quarta-feira, 15 de abril de 2015

Homem de Ferro: Metrópole de Ferro


Com sua história de origem revirada, qualquer outro perderia o rumo. Mas não Tony Stark. Mesmo a recente descoberta de que ele era adotado e que o verdadeiro filho de Howard Stark estava vivo e dependente de aparelhos para sustentar sua saúde frágil, o homem sempre olha para frente. E agora o seu próximo passo consiste em criar uma cidade futurística e sustentável como nunca existiu antes. Seu nome será Troia e ela será a Metrópole de Ferro.

Apesar de se conhecerem a pouco tempo, Tony e Arno parecem se dar muito bem. Ambos são gênios criativos intuitivos e extremamente visionários. Nesse novo plano de construir a Metrópole de Ferro, eles rodam simulações sobre como tudo se dará anos a frente. Numa das projeções, percebem que usar a tecnologia do corpo morto do registrador 451 pode ser um erro, uma I.A. traiçoeira que pode se voltar contra ele. Mas seria um desperdício não usar aquela tecnologia...

Enquanto articulam isso, Tony segue com outras invenções. Um dispositivo de interface telepática com a fala consegue fazer com que Arno fale exatamente o que pensa e não precise mais digitar. Mas ainda há muito mais por vir. Uma cidade altamente planejada e sustentável que pode melhorar em muito a vida das pessoas. E Tony pretende fundá-la exatamente onde outrora existia a Cidade Mandarim. Há muito trabalho a fazer, é claro. O lugar ainda possui gangues fieis ao seu antigo dono e os drones do Homem de Ferro estão levando um tempo para pacificar o lugar (agora, Arno controla esses drones). Para ajudar a controlar o lugar, a antiga I.A. da armadura é transportada pro centro de controle da cidade. Ao invés de se chamar Pepper, ela será rebatizada de Helena. E todo o lugar se chamará Troia. E para a abertura deste novo intento, Tony convoca um novo relações publicas indicado por Potts. Seu nome é Marc.

Mas é claro que com tantos inimigos na conta, haverão aqueles que irão atrapalhar essa nova invenções. E uma delas é a jornalista Abigail Burns, que tem o estranho apelido de Perigo Vermelho. E o problema com Abigail vai além de ser uma jornalista de esquerda que odeia o estilo de vida de Stark. Atualmente, ela é a detentora do anel incinerador, um dos 10 artefatos do Mandarim. Mas antes que Abigail pensasse em atrapalhar a festa de abertura da Metrópole de Ferro, um outro anel se torna ativo e começa a destruir tudo. É o anel um, o Recriador.


Aproveitando-se da confusão, Abigail “Perigo Vermelho” Burns se manisfesta como uma verdadeira vilã embuida em fogo com o poder destrutivo do Incinerador. Por sorte, Arno já estava em alerta enviando os drones para proteger o irmão e Tony Stark também estava protegido. Ele a todo momento trajava uma armadura camufladora que continha um indutor de imagem que parecia que Stark estava apenas de terno. Em desvantagem, Abigail fugiu, mas não demorou muito para twittar uma mensagem em ameaça ao novo império Stark. A mensagem veio do espaço, direto de um satélite em que ela repousava.


Tempos depois, com uma ajudinha de Jim Rhodes, Tony Stark vai até o armazém da SHIELD onde supostamente deveriam estar guardados todos os 10 anéis do Mandarim desde sua última derrota. E de fato, aparentemente estavam todos lá a vista de qualquer um que fosse checar. Todavia, após rodar um scaneamento com sua armadura, Tony percebe que tudo ali era uma ilusão criada pelo anel Mentiroso. Aparentemente, os anéis estavam sencientes agora, prontos para encontrar hospedeiros ideais que também odiassem Tony Stark assim como eles.  Mas com quem estavam esses anéis?

Uma edição especial ligada a Inumanidade mostra a história do futuro hospedeiro do anel Noctígeno. Um jovem que tinha problemas com o pai e seus irmãos, viu durante a epidemia da terrígena todos serem transformados menos ele. A conclusão lógica é que ele era de fato adotado e aquela sua raiva atraiu o anel para ele. A união dos dois chamou a atenção de Stark, que partiu em disparada para o local onde estava o garoto, mas muito tarde para impedí-lo de destruir o casulo inumano onde estava seu pai. Curiosamente, de forma tardia, ele mesmo se tornou um Inumano, uma criatura que era puro vulto e ainda mais poderosa de posse do anel. Percebeu que cometeu um erro ao matar seu pai e ainda foi exilado pela rainha Inumana Medusa. Com ainda mais ódio, o rapaz que se intitulava agora de o Exilado jurou Vingança a Stark.

Enquanto isso, Abigail acabou se encontrando com seu ex-namorado, Marc. Curiosamente, ela deu entender que apesar da resolução do anel em somente querer destruir Tony Stark, ela estaria procurando o que realmente importava. Assim, após despitar os drones e o Homem de Ferro, a Srta Burns se infiltrou secretamente em Troia e começou a conhecer o lugar. Com o tempo, percebeu que era um lugar longe do ideal, mas melhor do que antes. E viu que as intenções de Stark eram de fato boas e troia merecia sua chance.

Lá, Abigail também se encontrou com outros dois anéis. O Exilado e o Lorde Recriador também estava dentro da cidade já se preparando pra o ataque interno que detonaria o lugar. Eles estavam apenas esperando a Perigo Vermelho se aliar a eles, mas seria difícil Abigail querer simplesmente destruir o lugar depois do que testemunhou. Sendo assim, quando chegou o momento do confronto direto com o Homem de Ferro e seus drones, Burns se posicionou ao lado de Stark pra proteger a cidade dos anéis Recriador e Noctígeno.

No meio do conflito, Stark ordenou uma evacuação imediata do lugar e transferiu a I.A. de Helena pra um lugar seguro. Somente o prédio onde estava seu irmão Arno desmoronou antes de ele conseguir salvá-lo. Mas para surpresa de muitos, Arno Stark construiu também sua própria armadura. Era uma versão muito similar a do Homem de Ferro 2020, só que numa versão supergigante. E assim com forças equiparadas de ambos os lados, a guerra foi tomando uma direção mais definitiva.


Misteriosamente, o Lorde Recriador foi atacado e morto. Aparentemente por alguém que também possuía um dos anéis. Perigo Vermelho teve suas mãos cortadas e assim ela perdeu também seus poderes incineradores. Mais tarde, a moça despertaria no hospital com as mãos amputadas, mas ainda se negando a ter ajuda de Stark. Apesar de ela concordar com a cidade, odiava ele e seu estilo de vida capitalista acima de tudo. Não queria nada que viesse dele. Percebendo que ele era o problema daqueles ataques, Tony decidiu avisar numa coletiva de imprensa que não mais seria o tutor de Troia. Agora, um homem chamado Arno seria seu benfeitor e ele seguiria os rumos de sempre como herói e Vingador.

E no fim, para surpresa de muitos, o detentor de agora três dos anéis do Mandarim era ninguém menos que Malekith. E seus verdadeiros planos até ali só serão mostrados na nova revista mensal da Panini, a Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra.

Os rumos que Kieron Gillen vem levando a história são abruptos demais para eu me convencer de que são assim necessários e não apenas sensacionalistas. Eu curto bastante sua narrativa e ele tem se dado muito bem em caracterizar Tony Stark, além dos vários outros coadjuvantes. No fim, são boas histórias, mas num terreno minado que se caminha. Já da arte do brasileiro Joe Bennett, só podemos desfraldar elogios. Ele estreou com o começo do arco na edição 14 e foi até agora, com o fim da revista no número 17.


Coveiro

comments powered by Disqus