segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Gwen-Aranha: Meu próprio Duende Verde

Na Terra-65, a história de Peter Parker e Gwen Stacy mesmo tendo um fim bastante dramático, seguiu por caminhos muito diferentes da que conhecemos. Foi ela que acabou sendo picada por uma Aranha manipulada por radiação e com isso herdou poderes incomuns. E foi ele quem acabou morrendo de uma maneira inusitada, causando um trauma na vida da "Mulher-Aranha". Contudo, diferente de uma fatalidade numa luta contra um arqui-inimigo, Peter é quem era o vilão da história. Era uma versão do Lagarto daquela realidade, impulsionado por ser algo mais assim como era sua paixão platônica. Acabou perdendo o controle de tudo, morreu nos braços dela, surpresa ao descobrir que seu amigo nerd se tornou um monstro. E agora, tempos depois desse evento, o "fantasma" do Lagarto voltou para assombrar nossa 'Gwen-Aranha'.



Essa nova vesão do Lagarto começou a atacar Manhattan, invadindo coincidentemente a lanchonete que seria o próximo emprego de Stacy. Chegou até a partir contra vilões toscos como o Bandigo da Bodega, mas traumatizando o coitado ao comer o seu pobre mascote-ladrão de estimação. Era inevitavel a Mulher-Aranha entrar no meio dessa confusão, mesmo que fosse de encontro aos pedidos do seu pai. Logo, Gwen descobriu que Peter não esteve sozinho no desenvolvimento do soro do lagarto e que o Doutor Connors ajudou-o naquilo. A Trilha a levou para os esgotos da cidade, onde encontrou muitos animais de estimação ao redor do local dos últimos ataques do réptil gigante tinham acontecido. Foi quando Gwen acabou surpreendida pela existência de não só um Lagarto, mas vários deles.

A história se tornou ainda mais confusa quando a Capitã América da Terra-65 se envolveu, alegando que aqueles "homens" eram propriedades da SHIELD. Um breve histórico revela que naquela realidade quem dava a ordem na mesa era a Coronel Peggy Carter (com direito a tapa-olho e tudo) e que durante os experimentos de Erskine, haviam outros voluntários, todos mortos pelo ataque terrorista da HIDRA na época, menos aquela que se tornou a Capitã. De lá pra cá, ela lutou suas guerras e hoje tem até sua versão de parceiro mirim chamada Falcão.



De início, a Capitã América lutou contra a Mulher-Aranha acreditando que ela fazia parte da organização criminosa chamada SEDA, mas logo viu que a presença dela ali era uma coincidência apenas, motivada por questões pessoais. A capitã tinha o soro pra reverter aqueles monstros na forma humana e foi assim que ela restaurou o Lagarto e todos os demais, que eram agentes da SHIELD usados como cobaias pela SEDA. Resolvida a questão, a Mulher-Aranha escapou logo dali e a Capitã Marvel e o Falcão ficaram de dar as explicações para a Capitã Jean DeWolff e sua implacável obsessão em capturar a Aranha. O caso se encerrou bem ali, com direito até ao Bandido de Bodega ganhar um novo bichinho de estimação.

Mas a trama não se encerrou por ali. Depois de dar uma passadinha na Terra-616 para pedir conselhos a Jessica "Mulher-Aranha" Drews, Gwen Stacy foi até a Casa do Lago encontrar suas amigas de bandas para um fim de semana de descanso e acabou sendo surpreendida pela volta de Harry Osborn. Harry junto com Peter, eram os melhores amigos esquisitões dela da escola, mas o garoto riquinho sumiu assim que Peter morreu. O que Gwen não imaginava é que de lá pra ca, Harry se tornou obsecado também por fazer algo  sobre a morte de Peter (que ele se culpa de não ter tentado impedir e de alguma forma ter motivado o amigo a ser tomado pela ira e virado o Lagarto naquele dia na escola). De lá pra cá, Harry vem treinando com o exército, SHIELD e investindo os próprios recursos em armamento. Ele revela seu jato planador (bem similar ao que conhecemos do Duende) e jura levar a Mulher-Aranha a justiça.



Nesse interím, várias tramas paralelas acabou acontecendo na história, principalmente com o Gapitão George Stacy. Agora sem o distintivo, ele tem uma conversa dura com Ben Parker ao dizer que não sabe mais se pode seguir na investigação do assassinato do seu sobrinho (além de desacreditar que a Mulher-Aranha tenha o matado como muitos crêem). A polícia agora percebe que o advogado do Rei do Crime, Matt Murdock, está tomando o lugar da bandidagem e de um jeito muito inteligente. Ele foi o responsável inclusive por impedir o Abutre de depor contra a Mulher-Aranha como Frank Castle queria. Numa conversa particular com George Stacy, o Murdock em pessoa revelou saber da verdade da filha do Capitão e até o provocou sugerindo que podia matar o obsecado Frank Castle e livrar Gwen de vários problemas. Só que Stacy não aceitou.


E voltando a nossa Mulher-Aranha, temos então a partir da quarta edição de sua nova revista mensal, ela sendo caçada pelo "Duende Verde" e dois outros drones-duendes criados pela Oscorp e que lembram muito visualmente o Duende Macabro. E no meio dessa briga, somos levados a vários flashbacks da relação que havia entre eles dois e Parker. Descobrimos que o apelido de Duende Verde vem de uma brincaderia bem pejorativa de Peter ao associá-lo como o menino do dinheiro durante as sessões de RPG e que Harry tinha uma péssima relação na escola por ser comparado a um filhinho de papai. Harry estava ensandecido, revelou que tinha também um mutágeno do Lagarto e que ele estava de certa forma envolvido com os atuais experimentos de Connors e com as ações da organização criminosa da SEDA. Ele bebeu sua "fórmula" agora aprimorada e começou a se transformar.


Tudo o que Gwen Stacy não queria ali é ter a morte traumática de mais um amigo nas costas e, por isso, se convenceu a revelar sua verdadeira identidade ao amigo. Contudo, ao ser desmascarada por Harry, ele reagiu da pior maneira possível. Desacordada, a "Gwen-Aranha" foi salva no último instante pela Capitã Marvel. Que mesmo sobrepujando o "Duende Verde" na força, foi atacada ardilosamente por trás pelo jato planador do vilão via controle remoto (te lembra algo do passado?). Acabou que coube a Gwen se restabelecer e, orientada pelo contato de ponto com a Coronel Peggy Carter, tomar para si o escudo da Capitã e o soro anti-mutagenico para deter Harry.

Só que ao invés de ir contra o inimigo a força, Gwen tentou convencer Harry de que ambos não tinham culpa da morte de Peter e que deviam se livrar desse sentimento de culpa e amadurecer. Eles tem sua falhas e Peter também tinha as dele, nem sempre a pessoas são como costumamos lembrar delas. Assim, Harry se deixou  inocular pelo antídoto, voltou ao normal e fugiu dali.  Com isso, o pior foi resolvido e até a imagem da Mulher-Aranha melhorou aos políciais a verem lado a lado com a Capitã América. Já seu pai, vendo que não podia controlar sua filha, decidiu que ao menos iria passar dali por diante a confiar mais no instinto dela. Queimou seu caso do assassinato de Peter Parker e deixou finalmente aquilo no passado.



Colocando de lado todo e qualquer preconceito que você tenha com a ideia de ver a Gwen-Aranha como uma heróina de uma realidade paralela, descobrirá até uma história bacana, madura até e interessante de se ler aqui, que é assinada por Jason Latour. Minha principal crítica vai pra arte, que oscilou de artista para artista mais de três vezes. Temos em um arco de seis partes os nomes de Tana Ford, Chris Visions e Robbi Rodriguez, que seria o principal. Pra quem quiser saber onde encontrar esta resenha, é só ir atrás de Homem-Aranha: Aranhaverso 9 a 12. Ela antecede o crossover das Mulheres-Aranhas que vem a seguir.

Coveiro

comments powered by Disqus