domingo, 12 de abril de 2015

Easter Eggs e Especulações do Seriado do Demolidor - Netflix

*Cuidado com os SPOILERS!




Quando o produtor e escritor principal da série Steven DeKnight falou que havia muitos easter eggs e referencias para atender os faz, ele realmente não estava de brincadeira. De sacadas sutis em algumas falas a imagens quase batidas nas paredes, a série do Demolidor do Netflix notadamente foi feita com muito zelo e é uma verdadeira ode a fase do Frank Miller no personagem com uma pincelada de Stan Lee e Bendis. Pra você ter uma idéia, juntamos aqui pelo menos 30 notas que vale a pena chamar atenção e acredito que  ao longo do tempo podemos encontrar muito mais. Vem com a gente:

-O Universo ligado dos Vingadores

Em vários momentos do texto é feito referência ao universo cinematográfico, dos quadros no escritório do Bem Urick com matérias da batalha de Nova York e do ataque do Hulk até mesmo provocações entre os vilões que comentam algo do tipo “Se fosse um cara com armadura ou com um martelo mágico justificaria ele estar chutando o traseiro de vocês”. Na verdade, a própria ascenção de Fisk se dá por conta da destruição da cidade e da necessidade de empresas que reconstruam o lugar. É daí que segundo Leland Owlsey os criminosos conseguiram um bom lucro.


-Atlas Investimentos

Na porta da frente do escritório do Nelson e Murdock, tem uma certa empresa que é uma menção direta a editora que precedeu a Timely e antecedeu a Marvel – a Atlas Comics. Até a logo é igual


- Van Lunt

Falando em porta, de modo igualmente sutil, inscrito no vidro justamente  atrás do vidro da porta onde agora esta o papel da empresa Nelson & Murdock advogados, temos o nome Van Lunt. Cornelius Van Lunt  foi líder da organização do Zodiaco da Marvel, um cartel do crime.


- Ginásio Fogwell


É basicamente uma referência direta aos quadrinhos. É o mesmo lugar onde o pai de Matt lutava e ele passou a frequentar para treinar depois. Todavia, há mais nesse lugar do que mostra a primeira vista.
Já falamos aqui da placa da luta principal da história, um combate entre Crusher Creel e Jack Murdock. Mas ao longo das paredes do ginásio você vê várias referências a Lee Weeks (desenhista), Christos Cage (escritor), Al Stenzel (diretor de arte), Luke Kalteaux (escritor) e Barton?! Seria Clint ou Barney Barton?!



Ainda no estádio, temos a cena em que é tratado a farsa da luta com Jack Murdock. O homem que lida com isso se chama Roscoe Sweeney, igual aos quadrinhos. Lá ele também é chamado de Arranjador.

- Demolidor Amarelo?

Bom, o roupão de Jack Murdock na luta, algo que ele pediu para confeccionar, tem as cores do uniforme original do personagem nos quadrinhos. Pode ser apenas coincidência, mas seria legal imaginar que foi de caso pensado.


- Sr. Rigolletto.

No seriado, descobrimos que Rigolletto é o nome do agiota que empresta o dinheiro para o pai de Wilson Fisk se candidatar a representante do distrito. Dá pra sentir pela preocupação de Bill Fisk ao perder a campanha que sua vida estaria em risco. O leitor Rafael Marques lembrou também que numa conversa anterior é dito que ele é tipo "o Rei do Crime" anterior e que caiu aos poucos pelas mãos de Fisk.

Nos quadrinhos, o nome também está atrelado a alguém perigoso e ligado ao passado do Rei do Crime. Rigolletto é o primeiro mafioso a dar emprego a Fisk como seu capanga. Dado momento, Fisk o trai e toma seu lugar. Não sabemos se o gangster também apadrinha o jovem Wilson na série, mas é algo aberto.

- Turk Barret, ou Tucão

Finalmente, o maior coadjuvante do Demolidor está na série. E atrapalhado como de praxe. Não é nada pastelão, mas é divertido ver o Tucão se arrebentando de cara no primeiro episódio ou sendo responsável por vender armas de baixa qualidade por aí.


-Os bastões

Originalmente chamados de Billy Club, os bastões são a marca registrada do Demolidor nos quadrinhos e na série há referencias a eles desde o começo. É claro que com o tempo ele ganha uma peça digna quando Stick volta e mais tarde encomenda algo ainda mais elaborado.


-Piadinha com Ultron

É aquela coisa muito sutil, mas que dá um colorido muito especial a série. Em determinado momento, a Karen compra num leilão usado várias peças antigas de Fax e Máquinas de Escrever. Foggy então brinca que “vai ser bom ter isso caso as máquinas se voltem contra a gente um dia”.

-A Garota Grega do Passado

É óbvia a relação desta série com o Homem Sem Medo e o episódio 10 traz todo um flashback de quando Matt e Franklin se conhecem na faculdade e se tornam melhores amigos. Além das piadinhas de praxe, há uma citação mais que malandra a uma garota grega com quem Matt estuda aulas de espanhol. Preciso avisar quem é?


- Roxxon de novo!

Já tivemos a citação deles em Homem de Ferro, Agentes da SHIELD e Agente Carter. Agora, a Roxxon é citada muito breve no Demolidor. É justamente na cena em que Murdock e Nelson estão quase entrando na firma de advocacia dos sonhos mas se decepcionam quando o primeiro caso é o da Roxxon ganhando a causa de um ex-empregado doente.  Essa vivência os faz  mudar de ideia e criar a própria firma para só aceitar casos corretos.

- Mike Murdock

Quando Claire, a “Enfermeira Noturna” atende o ferido mascarado cego em sua casa, ele não fala seu nome. Então, ela decide chama-lo de Mike. Para os fãs que leram a Era Stan Lee, sabe da importância desta tirada. Mike era um dos alteregos usados por Matt pra esconder sua identidade de Foggy e Karen. Ele inventou um irmão gêmeo chamado Mike, que por sinal não era cego.


- Serpente de Aço e K’un Lun

Dentre os associados de Fisk, temos os chineses liderados pela Madame Gao. A marca da heroína que eles fabricam leva o símbolo de um dos arqui-inimigos do Punho de Ferro, Davos, a Serpente de Aço. Fora isso, em uma das suas últimas passagens, Madame Gao fala que vai embora para um lugar “muito mais distante” do que a China. Não é difícil imagina que seja algo relacionado a K’um Lun e que veremos Gao em Punho de Ferro. Aquele golpe que ela derrubou o Demolidor também não foi a toa e há quem acha que ela pode estar relacionada com as Armas Imortais.

 

- Coorporação Rand

Na primeira cena do seriado, no meio da batida dos carros onde vemos o acidente de Matt, há um caminhão com os dizeres Corporação Rand. É a empresa de Daniel Rand,o futuro Punho de Ferro.


 

 -Mulherengo e suas Mulheres Perigosas

Nos quadrinhos, já sabemos que Matt Murdock tem sua fama. E isso aparentemente se repete no seriado segundo seu colega Foggy Nelson. E tem mais, segundo o amigo, “se tiver uma mulher estonteante de caráter questionável, pode ter certeza que Matt dará em cima dela”

- O Mistério de Karen

E já que falamos de caráter questionável, Karen Page aparece no começo apenas como uma secretária inocente que caiu num golpe da empresa onde trabalhava. Todavia, em vários momentos percebe-se que ela tem algo mais no seu passado antes de chegar na cidade. Ben Urich levanta essa questão e deixa no ar e a própria Karen dá entender várias vezes que já fez o pior (inclusive segurar uma arma). Se seguir a linha dos quadrinhos, dá pra sacar que a Srta Page já se envolveu com prostituição e drogas.

- Um prelúdio para a Guerra Civil?

Pode ser que estejamos vendo demais, mas na cena em que Matt Murdock vai a delegacia usar seus hipersentidos para escutar um depoimento na sala de interrogatório ele senta num banquinho e lá está um cartaz com dizeres no mínimo suspeitos – “Você não precisa revelar sua identidade para resolver crimes violentos”. Certamente, parece ser um cartaz estimulando denuncias anônimas, mas o jeito que está escrito parece bem incomum. Fora essa parte, há uma cena em que Foggy Nelson parece estar totalmente em oposição a mascarados agindo por aí sem saber sua identidade.



Stan Lee, o policial do mês!
Achou que ele não estava mesmo lá?


-Cartas por toda parte

As cartas estão ligadas ao quadro de investigação de Ben Urich e estão também presentes no Kit de primeiros socorros do pai de Matt. Elas podem estar até em outros lugares que não vimos. O sniper que mata os policiais também tem uma carta na sua mochila.  E o que sabemos apenas é que cartas são ligações diretas com o Mercenário.





- O Coruja

De fato, Leland Owlsley é um personagem que passaria batido para muitos que não o conhecem como a identidade do Coruja. De qualquer modo, fica claro que pela função e até mesmo pela idade, ele não seria o mesmo personagem que conhecemos nos quadrinhos. Todavia, mesmo depois do seu destino, não dá pra descartar uma volta do vilão Coruja como deve ser. Vale ressaltar que mais de uma vez Leland fala de seu filho (que não existe nos quadrinhos) e como dizem por aí, “Tal pai coruja, tal filho coruja”. Será que veremos ainda o Owlsey Jr. na série?


- Melvin Potter

Você não pode ter deixado esse nome passar batido, principalmente depois de tantas alusões ao personagem dos quadrinhos. Tivemos ele jogando uma serra no Demolidor (e até mesmo planejando um artefato mais elaborado depois), além dos notórios problemas mentais que o deixam confuso. Há uma citação também a Betsy (Beatty).


Outro ponto importante a se tocar aqui é a cena em que o Demolidor pede para Melvin construir uma roupa mais resistente para ele. É algo MUITO similar a cena em que Matt aparece encomendando um traje ao alfaiate na fase do Miller. Quando aparece pela primeira vez, há também um pôster com os dizeres “Revenge Of The Gladiators” fazendo alusão aos quadrinhos. As cores e simbolos são inclusives iguais ao do uniforme mais recente de Melvin



Outra curiosidade é que o ator Matt Gerard já apareceu no curta-metragem do “Saúdem o Rei” como um cara preso chamado “White Power Dave”.

- Metaloide e Oficina de Potter

Abre bastante o olho quando for na cena da luta da oficina do Melvin Potter. Lá de cara você encontra as pernas do Metaloide. Em outro momento, ele está fazendo uma roupa pra Leland que poderia lembrar um futuro traje do Coruja. Vale lembrar que Potter é responsável por ajudar a criar muitas maluquices pra adversários do Demolidor. E isso inclui seu traje como Gladiador.



-Josie, Joseph e Cherryh

Dois personagens criados por Frank Miller são citados de forma muito breve na série. Joseph Pike aparece como um ralé do bar da Josie (Que também é uma referência, bem mais óbvia). O senado Cherryh é citado no episódio 9 e preso no último, também criado por Miller.

- Tentáculo

Nenhum nome é citado, mas os Japoneses certamente tem uma ligação com o Tentáculo. Vale lembrar que o seu representante, Nobu, se vestiu com a cor padrão do clã e pode ser um diminutivo do nome Kagenobu Yoshioka, fundador do tentáculo nos quadrinhos. A sua cena de luta também lembra a de Kirigi nos quadrinhos, que é também vilão no filme da Elektra nos cinemas.

 

- Asano Robotics

Na cena do Cais em que Stick e o Demolidor confrontam os japoneses, há uma carga escrita em Japones Asano Robotics. Asano é o sobrenome de um dos vilões do Homem de Ferro, o Samurai de Aço.


- Paus e Pedras

No final do episódio do Stick, que é uma clara homenagem aos filmes de Kung Fu da época que o Miller adorava e levou para os quadrinhos, temos a alusão a um clã rival que é representado por um superior ao Stick que só aparece de costas. Há quem diga que ele seja o Mestre Izo, mas pelos créditos ele seria Stone ou o Rocha. Nos quadrinhos, seria o discípulo mais querido do Stick.



-Orfanato Santa Agnes

Assim como nos quadrinhos, foi o lugar onde o jovem Matt Murdock cresceu. Mas tem algo a mais. No seriado Agentes da SHIELD também é referido como o orfanato que Skye cresceu. Ou seja, de algum modo, eles estão ligados também.

-Rei do Crime na moda

No seriado do Netflix, o Rei aparece com um visual mais soturno e comum que nos quadrinhos, mas isso não impede que surja uma referencia como brincadeira. Dado momento, Vanessa Fisk que o está ajudando a vestir brinca com a ideia de ele usar Terno Branco com Gola Rolé. É o mesmo que ele usa nos quadrinhos.


-Padre Lanthom


É o padre que o Demolidor conversa durante todo o show. Poderia ser um nome qualquer, mas a Marvel teve a preocupação de usar o mesmo nome do padre que ajuda Manto e Adaga na série dos Fugitivos. Séria apenas um brinde aos fãs ou caso pensado pra algo mais?



Alex Maleev como desenhista forense

E na próxima capa do Bulletin, no final da série, o Demolidor é retratado na capa com um desenho bem tradicional do Maleev.


- Referências para “Marcado pra Morrer”

Muita gente viu essa primeira temporada com similaridades ao primeiro arco do Miller na revista do Demolidor, onde além das cenas com Melvin Potter, há citações pras futuras aparições de Elektra e Mercenário. E como a produção do seriado já se antecipou com interesse de trazer os personagens no futuro, porque não seguir a linha narrativa já construída pelo Frank Miller e coloca-los já na segunda temporada?


Bom, por hora é o que temos! Devo ter deixado passar alguma coisa, é claro, e os sites que eu pesquisei ainda devem estar destrinchando tudo por uma segunda vez. Se algo passou batido pela gente, manda um email pra completarmos aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus