quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bendis revela que um dos X-Men originais é homossexual

* Atenção! Informações Inéditas no Brasil!!



Faltam poucas edições de Brian M. Bendis à frente dos X-Men, mas o escritor, que tem feito um trabalho cheio de irregularidades na franquia e tem deixado promessas de muitas resoluções de plots para o número #600 de Uncanny X-Men, conseguiu atrair muitos holofotes para All-New X-Men #40 com a revelação de que um dos X-Men originais é gay. Confira!!

Muitos sites já estão comentando o assunto, mas não poderíamos deixar de apresentar os comentários do próprio escritor e do editor sobre a revelação de que a versão juvenil do Homem de Gelo, trazido do passado pelo Fera, é gay. Em resumo sobre o que se passou na edição, após mais um dos comentários engraçadinhos típicos de Bobby Drake, a Jean Grey adolescente o repreende e discute com ele, até que o próprio Bobby venha a admitir que é gay. Fora mais um exemplo da intromissão e da personalidade difícil dessa versão de Jean, que lê mentes sem consentimento, em uma cena bastante polêmica, os dois conversam sobre o fato de que a versão original, adulta, do Homem de Gelo, é heterossexual.

Vejam a cena abaixo:



Clique em cada página para amplicar!

Não quero entrar muito em polêmicas, então deixarei as discussões para nossos leitores, nos comentários.  A maneira como Jean tenta supor o motivo pelo qual o Homem de Gelo adulto não seria gay, reforçando uma possível influência determinista do meio em que vive, é controversa para muitos leitores. Além disso, há quem critique a tentativa de "apagamento bissexual", quando Jean afirma que ele não seria bissexual, mas sim "totalmente gay", o que poderia ser indício de bifobia. Quanto ao Bobby Drake 616, há dúvidas sobre sua sexualidade, lançadas, por exemplo, por Chuck Austen, que tentou explorar um viés homofóbico do personagem em relação ao Estrela Polar, o que poderia ser indício de negação da própria orientação sexual, mas não são elas que estão em xeque na história, uma vez que as versões juvenis afirmam que o adulto é mesmo heterossexual.


Bendis recebeu uma enxurrada de críticas, mas também ouviu elogios dos leitores, e resolveu posicionar-se, criticando também o vazamento da revista antes do lançamento oficial. Ele afirmou que a revelação não foi imaginada por ele como foco da edição. Em nenhum momento, a chamada da revista indicou isso, então não se pretendeu fazer nada com sensacionalismo. Bendis afirmou que muita gente se surpreendeu com a orientação sexual de Bobby, mas muitos outros não se surpreenderam. Isso reforça as impressões que muitos fãs já possuíam a respeito da versão 616 do Homem de Gelo. O escritor resolveu explorar as potencialidades da vinda de personagens de outro momento do fluxo temporal para aprofundar suas caracterizações e discutir temas como esse. Além disso, ele negou as acusações de "bifobia".

Um dos editores assistentes do CBR, Brett White, que é homossexual, escreveu um texto bastante plural a respeito da revelação. Há passagens críticas a algumas cenas, como a forma como Jean expôs Bobby ou os possíveis indícios de "bifobia", mas White ressalta os impactos do estabelecimento de que um dos personagens mais importantes da franquia - diferentemente do caso de coadjuvantes como Estrela Polar e Shatterstar, seja gay. Além disso, ele elogia também alguns dos aspectos envolvidos nessa revelação, como o fato de que as orientações sexuais distintas das duas versões ajudem a ressaltar que elas podem ser fluidas. Leia o artigo dele aqui.

O editor Axel Alonso prometeu que haverá reflexos para o Bobby adulto no futuro; mas, com Secret Wars vindo por aí e com as indefinições sobre o futuro da franquia, pode ser mais um plot que ficará perdido no limbo temporal. Antes disso, porém, Bendis prometeu que ainda tocará no assunto na edição #600.

Para Alonso, a revelação humanizará ainda mais o personagem, tornando-o ainda mais fascinante para as histórias. Segundo ele, os fãs de Bobby vão gostar ainda mais dele ao conhecer essa sua orientação, em vez de se afastarem.

Até Bryan Singer deu seu pitaco sobre a importância da revelação. Ele chegou a comentar, inclusive, que uma vez questionou Stan Lee sobre se o criador dos X-Men teria querido representar também, ao criar os mutantes, uma alegoria aos gays. 

Com tudo isso acontecendo na edição, outra revelação bastante importante - o elenco dos Utopians -, que inclui antigos X-Men, como Dinamite, Elixir e Karma, ficou relegada a segundo plano.

Leonardo Bento

comments powered by Disqus