quinta-feira, 14 de julho de 2016

Fabulosos X-Men e Novíssimos X-Men: Praeteritum Tempus Umquam Revertitur



Eva Bell, a Tempus dos Fabulosos X-Men, passou por uma experiência traumática no local chamado Tabula Rasa. Eva nunca comentou o que aconteceu naquele lugar. E os acontecimentos naquele lugar marcaram a mutante de forma profunda. O que aconteceu? É o que veremos em X-Men 29, que abrange as edições anuais americanas Uncanny X-Men e All New X-Men.

Ao usar seus poderes para lidar com as ameaças de Tabula Rasa, Eva Bell foi para em outro lugar. Ou melhor, em outro tempo. A bolha temporal criada fez com Eva fosse para outros momentos da realidade 616. Em um momento, Eva viaja para um futuro distópico em que encontra Jonathan Raven. Posteriormente, Eva se desloca para o velho oeste americano, encontrando o pistoleiro Rawhide Kid. Após armar algumas confusões no passado, Eva se desloca para o futuro. Mais precisamente, 2099.  E encontra a versão 2099 da equipe mutante.

Eva tenta realizar o deslocamento temporal, mas em vão. Até aquele momento, tinha usado seus poderes de forma instintiva. Exausta pelos deslocamento temporais, Eva desmaia. Os X-Men de 2099 percebem que se trata de um famoso membro da equipe do passado e decidem levar Tempus até a feiticeira. Nesse caso, se trata da maga suprema 2099, ninguém menos que Illyana Rasputin, em uma forma que se assemelha, e muito, ao estágio de Senhora do Limbo. Com direito a Kurt Wagner como mordomo.




Illyana explica que, tempos atrás, foi privada de sua capacidade de viajar pelo tempo. Assim, não poderia levar a menina de volta para o tempo correto. Com isso, Eva passou 7 anos treinando com a Maga Suprema de toda a galáxia para adquirir conhecimento necessário para voltar ao passado. Mas, o tempo passou e Bell já não sabe se quer voltar para sua respectiva era temporal. Bell se casou e tem um filho. Eva vive uma vida feliz no futuro distópico que é a realidade 2099.

Mas a alegria dura pouco. A mansão de Magia é atacada por um ser que demoníaco que quase mata a Illyana, que é salva por Eva, que joga o monstro em outra realidade temporal. Magia, então, informa que tem que Eva tem que retornar e fazer Fera ir a julgamento e pagar por seus crimes. Confusa e sem entender nada, Eva quase não percebe que o monstro que atacou Magia está de volta. E, de forma instintiva, ativa seus poderes e retorna para o pré-história. E encontra Morgana Le Fey, que foi a bruxa derrotada por Dr. Destino e os Vingadores Sombrios.

Le Fey quer a ajuda de Bell para sair da pré-história. Eva quer desesperadamente voltar para futuro, mas Le Fey lhe adverte que o futuro que ela viveu não existe mais. Não dando ouvidos à feiticeira, Bell consegue prender a Le Fey e passa a tentar a realizar uma viagem no tempo. Mas não consegue. Somente com o ataque da Bruxa é que seus poderes são ativados. E o tempo passa. Tempus viaja ao longo dos anos (o efeito gráfico é muito legal. Ao passar pelos anos, as imagens de eventos como a invasão de Galactus e a invasão secreta são destacadas). E Eva Bell retorna a era de 2099.




Mas não está em casa. Illyana não mais a maga suprema. Agora, a despeito de Wagner ainda ser o mordomo, Tony Stark é o Mago Supremo daquele tempo. O período que Eva Bell viveu ali não passa de um futuro só por ela conhecido. A bruxa estava certa, infelizmente. Uma breve mudança no passado e o efeito borboleta é devastador.

Tony Estranho se teleporta, juntamente com Eva, de volta para Tabula Rasa. Foi lá que tudo começou. Eva ativa os seus poderes e retorna para seu tempo. Com os alunos da Nova Escola Xavier. Eva envelheceu 7 anos em 15 minutos. Foi mãe e esposa. E perdeu tudo isso.

Bendis perdeu a mão com os mutantes já faz algum tempo. Mas, aqui, ainda não seja o grande ápice dele, faz um bom trabalho. Contando com o competente Andrea Sorrentino nos desenhos, Bendis escreve uma boa história, com diversas participações especiais de personagens da Casa das ideias. a dura história do amadurecimento de Eva Bell poderia ser a despedida de Bendis da franquia.




Eva retornou ao seu tempo, mas o qual será o efeito disso? E o que significa o Fera ser julgado? Somente o tempo dirá.

Rafael Felga




comments powered by Disqus