quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ultimate X-Men: Guerra Mundial X

* Artigo escrito por nosso colaborador, Paulo Artur




Os mutantes liderados por Kitty Pryde haviam vencido os Sentinelas de Stryker, construído e prosperado em sua nação Utopia, superado as tentativas de Cisão e conquistado a sua independência contra as tentativas de reintegração pelo governo americano. Agora, eles tinham um último desafio que estava pendente: a rivalidade com a comunidade mutante de Tian, liderada por Jean Grey.


Tudo começa com as notícias da prosperidade da Nação de Utopia e do sucesso de seus acordos diplomáticos e econômicos com os Estados Unidos. Essas boas novas não duram muito tempo e logo a Reserva sofre um ataque biológico fortíssimo. Um herbicida capaz de matar a Semente Consciente. Investigando o autor do ataque, Kitty e os demais descobrem que foi o povo de Tian. Mas o ataque à Semente Consciente era só a primeira fase da ofensiva oriental, que invade Utopia com centenas de operativos mutantes. Enquanto os habitantes de Utopia resistem ao ataque, um deles foi para as Cidades Gêmeas e reencontrou sua velha amiga. Ele é James Hudson.

Durante a batalha entre os mutantes de Utopia e os operativos de Tian, Jean Grey oferece uma última chance para que eles se rendessem. Esta é recusada por Kitty Pryde, que decide que, a partir desse momento, responderia violência com violência. Com a guerra declarada, Jean Grey realiza um anúncio em rede mundial informando a situação (sob seu ponto de vista) e dizendo que haverá uma guerra entre as nações mutantes, mas pedindo que a humanidade não interfira. Isso funcionaria a favor de Tian, uma vez que Jean se declara completamente “pró-humanidade”. A imprensa assume o lado de Jean Grey e passa a chamar Kitty Pryde e os demais de “terroristas”.

Em Utopia, Kitty e os demais começam os preparativos para a Guerra. Magma e Mach 2 constroem um aparato para lançar pedras a um alcance intercontinental, através da junção dos poderes de ambas. Enquanto isso, os mutantes “civis” se mudam para as cavernas para se proteger de futuros ataques de Tian. Com Liz e Derek afastados por não concordarem com sua postura extremista, o principal interlocutor de Jean passar a ser James Hudson, que tem fazê-la voltar à razão, sem sucesso. Colossus é indicado por Kitty para ser o novo administrador de Utopia. As razões foram um misto de razões políticas (uma pessoa que projete poder e intimidação sem ser provocativa) e publicitárias (um rosto novo para Utopia após meses de acusações de Kitty como “terrorista”).




Jean faz uma lavagem cerebral em James e o transforma em uma máquina de matar a solta em Tian e coloca o povo das Cidades Gêmeas para atacar ele em proteção, afirmando que ele era um assassino mandado por Utopia. Com a derrota e captura de James, ele é usado como ferramenta de propaganda contra o “cruel regime de Utopia”. Jean, então, tenta matar James, mas é impedida por Liz Allen.



Com a ajuda da versão Ultimate da Fada, Kitty se teleporta para Utopia e, enquanto ela enfrenta Jean Grey, a Fada entra em contato com Derek e Liz. Ela quer evacuar o máximo que conseguirem de Tian, pois Utopia iria bombardear a Nação Asiática até não sobrar nada dela. Kitty derrota Jean durante o bombardeio de Tian, que é destruída impiedosamente enquanto seus habitantes são salvos. No final, mesmo Jean Grey consegue se salvar e, arrependida e constrangida dos seus atos, passa a residir em Utopia, que emerge como a única Nação mutante e vencedora dessa Guerra Mundial.



Os autores da história foram Brian Wood nos roteiros e Alvaro Martinez nos desenhos e John Lucas na arte-final.

Essa história foi publicada originalmente nas edições 29 a 33 da revista Ultimate Comics X-Men e, aqui no Brasil, saiu em Ultimate Marvel 54 a 56.


Paulo Artur

comments powered by Disqus