domingo, 12 de abril de 2015

Maratona 616: Quando O Senso De Radar Dos Olhos Meus Encontram Os Olhos Teus



Matt Murdock tem uma fama peculiar nos quadrinhos: é um mulherengo nato! Salvar a donzela não significa deixá-la do outro lado da calçada e ir embora misteriosamente. Não! Para Matt Murdock, o Demolidor, salvar uma donzela é sinal de oportunidade. Foram muitas as conquistas em toda sua carreira nos quadrinhos. Aqui listamos apenas as que tiveram maior relevância (ou senso de curiosidade) em sua carreira.

MILLA DONOVAN

Vamos começar cortando as asinhas do Sr. Murdock. Afinal, foi com Milla Donovan que ele se casou e, teoricamente, teria que dar um fim na fama de pegador. Teoricamente.



A fagulha que deu início ao romance se deu quando o Demolidor salvou Milla, que também é cega, de ser atropelada. Daí, flertinho daqui, flertinho dali (de ambos) acabou levando a um maior envolvimento, o que acabou levando-os ao altar. Mas nem tudo são buquês de flores. Digamos que eles se tornaram aquele tipo de casal que ninguém gostaria de ter como vizinhos, tamanho foi o número de complicações que esse casamento trouxe. Incompatibilidade regada com uma dose de inimigos do lado herói do advogado (já que sua identidade havia se tornado pública na época, por mais que ele negue).

Entre ataques e chiliques, o casal foi sendo levado a exaustão, chegando ao ponto de cada um deles ter seu próprio colapso. Ele, com resquícios do remorso por ter perdido a ex, Karen, e ela pelo (que se tornou) constante ataque de inimigos do Demolidor e até mesmo um ataque de ciúmes potencializado pelo vilão Senhor Medo, o que a levou a literalmente se desligar da realidade. Não há casamento que aguente e eles tiveram que separar as escovas de dentes. E olha que, sinceramente, nem era preciso vilões para ver que a coisa ia dar errado. Afinal, uma hora ia caminhar para Matt chegar mais tarde em casa e não ia ter desculpa de que ele se perdeu porque é cego. Afinal, para Milla, chifre é um negócio que só ficava bem no uniforme do marido. Ou nem isso.

MAYA LOPEZ

Mentira tem perna surda... digo... curta. Maya Lopez era filha de um comparsa de Wilson Fisk, o Rei do Crime. Quando ele foi morto, Maya passou a ser criada por Fisk e, apesar de sua deficiência auditiva, desenvolveu uma extraordinária capacidade de copiar movimentos que ela vê, uma espécie de reflexo fotográfico. Dessa forma, se tornou uma exímia pianista, além de desenvolver desenvoltura atlética a um nível olímpico.


Mas Fisk foi envenenando a cabeça da moça para que ela acreditasse que o Demolidor era o responsável pela morte de seu pai. Posteriormente, ela estudou as lutas do herói com o vilão Mercenário e acabou por se tornar uma espécie de assassina chamada Eco, para vingar-se do Demolidor. Só houve um pequeno problema em seu grande plano: Maya conheceu Matt... e os dois se apaixonaram. Sua capacidade de observação levaria a descobrir a identidade secreta do Demolidor e, posteriormente, ela ficou ciente de que o verdadeiro responsável pela morte de seu pai era o próprio Fisk.

Maya se afastou para recuperar-se de uma criação regrada a mentira e quando voltou para reatar com Matt... ele já estava com Milla Donovan. Maya pode ter a capacidade de imitar qualquer movimento que veja, mas não é rápida o suficiente para alcançar os poderes garanhônicos de Matt Murdock!

MARY WALKER

Eis aqui uma autêntica "mulher de fases". Como todo bom pegador, Matt Murdock tem uma forte tendência a ficar com mulheres complicadas. Por baixo da aparência da mocinha meiga e até muito tímida de Mary Walker, se escondia (até mesmo dela) uma personalidade um tanto quanto monstruosa, criada por seu passado um tanto conturbado. Passado este que, ironicamente, envolvia até mesmo o próprio Demolidor.


Sem que ele notasse (e os tempos eram outros), o herói acidentalmente foi o responsável por um acidente ocorrido com Mary no passado. Ao enfrentar criminosos, a luta acabou por empurrar a moça por uma janela e ela se feriu... não fatalmente, mas o suficiente para ela ficar traumatizada ao ponto de desenvolver uma segunda... e lasciva... personalidade. Surgia assim a vilã Mary Tyfoid, que tinha até mesmo alguns superpoderes, como pirocinese, telecinese e certo nível de controle mental sobre sua vítimas.

Assim como Maya Lopez, a doce Mary Walker se envolveu com Matt Murdock sem imaginar que ele era o Demolidor, ao qual tinha como alvo ao ser contratada pelo próprio Rei do Crime para matá-lo. Mas Mary também dava lá seus pulinhos e, com a personalidade vilã, tornou-se uma espécie de amante de Wilson Fisk. Como não era muito certa da cabeça, tanto seu envolvimento com Matt quanto com Fisk se tornou algo no melhor estilo tapas e beijos, algo que atrapalhou bastante sua missão de dar fim ao Demolidor. Seus pulinhos de cerca, pelo menos, dava a desculpa perfeita pra dizer que, caso fosse pega no flagra, não era ela... mas a outra.

GLORIANNA O'BREEN

Já disse que Murdock tem uma tendência a ficar com mulheres complicadas? Ah, tá... A irlandesa Glorianna O'Breen trazia a carga de seu pai ser um ativista do IRA. Devido a isso, já nos Estados Unidos, ela foi caçada pelo assassino conhecido como O Celta. Salva pelo Demolidor ganhou certa assistência para se estabelecer em terras americanas, auxiliada por Matt Murdock. Como Murdock não dá ponto sem nó, começou um breve affair com a garota que, por acaso, era sobrinha da mulher de seu sócio, Foggy Nelson.


Mas as horas extras como Demolidor acabaram por impedir que o desenvolvimento desse relacionamento fosse muito adiante. No entanto, era uma garota irlandesa, sozinha em terras americanas e tal... Após a crise e consequente fim do casamento de Foggy... Glorianna começou a se aproximar. Relutante no início, Foggy acabou tendo, também, um breve caso com Glory que, mesmo não sendo um super-herói, era tão complicado quanto Matt.

Mente vazia, oficina do Demolidor... E Glory decidiu ocupar-se com outras coisas já que os americanos não sabiam lidar lá com o borogodó das irlandesas. Tornou-se fotógrafa do Clarim Diário e, devido a uma investigação que envolvia o Rei do Crime, acabou sendo morta. Resta a máxima de que ela só quer, só pensa em namorar, enfim.

HEATHER GLENN

Um dia é do fanfarrão e outro da fanfarra. A rica Heather Glenn apareceu em um caso em que o Demolidor desvendou a manipulação do pai da moça pelo vilão Homem Púrpura. O fim disso é que o pai de Heather acabou não aguentando a pressão e cometeu suicídio. Aí é aquela coisa, né... A moça lá triste... acabou de perder o pai e tal... precisando de um abraço aqui... um carinho ali... um Demolidor acolá...


Mas Heather era pior que chave de cadeia. Na verdade, era uma chave de boteco. Acostumada com a boa vida que o pai lhe deu, não queria saber de nada a não ser entornar umas garrafas. Tinha tanta pinga em seu sangue que acabou atraindo até mesmo Tony Stark, vejam só. É claro que com aquele futum de álcool não há olfato superdesenvolvido de super-herói que aguente e Matt Murdock achou melhor dar um tempo nessa “bebida”.

Os problemas e a irresponsabilidade de Heather, somado ao afastamento de "Méxxxxi Muuurdóqueeeee", acabou levando-a a se afundar cada vez mais, até que cometesse suicídio. Hoje, toda vez que vejo um canavial (porque Matt não pode ver um canavial), me lembro saudosamente de Heather Canabrava Glenn. Um brinde à ela!

NATASHA ROMANOFF

Aí sim, hein? O romance entre Matt e Natasha foi muito além de suas identidades civis. Eles não só eram parceiros como Demolidor e Viúva Negra, como também dividiam a mesma revista (na verdade, a revista do Demolidor, que passou a ter Viúva Negra em seu título). Com aventuras passadas em San Francisco, o casal teve certa estabilidade por um tempo. Mas Natasha deve ter ficado cada vez mais incomodada em ver seu nome logo ABAIXO do de seu namorado... ou seja, lá como o chamava. Ela participou (e ainda participava) dos Vingadores, poxa vida! Que Mané ser parceirinha de herói solitário que o que. Ela preferiu partir em carreira solo... ainda que sua carreira solo não decolasse tanto, exceto em participações de outros grupos ou com outros heróis (a exemplo do grupo Os Campeões).



Mas é o caso de Matt que ainda traz aquele sabor de "vamos relembrar o passado" todas as vezes que eles se reencontram. Um sentimento de parceria que está além até mesmo de algo que pudesse ser considerado amor. E, é claro, uma explosiva dose de atração física que nem mesmo quem é cego resiste. Quem nunca...

ELEKTRA NATCHIOS

Basicamente um namorico de portão. A menina mais bonita da faculdade, aquela beldade que parece inalcançável, com pai superprotetor e tudo mais... e Matt Murdock já mostrava que era um galanteador nato. Dane-se que era cego. O negócio era chegar chegando e mostrar que ele é bom de lábia. Logo, os dois começaram a namorar. Não durou muito, uma vez que o pai de Elektra foi morto e ela se afastou do namorado, do mundo, da própria alma.



Retornou como uma ninja assassina. Por baixo de todo seu treinamento ainda era possível notar que ficava abalada com aquele que foi seu primeiro namoradinho (da mesma forma que ela foi a primeira dele). Mas disciplina é disciplina e a postura vilanesca da garota prevaleceu até ela ser atingida pelo Mercenário e, finalmente, acabar literalmente nos braços de seu amado.

Quando voltou a vida (nem perguntem) já tomou outros rumos... da mesma forma que o seu primeiro partiu pra outras. A fila anda.

KAREN PAGE

Todo pegador encontra o fim de sua carreira quando a peguete em questão lhe marca pra sempre. Isso é fácil de notar em qualquer conquistador, já que é natural pra eles simplesmente deixar pra lá um relacionamento quando o termina. Quando, ainda assim, pergunta e lembra-se de um caso do passado... é porque está sentindo falta... muita falta... daquela especificamente. Isso é sinal de que encontrou a tampa de sua panela.

Karen Page começou como uma das pontas do triângulo amoroso com Matt e Foggy. Seu coração pertencia ao primeiro e preferia manter o segundo na friend zone. O fato de não ser devidamente correspondida (e existe certa falta de comunicação aqui...) só aumentava ainda mais esse sentimento. Não foi fácil no começo. Inacabadamente, esse relacionamento terminou com Karen tomando seu rumo.

Voltou décadas depois (editorialmente falando), mostrando que seus caminhos não foram lá tão melhores, afinal. Entregue ao mundo das drogas e da pornografia, acabou por fazer bobagem e dando de bandeja a identidade do Demolidor para seu nêmeses, o Rei do Crime. Essa volta desesperada, e a ajuda para tirar o herói da enrascada, acabou reaproximando o casal. Uma segunda e mais agradável chance.



O Mercenário... de novo ele... acabou tirando a vida de Karen tempos depois. Não fosse pela tragédia, Matt, com certeza, não estaria solteiro. Pois sua fama de pegador o fez aproximar-se por excitação, atração, vício em flertar, aproveitar a oportunidade... mas nada disso é forte o suficiente quando se encontra alguém que fica simplesmente a seu lado. Não ao lado do herói, não ao lado do conceituado advogado e conquistador. Mas ao lado de quem também e simplesmente está a seu lado... e assim permanece para sempre... mesmo que em sua mente. E de todos os amores de Matt Murdock, Karen serviu (e ainda serve) de parâmetro para que ele continue tentando sossegar o facho, contradizendo a máxima de que o que os olhos não veem, o coração não sente. O coração de Matt sente intensamente até demais.

Marcos Dark

Editor do blog Âmago
Responsável pelo Diário de Matt Murdock no site Cozinha do Inferno

comments powered by Disqus