quinta-feira, 7 de julho de 2016

Justiceiro: Caça e Caçador



No volume 1 do encadernado lançado pela Panini, Frank Castle foi alvejado por um tiro que o colocou entre a vida e morte. Duramente caçado pelo grupo de operações secretas chamado "Comando Selvagem", Frank Castle vive uma das suas maiores batalhas. Enquanto isso, o crime explode em Los Angeles.

Apesar de todos os ferimentos, Castle conseguiu sair com vida de Los Angeles e se esconder no México. Mas sem um médico para tratar dos ferimentos graves, a chegada da morte era praticamente inevitável. O Justiceiro recorre a um último trunfo para sobreviver: Procura um médico clandestino, que, após remendá-lo, entrega-o para o cartel de drogas local.

Frank, após ser duramente torturado, é jogado em uma prisão mantida pelo cartel. Na prisão, Frank conhece Tom, um fuzileiro naval que foi capturado pelos mesmos criminosos que mantêm Castle preso. No entanto, como o serviço de revista não foi bem feito, Castle conseguiu entrar com algumas gazuas escondidas em sua bota. Nesse meio tempo, o cartel negocia a entrega de Frank Castle a um famoso inimigo do Capitão América: Ossos Cruzados



Enquanto Frank Castle e Tom começam a realizar o plano de fuga do lugar, Ossos Cruzados chega para pegar sua encomenda. E o encontro entre os dois explosivos soldados não é nada amistoso. A fuga de Castle e Tom é marcada por um violento tiroteio. Tom, com ajuda de um rádio, consegue obter apoio aéreo, o que permite a fuga, apesar de perderem o rádio. No caminho para o acampamento na busca por um novo rádio, Tom encontra outro membro de sua equipe, Greg.

Em pouco tempo, Ossos Cruzados e o líder do cartel local organizam uma equipe para caçar o Justiceiro e Tom. E violentos tiroteios se iniciam na mata. Castle, com a ajuda de Tom e Greg, conseguem se livrar dos bandidos locais, mas isso não é suficiente para Ossos Cruzados. Assim, Castle se entrega com a condição de que Ossos Cruzados não mais incomode Tom e Greg. O vilão concorda e eles partem da local.

No caminho, Ossos Cruzados tem que realizar mais um trabalho: Invadir um cargueiro e mandar tudo para os ares. No entanto, graças a uma falha da equipe de Ossos Cruzados, o Justiceiro consegue escapar. Ossos Cruzados resolve priorizar a missão de explodir o barco. Frank aproveita o momento para eliminar Ossoso Cruzados e equipe. Mas não esperava encontrar a espião russa e vingadora Viúva-Negra.



Para quem está acompanhando sua revista solo, Natasha está em uma caçada a uma organização chamada de CAOS, e as pistas que conseguiu reunir a levaram aquele navio, onde deu de cara com Frank Castle. Frank informa que o navio estava condenado, já que os explosivos armados por Ossos Cruzados iram explodir em 5 minutos. Natasha precisava de 3 para obter a informação. Aparentemente, as pistas que a Viúva Negra reuniu são mínimas. 

Frank e Natasha escapam da explosão. Enquanto Frank cuidava de pilotar o veículo de fuga, Natasha rende o Justiceiro e o joga dentro de uma prisão na Costa Rica. Quais são as intenções da Viúva Negra? Enquanto Castle apodrece na cadeia, a taxa de criminalidade de Los Angeles explode, o que leva a Policial Stone a tomar atitudes cada vez mais questionáveis do ponto de vista legal.

Na prisão, Castle começa a incitar uma rebelião entre as facções da prisão. Em pouco tempo, Frank consegue levar o presídio ao caos. Seu objetivo é interrogar Ruiz, que, aparentemente, possuiu as informações que a Viúva Negra precisa para continuar sua busca pela CAOS. Com isso, percebemos que o plano de Natasha não era se livrar do Justiceiro e sim que ele buscasse as informações que ela precisava. Castle consegue reunir as melhores informações possíveis. É hora de sair da cadeia.



Castle consegue render um guarda prisional e, com isso, alcança a almejada liberdade. Ao sair da prisão, o Justiceiro repassa as informações para Viúva-Negra, enquanto aguarda a chegada da sua carona para voltar para Los Angeles. E nesse caso, sua carona atende pelo nome de Rachel, a sua parceira da época em  Greg Rucka comandava a revista. Enquanto Castle retorna para Los Angeles, a gangue Dos Soles se reorganiza e leva Los Angeles ao completo caos.

Os chefes do Comando Selvagem não estão muito confiantes de Castle morreu. E para isso, ordenam que o grupo realize um sequestro de uma família do Kansas, cujos membros tem uma ligação distante com Frank Castle. E o grupo faz com que tal informação chegue à Castle por meio de seu amigo e fornecedor, Tuggs. Ciente de toda situação, Castle reúne o máximo de armamento possível, tanto salvar Los Angeles como salvar sua família. Los Angeles irá se transformar numa zona de guerra.

Ainda que não tenha a mesma qualidade da fase Ennis ou Rucka, o Justiceiro Kevin Maurer, Nathan Edmondson (roteiros) e Carmen Carnero (desenhos) é um excelente trabalho em termos história de ação. Tendo o mesmo ritmo de um filme ou série de ação, a história apresentada segura um bom ritmo, com bons ganchos entre as histórias. A história, inclusive, poderia muito bem servir de base para a nova série netflix do personagem.



Conseguirá Frank Castle eliminar os Dos Soles e salvar o que restou de sua família? Não percam a explosiva conclusão no próximo número.

Rafael Felga

comments powered by Disqus