, o caminhão transportava lixo radiativo e um dos isótopos em seu interior cai bem em cima de seus olhos, deixando-o cego mas com todos os seus outros sentidos enormemente ampliados. 

O pai se torna empresariado por um "gângster" de nome "Arranjador", que o obriga a perder uma luta para um lutador mais jovem. Jack se recusa a fazê-lo e vence o combate, mas isso lhe custa a vida após a luta. Para levar os responsáveis à justiça, Matt cria um traje para si e assume uma nova identidade para não desrespeitar a promessa que fez ao pai. Assim surge o Demolidor, com seu curioso traje amarelo, vermelho e preto. Matt enfrenta o Arranjador e o homem que matou seu pai, Slade. Durante a luta, o Arranjador tem uma parada cardíaca e morre. Slade é preso pela polícia ao confessar o crime. 






Nessa primeira história já conhecemos Foggy Nelson e Karen Page. O Demolidor só passaria a usar o seu traje vermelho a partir da edição #7, desenhada por Wally Wood, em que curiosamente enfrenta o personagem que seu primeiro desenhista criou: Namor, o Príncipe Submarino.


9 - Revelado ("Out"- 2002), por Brian Michael Bendis e Alex Maleev (Daredevil v. 2 #32-40), publicado no Brasil na antiga revista Hulk & Demolidor #7-12 e Demolidor #1-3 (Panini).

Ele é continuação direta do arco anterior, "Underboss", publicado como "O Segundo Homem" no Brasil, em que Wilson Fisk é dado como morto, vítima de um complô armado por seu filho, Richard, e o ambicioso Sammy Silk. Em retaliação, Vanessa Fisk, esposa do Rei do Crime, assassina o próprio filho e Sammy, assustado, pede proteção ao FBI e oferece em troca a identidade do Demolidor. De posse dessa informação, um agente medíocre resolve vendê-la para o "Globo Diário" para conseguir um dinheiro rápido e ela é publicada. A vida de Matt se complica mais uma vez e ele resolve processar o jornal.

Em tempo: a Panini anunciou recentemente que vai relançar esse material em versão "Deluxe".





8 - Ikari, por Mark Waid e Chris Samnee (Daredevil v.3 #23-27 - 2013), publicado no Brasil em Demolidor #4-5 (Panini).

Um inimigo misterioso resolve criar os seus próprios "demolidores" usando o mesmo isótopo radiativo que deu poderes a Matt Murdock. O experimento mais bem sucedido se chama "Ikari", que veste uma imitação do traje "amarelo" original do herói e começa a persegui-lo de maneira implacável. No clímax da história, ficamos sabendo que o responsável por tudo é o Mercenário que, mesmo vivendo em estado vegetativo dentro de um tanque de metal, consegue mais uma vez ser um adversário terrível. No final da história, os vilões são derrotados e o Mercenário fica cego pela radiação que invadiu seu tanque.

Na verdade, é difícil escolher uma única história em toda essa excelente passagem de Waid pelo título. Gostaria de mencionar também a  história de Natal da edição #7, desenhada por Paolo Rivera e publicada em Demolidor #2, em que Matt precisa guiar um grupo de crianças durante uma tempestade de neve. Outra digna de menção é uma história curta publicada na #26, em que Foggy visita um grupo de crianças com câncer para que ele próprio possa lidar melhor com o seu. Esta foi publicada no volume #5 da Panini. Em suma, toda essa fase vale muito à pena, que saiu em seis volumes pela Panini.




7 - O Demônio do Pavilhao "D" ("The Devil in Cell-Block ´D´" - 2006), por Ed Brubaker e Michel Lark (Daredevil v.2 #82-87), publicado no Brasil na antiga revista "Marvel Action" #1-6 (Panini).

Este é o primeiro arco dessa dupla criativa e, na minha opinião, o melhor dela. No final do "run" de Brian Bendis, Matt foi aprisionado na Ilha Ryker por, basicamente, ser o Demolidor. Brubaker e Lark seguiram a partir daí. No primeiro capítulo, já temos a impactante cena do assassinato de Foggy Nelson dentro da prisão, com direito a gargalhadas de Wilson Fisk, que já estava preso lá. Como se isso não bastasse, o Mercenário foi transferido para o local. Além disso, Frank Castle, o Justiceiro, permite-se ser aprisionado pela polícia para participar dos acontecimentos. Ocorre um motim e Murdock, Fisk e o Mercenário lutam lado a lado contra todos os detentos, mas Murdock consegue subjugar os outros dois e consegue fugir da ilha em um helicóptero da polícia ao fingir ser tomado como refém do Justiceiro. Na última página do arco, pra surpresa geral, ficamos sabendo que Foggy ainda estava vivo e escondido em local ignorado.






6 - O Homem Sem Medo ("Man Without Fear" - 1993), por Frank Miller e John Romita Jr, minissérie em 5 edições reunidas em um encadernado lançado pela Panini.

A origem do herói é recontada de maneira minuciosa por aquele que é, sem dúvida nenhuma, o segundo criador mais importante da história do personagem, Frank Miller e desenhada pelo não tão brilhante John Romita Jr. Nela, vemos o pai de Matt trabalhar como um "achacador" para o Arranjador, além de lutar nos eventos que seu chefe agenciava para ele. Vemos também como o mentor de Matt, Stick, encontrou-o e o ajudou a controlar seus super-sentidos para prepará-lo para a guerra contra o Tentáculo e depois o descartou por considerá-lo "indisciplinado". O primeiro encontro com Elektra é narrado de maneira menos inocente pelo seu criador, desta vez, em que a ninja já apresenta fortes traços de psicopatia antes de seu pai morrer num assalto à embaixada grega, como já é sabido pelos fãs do Demolidor.

Uma minissérie que seria perfeita se tivesse apenas quatro capítulos, e não cinco, como no original. A gênese dela é curiosa: inicialmente, Miller a concebeu como roteiro para um filme do Demolidor que nunca foi realizado. Então, ele decidiu transformá-la no roteiro para uma "graphic novel" que seria desenhada por Romita Jr. Ralph Macchio sugeriu expandir o roteiro original e o resultado foi esse que aí está.

Não é um Miller com o mesmo vigor de seus trabalhos anteriores com o personagem mas, mesmo assim, é uma boa história e, talvez, a última que ele produziu antes de se tornar uma caricatura de si mesmo.





5 - Amor e Guerra ("Daredevil: Love and War" - 1986), por Frank Miller e Bill Siekiewicz ("Marvel Graphic Novel"), publicada pela Editora Abril.

Uma obra-prima produzida por dois dos maiores representantes da indústria dos quadrinhos, originalmente pensada como um "filler" para a série regular do herói. Nela, o Demolidor ocupa um papel secundário, na verdade. Tudo começa quando Wilson Fisk contrata um especialista, o Dr. Mondat, para restaurar a sanidade de sua esposa, Vanessa, perdida após uma explosão que a arremessou nos esgotos de Nova York. Como "incentivo extra", Fisk manda um assassino psicopata, Vitor, sequestrar a esposa cega dele, Cheryl e mantê-la como prisioneira. O Demolidor a resgata e Mondat consegue voltar a esposa de Fisk contra ele e a convence a fugir, enquanto Cheryl é forçada a lutar sozinha pela própria vida contra Vitor na casa de Matt. No Brasil, ela foi publicada não muito tempo após o seu lançamento lá fora e, infelizmente, apenas uma vez. (Alô, Panini!).



Miller e Siekiewicz também produziram a memorável minissérie "Elektra Assassina" ("Elektra Assassin" - 1986), em que a ninja foge de um manicômio e se vê às voltas com a SHIELD, mais especificamente com o assoberbado agente John Garret e seu imoral parceiro, Perry, mais um candidato à presidência dos EUA que é uma "besta fera" do Tentáculo, chamado Ken Wind. A Panini reuniu esse material em um encadernado anos atrás.


4 - Roleta-Russa ("Roulette" - 1983), por Frank Miller (Daredevil #191), publicada em "Os Maiores Clássicos do Demolidor - volume 4" pela Panini.

Nessa história, que marca o encerramento da primeira passagem de Miller pelo título, vemos o Demolidor jogando "roleta-russa" contra o Mercenário, em que este se encontra totalmente imobilizado e com todos os ossos quebrados em uma cama de hospital, resultado do último combate entre ambos logo após o vilão ter assassinado Elektra. À medida que o jogo prossegue, Matt conta a história de um menino que jurava ser o Demolidor ao mesmo tempo em que o pai sofria uma chantagem a respeito de um desvio de verbas.

Matt, inadvertidamente, estimulou as fantasias do menino e isso se revelou fatal quando o garoto viu o Demolidor esmurrando o próprio pai, que não era inocente na história. No final, descobrimos que a arma que Matt segurava na "roleta-russa" estava descarregada.




 3 - Diabo da Guarda ("Guardian Devil" - 1998), por Kevin Smith e  Joe Quesada (Daredevil v.2 #1-8), reunida pela Panini em encadernado.

Na opinião de Joe Quesada, hoje uma espécie de "chefe criativo" da Marvel, Kevin Smith foi o homem que "mudou tudo" ao aceitar o convite para ser a pedra angular de um novo momento para a "Casa das Ideias", representado pelo lançamento do selo "Marvel Knights". Na prática, serviu para exorcizar a péssima qualidade das histórias produzidas pela editora durante boa parte da década de 90.

Nessa história, uma jovem carregando seu bebê recém-nascido chega ao escritório de Murdock dizendo que traz o "Salvador" cristão em suas mãos e que ele precisa ser protegido a todo custo, pois há aqueles que querem matá-lo. Ela teria sido orientada por um "anjo" a procurá-lo e que este teria revelado a ela que Matt era o Demolidor. A jovem também alegava que tivera o filho através de uma "concepção divina", pois era virgem. Como viríamos a saber depois, a jovem havia sido inseminada artificialmente sem o conhecimento dela.

Não demora muito e Matt recebe a visita de um tal Sr. Nicholas Macabes, que dizia estar a par de tudo mas que o neném era, na verdade, o Anticristo e que deveria ser entregue a ele e morto. Antes disso, o bebê arruinaria a vida de todos que estivessem perto dele.

Matt começa a ficar estranhamente paranoico com a situação. Para piorar ainda mais, Karen Page retorna à sua vida para dizer que estava com AIDS (na verdade, ela foi iludida a pensar que estava). Enquanto isso, Macabes contrata o Mercenário para matar a criança. No confronto que se segue entre ele e o Demolidor, Karen é assassinada pelo vilão ao ser transpassada pelo bastão do herói. Ele foge com o bebê e Matt nada pode fazer.

Mesmo assim, Matt continua determinado a resgatar o bebê a qualquer custo. Ao encontrá-lo, o cérebro por trás de todo esse estratagema é revelado: Mysterio, o mestre das ilusões, um cineasta obscuro que estava cansado de ser um vilão de segunda linha. Ele elaborou todo esse grande engodo para se tornar respeitado, manipulando um herói que considerava tão obscuro como ele, já que não valia à pena fazer esse esforço todo para enfrentar o clone que usava o traje de um certo aracnídeo na época.

Mysterio revela que foi Wilson Fisk que contou tudo a respeito de sua vida, inclusive sua identidade secreta. Eles lutam entre si e Matt o derrota no combate corpo a corpo. Ele salva o bebê, mas Mysterio se suicida logo após.




2 - A Saga de Elektra ("Elektra Saga" - 1981/82), por Frank Miller e Klaus Janson (Daredevil #168, #174-182, #187-190), publicada em "Os Maiores Clássicos do Demolidor - volumes 1 a 4 (Panini), mas esse material começou a ser relançado novamente pela editora em uma edição mais luxuosa.

Matt reencontra seu antigo grande amor de faculdade, Elektra Natchios, filha de um embaixador grego. Quando este é assassinado durante uma invasão terrorista à embaixada, a moça abandona Murdock e se torna, com o tempo, uma ninja caçadora de recompensas. Quando o Mercenário é mais uma vez preso e derrotado pelo Demolidor, Wilson Fisk a contrata como sua assassina principal, Ele a incumbe de matar Foggy Nelson como retaliação. A razão disso tudo é que Fisk estava por trás da candidatura de um político corrupto à prefeitura de Nova York, mas teve que abortar o projeto para ter sua esposa, Vanessa, de volta após o Demolidor tê-la resgatado dos esgotos da cidade.

Quando Elektra se vê diante de Foggy, ele a reconhece como "a namorada de Matt". A jovem fica desconcertada e não consegue cumprir a missão. Foggy sai correndo e  ela é emboscada pelo Mercenário, que havia fugido novamente da prisão e queria recuperar seu antigo emprego com o Rei. No combate que se segue entre os dois, a jovem é brutalmente empalada pelo Mercenário através de suas próprias armas e morre nos braços de Matt em frente à casa dele, com o vilão assistindo a tudo. O Demolidor sai em busca do Mercenário e o enfrenta. Matt, para não ter o braço cortado em um momento crucial do combate, deixa o vilão cair do alto e, com isso, ele quebra todos os ossos do corpo. Tempo depois, Elektra seria ressuscitada no final da primeira passagem de Miller pelo título, que se desgostaria profundamente com a Marvel, no futuro, insatisfeito pelos rumos que a editora deu à sua criação.






1 - A Queda de Murdock ("Born Again" - 1986), por Frank Miller e David Mazzuchelli, reunida em encadernado pela Panini

Para muitos, essa é a história definitiva do personagem. Karen Page, há muito tempo sumida da vida de Matt, havia se tornado uma atriz pornográfica viciada em drogas. Assim, ela vende a identidade secreta do Demolidor em troca de uma dose de heroína e a informação chega a Wilson Fisk, que arruína sem a menor piedade todos os aspectos da vida do herói cego. Matt se torna um pária e toma uma surra inesquecível de Fisk ao enfrentá-lo. Sabe-se lá como, ele consegue escapar de uma armadilha mortal no fundo do Rio Leste, elaborada pelo seu algoz. 

Ele perambula pela Cozinha do Inferno e é resgatado pela mãe que não conhecia, Maggie, que havia se tornado uma irmã de caridade. Ele reencontra Karen Page e ela lhe põe a par do que fez. Matt a perdoa e ele é obrigado a enfrentar um soldado psicopata super-aprimorado chamado Bazuca, chamado pelo Rei para expor o herói e causar o máximo de danos possíveis à Cozinha do Inferno. Ele é derrotado com a ajuda do Capitão América e o Rei do Crime é denunciado pelo atentado ao lugar. Dessa forma, Matt volta a morar no bairro onde cresceu, acompanhado de Karen Page e reconstrói sua vida por lá.



Este é o nosso Top 10 de histórias do Demolidor! Concorda? Discorda? Faltou alguma coisa? Deixe sua opinião nos comentários!

C@rlos



comments powered by Disqus