sábado, 26 de agosto de 2017

Netflix discute dados interessantes sobre as visualizações de suas séries da Marvel



A Netflix quase nunca revela seus dados internos, números e estatísticas, principalmente quando se refere a suas séries próprias. Contudo, essa semana, o vice-presidente de inovação de produto Todd Yellin listou numa entrevista que concedeu a USA Today e a Revista Wired alguns dados interessantes sobre suas franquias da Marvel. Confira:

- A Maioria dos assinantes da Netflix começa pela série da Jessica Jones ao invés de seguir a ordem das séries proposta pela Marvel.

- As outras séries ou programas que acabam sugerindo e levando os assinantes a assistir Luke Cage são Narcos, Black Mirror e Walking Dead.

- A série que mais sugeriu e levou os assinantes a assistir Punho de Ferro foi o especial de comédia de Dave Chapelle.

- Netflix organiza seu público por "gostos dos grupos/comunidades" e eles são mais 2 mil tipos mundo a fora e através disso que se determina o que acaba sendo recomendado baseado em que grupo eles são.

- No caso de Luke Cage, o "gosto do seu grupo" são também para Stranger Things e Easy

- No caso de Punho de Ferro, o "gosto do seu grupo" inclui Grace e Frankie, 13 Razões e The 100.

- No caso de Jessica Jones, o "gosto do seu grupo" também engloba Master of None e Orange is the New Black.

- Já Demolidor, o "gosto do seu grupo" segue Friends, Bloodline e Breaking Bad.

- Uma pequena porcentagem dos assinantes é que de fato assistiu até agora os quatro seriados inteiros.

Sobre esses último pontos, Todd Yellin disse que é uma análise interessante pra empresa. "O que estamos aprendendo como Companhia tanto do lado do algoritmo como do lado do conteúdo é saber como parear os shows que não são exatamente do mesmo estilo" revelou. Ele disse que enquanto que Demolidor e Jessica Jones até levam um pra o outro, quem começou a assistir a partir de Luke Cage e não viu Jessica Jones ainda, pula logo pra o Punho de Ferro.

Yellin também explicou que eles buscam pelos dados de visualização para determinar a sugestão para cada grupo. "Então, quando algo como os Defensores sai, nós vamos fazer o cálculo pela porcentagem das pessoas que foram apresentadas ao show em relação aquelas que clicaram em "play", vamos ver a porcentagem das pessoas que já entraram e foram no buscador procurar a série quando na verdade nós é que deveríamos ter revelado ela no cabeçalho logo no início.

E, diferente do que vi recentemente muito site publicando por aí, é bem difícil sem os dados internos da empresa saber se o seriado X ou Y deu errado. Os que tem as bases de cálculo mais próximas de uma realidade são aqueles que mensuram buscas, citações em meio na internet e outros tipos de repercussão. Sob essa análise feita pelo Jumpshot e respaldada pela Variety, Demolidor 2a Temporada, Punho de Ferro e Luke Cage são os mais vistos em 30 dias pós-lançamento:



Vale lembrar que apesar de quando avaliada por um grupo social restrito onde se convive e se fala exclusivamente de tal tema como "leitores de quadrinhos", uma série que pode ter sido mal avaliada por esses se perde nos números da imensidão de outros assinantes do Netflix que buscaram a série por outros meios.

Coveiro

comments powered by Disqus