sexta-feira, 10 de abril de 2015

Maratona 616: 10 Uniformes do Demolidor!



Depois do dia de ontem, a coisa que mais se falava do Demolidor é a questão do seu Uniforme. E é tudo muito justo, já que como muitos, o seu traje vermelho é algo marcante e torna-se um elemento forte na identidade do herói. Porém, é valido ressaltar que como muitos outros, o Demolidor já passou a usar vários trajes além da sua mais tradicional e conhecida roupa de Demônio e é justamente neste artigo que falaremos disso.

1-Amarelo e primeiro uniforme
Tudo começou com esse traje em Daredevil #1, criado por Bill Everett sob as orientações de Stan Lee. A roupa leva muitos elementos circenses comuns aos heróis da época e teve algumas modificações singelas ao longo do tempo. Primeiro, o Demolidor só usava um "D" no peito e logo passou para dois. Havia um capuz em suas costas, mais para guardar a roupa civil, mas logo isso foi abandonado. Segundo a minissérie de Jeph Loeb e Tim Sale, esse primeiro traje foi feito de partes do roupão de boxe do pai de Matt, o Jack Battling Murdock.

Arte de Alex Maleev


2-Vermelho e clássico
Em Demolidor #7, Wally Wood resolveu simplificar o traje do herói e deixou-o com um ar mais de dêmonio, com o vermelho dominando-o por completo. Tornou-se o uniforme principal desde então, com breves mudanças apenas nos formatos dos 'D's no peitoral


Arte por Alex Ross

3-Preto e Improvisado
Durante a minissérie "Homem sem Medo", Frank Miller e John Romita Jr colocaram o universitário Matt Murdock em ação antes mesmo de ele considerar ser o Demolidor. Com isso, foi preciso ele improvisar algo para encobrir sua identidade. Eis que surge o "pré-traje" que certamente inspirou aquele que vimos já no seriado. Se fala, no entanto, que a roupa na verdade foi também inspirada em outra midia, a única aparição na TV do Matt até então no Julgamento do Incrível Hulk. Verdade ou boato? Vai saber!


Arte por John Romita Jr

4-Cinza/Vermelho e encouraçada
Durante o arco "Caindo em Desgraça" nas edições 319 a 325 da revista do Demolidor, o roteirista Daniel Chichester e Scott McDaniel criaram a armadura acinzentada do Homem Sem Medo. Acompanhou uma fase mais obscura e pesada do vigilante e durou até a edição 344 quando foi despedaçada. Ele entã voltou a usar o uniforme vermelho.


Arte por Scott McDaniel

5-Sem Memoria e Sem identidade
Em Demolidor 376 a 379, Matt Murdock usou uma roupa completamente diferente da costumeira relacionada ao Demonio. Estava na França sob a identidade do artista Laurent Levasseur e não tinha ideia de que era o Demolidor/Matt Murdock. De forma impressionante, ele enxergava enquanto não sabia quem era, mas sua visão foi falhando a medida que descobriu a verdade sobre sua infiltração ali a pedido da SHIELD. Ironicamente, o nome do arco se chama "Viajando às cegas" e tem assinatura de Scott Lobdell ae Cully Hamner.


Arte por Cully Hamner

6- Vermelho/Preto e Secreto
Por apenas uma única missão, Murdock e os heróis que foram escalados por Nick Fury para invadir a Latvéria durante a Guerra Secreta ganharam versões diferentes de seu traje. E essa foi a única vez que vimos o Demônio com essa roupa que dizem ter inspirado o traje que aparecerá no seriado do Netflix.

Arte por Gabrielle Del'Otto

7-Vermelho/Branco e Poderoso
Em 2005, numa série ligada ao Capitão Universo e o Unipoder, Matt Murdock foi seu portador por uma única edição. Daí, além das propriedades concedidas pelo poder cósmico, suas roupas ganharam um novo design por um breve momento. A história foi escrita por Jay Faerber e desenhada por Juan Santacruz.


8-Vermelho e Samurai
Durante a minissérie Pai, escrita e desenhada por Joe Quesada, Matt Murdock muda completamente seu traje para combater um grupo de vilões adeptos da Santeria. Como percebe-se, toma um ar completamente samurai tradicional e até ele usa uma motocicleta nesta.

Arte por Joe Quesada

9-Cinza e Demoniaco
Durante a fase de Andy Diggle que desencandeou a minissérie Terra das Sombras, o Demolidor se tornou o Líder do Tentáculo e aos poucos foi sendo corrompido pela Besta. O seu uniforme acompanhou essa mudança e ele passou a usar o uniforme cinza com um símbolo de dois 'D's mais macabro.


Arte de Jack Chinaski 


10-Eu não sou o demolidor!
Na verdade, esse espaço desta lista entraria o novo traje que o Sr. Murdock andou usando lá nos EUA após um encontro com Tony Stark (Se quiser, clique aqui!) Porém, como isso ainda é spoiler, vamos ficar com um bonus de natal! A roupa mais que criatiava que Murdock usou em seus trajes civis e virou até hit entre os fãs que se divertiram com a ideia.


Arte por Paolo Rivera

Vale ressaltar que por mais que algumas dessas histórias pareçam esquecidas ou improváveis, são ainda consideradas dentro da cronologia do universo 616. Foi uma pesquisa bem surpreendente e esclarecedora. E eu que achei que não conseguiria fechar 10 ao final do artigo.

E fiquem de olho por mais na nossa Maratona 616 do Demolidor!

Coveiro

comments powered by Disqus