segunda-feira, 13 de abril de 2015

Demolidor: O Legado de Matt Murdock



Ben Urich está indo cada vez mais longe para conseguir decifrar o significado das últimas palavras proferidas por Matt em seu derradeiro combate com o Mercenário. Mas será que sobreviverá a essa perigosa jornada? Vamos conferir a segunda parte de "Demolidor: Fim dos Dias".

Como vimos no volume anterior, Urich vai até Rikers, para entrevistar ninguém menos que o Justiceiro. Aparentemente, Castle sabe o real significado da palavra Mapone, mas não vai revelá-lo ao famoso repórter. No lugar disso, Castle começa a falar sobre como Matt Murdock era um excepcional vigilante,  bem como sobre um possível sucessor. Para Urich, não passam de delírios da mente doentia de Castle. O que Urich não sabe é que, graças a ele, Justiceiro estará livre da prisão.

Ainda atordoado por servir de laranja para a fuga de Castle da prisão, Urich continua a visitar as pessoas que, algum dia, tiveram envolvimento com o Demolidor. Assim, primeiro visita Melvin Potter, agora dono de uma famosa empresa de fantasias. De relevante, Urich extrai a informação de que Potter fez uma fantasia de Demolidor a pedido de Matt, com um número menor. Após, tenta falar com Foggy, que se tornou um importante advogado, mas não consegue nenhuma conversa. Mas 
consegue uma pista: Uma foto de Matt com Natasha abraçada a uma criança.



A peregrinação continua. Agora, o repórter tenta conversar com o vilão Guerrilheiro, que chegou ao hospital após levar uma surra de um homem vestido de Demolidor. Mal consegue alguma informação quando o hospital é invadido pelo criminoso Bullet, que quer acabar com a vida do Guerrilheiro. Ben é quase morto durante a investida do vilão, mas é salvo pelo "novo" Demolidor, que acaba por liquidar com Bullet, da forma mais eficaz e definitiva possível.

Quando Urich acorda no hospital, seu filho Timmy está ao seu lado. Após um diálogo travado com ele, sobre a diferença entre justiceiro e heróis, Urich prossegue com sua busca, dessa vez coletando pistas sobre o atual Demolidor. E Ben está disposto a ir até as últimas consequências, mesmo que isso vá contra as determinações de Jameson.

A busca prossegue, Agora, o entrevistado é o Coruja, que está rapidamente ocupando o lugar deixado pelo Rei do Crime. Mas tudo que ele obteve foi que o Coruja não passa de mais uma canalha. O próximo da lista é Killgrave, dono de uma rede de terapia. Enquanto espera ser "atendido", Urich vê nos jornais que o Coruja foi morto. E ao entrar na sala, se depara com o Homem Púrpura morto por uma bala na cabeça colocada ali por Frank Castle.



Em uma igreja, Urich tenta entender a situação. Nesse momento, recebe uma ligação de Potter, preocupado de ser o próximo alvo do Justiceiro. Potter insiste para que Urich finalize reportagem, já que a contagem de corpos só aumenta. Mas há um lugar que o destemido repórter precisa ir: A Igreja do Tentáculo.

Lá, Urich tenta obter a informação de que o Mercenário pertencia ao culto. Quase não sai vivo, já que, por meio de poderes psíquicos, o reverendo da corporação tenta extrair a informação de quem era o Stick reencarnado. Urich desesperadamente tenta sair do local, mas vê um apartamento antes mencionado por Melvin Potter. Lá, descobre um covil que, aparentemente, pertencia ao Mercenário. E um computador, com toda a verdade revelada. 

Prestes a descobrir tudo e ser morto, Urich é salvo pelo novo Demolidor. Começa,assim, a típica chuva de ninjas do Tentáculo. O novo Demolidor não é tão bom quanto o antigo e, quando está prestes a ser derrotado, o Justiceiro aparece para lhe dar uma força. Ninjas eliminados, Justiceiro desaparecido e, infelizmente, Ben Urich morto. E nesse momento, Timmy se revela como o novo Demolidor.



A verdade começa a ser revelada. Timmy foi treinado por Murdock para sucedê-lo, E avisa que tem um serviço inacabado: Deter o Mercenário, algo que só poderia fazer sozinho, Mas avisa ao pupilo que, em breve, ele iria conhecer a reencarnação de Stick, o "filho duma égua" que o treinou. As cenas prosseguem, passando pelo enterro de Urich, na qual foi lida sua última reportagem e pelos murros que Timmy acerta em um saco de areia da mesma academia que Murdock treinava. Nesse momento, Timmy recebe a visita do Justiceiro. Enquanto rouba alguns frascos de MGH, Castle presta suas condolências ao garoto, que fica decepcionado ao saber que Castle não é Stick.

No bar da Josie, Peter Parker e Timmy conversam sobre a perda que tiveram. Subitamente, Peter deixa o local, em razão de seu sentido de aranha e um bilhete é entregue ao garoto. Ao se dirigir aos fundos, encontra Nick Fury, que revela ao garoto que possuía o material que o pai tanto almejava: Um envelope com o nome Mapone. O garoto, com muita raiva, descarta o envelope. Estaria o significado da palavra Mapone perdido para sempre?

De volta ao bar, Timmy presencia uma briga entre uma mulher e vários caras que não gostam de perder em um jogo de sinuca. Timmy coloca a máscara de Demolidor e resolver intervir. Quando dá cabo de um deles, Timmy percebe que a mulher liquidou com o bar inteiro. A mulher cuja a cegueira, nas palavras da mãe dela, é um presente de seu pai, atende pelo nome de Mapone Romanova, também conhecida como Stick.



Confesso que achei a primeira parte de "Fim dos Dias" melhor, mas não posso deixar de reconhecer que Bendis, mais uma vez, mostrou a razão de ser considerado um dos melhores roteiristas da Casa das Ideias. Fim dos Dias é uma das melhores interpretações de um possível fim do Demolidor ou um possível fim de Matt Murdock. Também é importante destacar a presença de grandes desenhistas do personagem, como Klaus Janson, David Mack e Alex Maleev. É um excepcional trabalho, como sempre se espera quando o referido time está envolvido.

Como bônus, a Panini incluiu a história "O que aconteceria se Karen Page não tivesse morrido", história contada por Bendis (que, inclusive, está na revista como narrador) e Michael Lark. E, apesar de Karen ter sobrevivido, a vida não reservaria um final feliz para Matt Murdock.



Demolidor: Fim dos Dias é mais um grande trabalho de Bendis, Mack e Klaus Janson. Se para quem é fã do personagem é obrigatório, é uma boa pedida para todos aqueles que gostam de boas historias em quadrinhos.

Rafael Felga  

comments powered by Disqus