sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Wolverine Sombrio: De volta às sombras

Wolverine Sombrio #17

Mesmo que o conflito entre Vingadores e X-Men venha dominando as revistas dos maiores heróis da Terra e as publicações mutantes, um ciclo não relacionado a esse confronto se encerrou nesse mês, em Wolverine 105. Estou falando do Wolverine Sombrio, que, sob os roteiros de Rob Williams, dá adeus à sua publicação mensal na vigésima terceira edição.

Sendo um arco final em três partes (que começou a ser publicado em Wolverine 103), a história trata principalmente das pontas abertas ao longo da existência da revista. Isso quer dizer, claro, que temos a inusitada relação que Daken estabeleceu com o Quarteto Fantástico, os nunca resolvidos problemas com seu pai, Wolverine, o vício na droga Agito, e a luta contra a perda de seu fator de cura. Além disso, em visita a Nova York, o mutante coloca em evidência toda sua ambição e consequente frustração por não conseguir ser, na prática, tão grandioso quanto gostaria de ser.

Ressentido com o “mundo dos super heróis”, Daken então apronta uma última ação, contra o alvo mais óbvio de todos. À sua maneira, se despede de seu pai antes de voltar para as sombras. E não há muito mais a falar sobre a história desenhada a várias mãos (Matteo Buffagni, Andrea Mutti, Riley Rossmo e Paco Diaz dividem a arte principal), em que ambição, super heróis e família (daí o sentido da presença do Quarteto nas tramas envolvendo o personagem) se misturam de forma distorcida sob os olhares do Wolverine Sombrio.

Toda amargura de Daken é colocada para fora, e o eixo central é o ódio interminável nutrido por seu pai. Muito do teatro é desmascarado por escolha dele, que prefere se retirar de cena com uma mistura de caos pela cidade, de jogos psicológicos e de dissimulação. Ele é um vilão, e escolheu ser um vilão.

Wolverine Sombrio #17
A série teve seu ponto alto, e termina a tempo de não se tornar irrelevante. Fica, no fim, uma curiosidade sobre o caminho que Daken traçará sem um título próprio a partir daqui. Nas Sombras.

João

comments powered by Disqus