quarta-feira, 1 de abril de 2015

Até mais, e obrigado pelas Aranhas e Mutantes!



Quem acompanha o site Papo de Quadrinhos do amigo Jota Silvestre deve saber da novidade que de certo modo, afeta diretamente a nós, leitores Marvel do Brasil. Rogerio Saladino, que há sete anos vinha trabalhando como editor da linha aracno-mutante da Marvel no Brasil deixa a editora a partir deste mês para trabalhar na Jambô, editora que publica inclusive Tormenta, RPG que Rogério ajudou a criar junto com Marcelo Cassaro e J.M.Trevisan.

Essa nossa postagem aqui, no entanto, vai muito além de noticiar o fato. É um agradecimento que o site deve a Saladino não só pelo seu trabalho, mas também por sua disponibilidade, apoio e amizade que manteve com muitos dos membros do 616. Além de mim, três de nós que tiveram uma relação mais próxima com o editor durante esses anos queriam vir também aqui dar uma palavrinha. E com vocês, Cammy, Kinhu e o Leo Bento:


"Conheci o Rogério Saladino como editor mutante/aracnídeo da Panini, mas logo isso seria só um detalhe. Com o advento do site Marvel616 (do qual fui editora por alguns anos), acabei o conhecendo pessoalmente. Depois de entrevistá-lo para o site e de organizar eventos no qual ele daria palestras, fui o conhecendo mais e era óbvio que ele era um cara legal pacas. Conheci também sua esposa, Germana Viana, e a simpatia se estende ao casal. Hoje me considero amiga dele, mas não deixo de, por isso, admirá-lo pelos anos de trabalho bem feito o qual ele se dedicou com tanto carinho. Saladino, obrigada por cuidar tão bem das revistas que eu lia e, mais ainda, por me permitir conhecê-lo como o amigo querido que é!"

Cammy


"O Saladino é um profissional incrível. Uma pessoa extremamente dedicada e atenciosa. Qualquer leitor que buscou contato com ele pode confirmar isso. Tive o prazer de conhecer ele pessoalmente e sei que a sua paixão pelo Deadpool não é a toa. Ambos são insanos, cada um na sua maneira. Vou sentir falta de ver o nome do ultimate editor aracno-mutante nas revistas, mas tenho certeza que o verei muito por ai. Muito obrigado por tudo, Salada."

Kinhu


"Saladino foi sempre um grande parceiro do Mutação em Debate, tendo participado de três programas sobre as novidades para a linha mutante. Sempre foi muito profissional e solícito, sabendo também ouvir críticas e sugestões ao seu trabalho e ao do editorial em geral. Além disso, pessoalmente é uma pessoa muito bacana, que espero ainda encontrar nos eventos de quadrinhos por aí. Só me resta desejar-lhe muito boa sorte nas novas empreitadas e torcer para o sucesso, que certamente virá."

Leo Bento


Bem, se tem uma coisa que certamente eu devo muito para que o site seja o que acabou se tornando, é ao corpo de editores da Mythos ao longo desses anos. O trio formado por Lopes, França e Saladino foram aqueles caras que, cada um do seu jeito, atendeu aquele bando de moleques (bom, no espírito eramos e ainda somos) que estava iniciando um site sem quase nenhuma ideia do que estava fazendo, mas compensado por muito entusiasmo na então emergente nova boa fase dos quadrinhos no Brasil. Ainda assim, com toda nossa inexperiência, fomos recebidos de braços abertos em todas as vezes e estimulados a cada passos que davamos, estando sempre disponíveis a participação em nossos pequenos eventos. São caras únicos, acreditem quando digo.

Mas eu tenho que reservar um espaço extra pra falar do Saladino. Pra falar da minha admiração pelo Sal, eu tenho que voltar aí um tempo (muito até) e remeter a fase moleque (aí, sim de verdade) quando jogava RPG e acompanhava a Dragão Brasil. Daí, do ponto que passei a conhecer a figura pessoalmente, eu praticamente estava misturando duas coisas que adorava numa só. E a coisa me parecia ainda mais fantástica em perceber como ele tratava tudo com a mesma vibração que a minha e a de qualquer fã. Achava o máximo poder falar assim de forma tão acessível e simples com o sujeito que mexia com os quadrinhos que eu amava e o RPG que eu lembrava com tanto saudosismo.

Com o tempo, quem for mais próximo do meio, sabe que acabamos indo além da admiração como profissional. Era sempre frequente nos esbarrarmos pelos eventos e lojas temáticas e começarmos conversas acaloradas sobre qualquer assunto - quadrinhos, rpg, terror, cotidiano, comida nordestina, coelhos... Tornou-se o tipo de amizade que ora saem ótimas piadas, ora ele quer torcer meu pescoço. Ou seja, bons amigos.

Dito isso, é claro que nós, e falo em nome de todo o site, digo que vamos sentir muito sua saída por tudo que você representou segundo os depoimentos já listados aí. Mas ao mesmo tempo estamos felizes pelos seus novos rumos. Resumiria o sentimento com o que foi dito em nossa última conversa quando ele veio me antecipar sua saída do editorial da Marvel e perguntou "Agora, você vai parar de falar comigo né?". Ao que eu respondi, "Não, agora você vai pagar a partida que me deve de RPG".

Coveiro

PS: Entrevistamos o Saladino bem no comecinho. Olha aqui!

comments powered by Disqus