segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O Velho Logan: Sombras do Passado


Após sua última aventura, o Velho Logan está de volta ao Abrigo X, situado na dimensão conhecida como Limbo. Mesmo assim, ele é incapaz de se sentir em paz, pois revive em sua mente os terríveis acontecimentos de sua realidade, em que todos os heróis foram derrotados por seus adversários no evento chamado "A Revolta dos Vilões". 

Seu sofrimento é tão grande que atrai a atenção da jovem Jean Grey, que o convida para dar uma volta com ela. Como logo veremos a seguir, no roteiro escrito por Jeff Lemire e desenhado por Andrea Sorrentino em Old Man Logan #8, publicado aqui em O Velho Logan #12 pela Panini, esse passeio poderá ser bastante doloroso para o canadense.

A dupla se une à Sentinela teleportadora Cérebra, que os leva para o cento de Manhattan. Diferentemente de como Logan se lembra, quando Magneto liderou um ataque devastador na chamada "Batalha de Nova York",  tudo se encontra em paz. 




Em seguida, Jean pergunta o que houve a seguir. Logan responde que foi "A Queda de Henry Pym", em Connecticut, quando o vingador sacrificou a própria vida para proteger seus colegas de equipe. Cérebra os conduz até lá e todos constatam que não há absolutamente nada ocorrendo no local.

Logan está ansioso para encerrar o passeio, mas Jean quer levá-lo para mais um lugar. Eles chegam a um terreno descampado e Logan reconhece, pelo faro, que era ali que se situava a Mansão Xavier antes dela ser teleportada para o Limbo. Isso faz com que ele reviva toda a trágica noite em que foi induzido por Mysterio a matar todos os X-Men de sua realidade, pensando que eram vilões.


Jean tenta acalmá-lo, dizendo-lhe que está tudo bem e que o pior não aconteceu. Em seguida, a jovem pede que Cérebra os leve para Madripoor. Jean esclarece ao amigo que havia percebido que este era um dia bem próximo de quando aconteceu a "Revolta dos Vilões" em seu mundo original. Por isso, ela convidou um grupo de amigos para lhe fazer companhia e ajudá-lo a "superar essa barra": Jubileu, Clint Barton, Steve Rogers e Pigmeu. Com exceção de Steve, rejuvenescido após os eventos da saga Vertentes, é a primeira vez em que o Velho Logan encontra nesta nova realidade pessoas que foram/são muito importantes para ele. 

A festa transcorre animada e alcança a manhã seguinte. Logan se afasta para contemplar a baía de Madripoor e Jean vem ao seu encontro. O canadense reflete sobre as muitas semelhanças e diferenças deste mundo em relação ao seu. A maior delas, ele diz para Jean, é que ela já havia morrido em seu mundo natal e que agora ela estava novamente diante dele, ajudando-o a se manter "na linha", como sempre. 

Jean diz a Logan que o coração dele deve estar ficando "mole" com a idade e lhe pergunta se ele ainda acha que vai acontecer o pior. "Nem imagino, ele diz, mas você me ajudou a perceber que não preciso encarar nada sozinho". 


Temos aqui mais uma ótima história desta excelente equipe criativa, Lemire e Sorrentino. É um "filler" da melhor qualidade, que ajuda a desenvolver o seu protagonista e aprofundar o relacionamento dele com Jean Grey, além do relacionamento com outros personagens que podem atuar junto a ele a qualquer momento. Lemire tem explorado de maneira muito hábil esse "choque cultural" do Velho Logan em sua nova realidade, ao mesmo tempo em que o leva a revisitar aspectos de seu passado, algo nunca revelado em detalhes anteriormente, diante de uma perspectiva diferente. Dentro dessa abordagem, o próximo arco de histórias levará Logan até o Japão e se chamará "O Último Ronin". Até lá !

C@rlos


comments powered by Disqus