domingo, 4 de agosto de 2013

Vingadores vs X-Men: Chega de Vingadores!

avx

Finalmente, a Força Fênix chegou na Terra, mas diferente do que se esperava, ela acabou não se vinculando a Messias Mutante, Esperança Summers. Foi devido a interferência de uma arma criada por Tony Stark que a entidade se dividiu em cinco fragmentos e possuiu Ciclope, Rainha Branca, Magia, Colossus e Namor. Batizado de os Cinco Fênix, eles trouxeram uma nova aurora pra toda humanidade, uma verdadeira utopia. Todavia, nem todos viam isso com bons olhos. Os Vingadores foram os primeiros a se colocar contra e isso criou uma série de conflito entre eles. O maior estopim, no entanto, veio quando esses tiraram a garota Esperança da proteção dos Fênix e a Feiticeira Escarlate reapareceu, sendo a primeira a mostrar ter poderes capazes de sobrepujar a entidade. Foi a gota d’água para Scott Summers que decretou Caça aos heróis mais poderosos da Terra.

Ao redor de todo o globo, Ciclope dá inicio a sua caça ao grupo e assim que encontra parte dos heróis, parte com toda força pra cima. Todavia, os Vingadores estavam abertamente ali com segunda intenções. Ciente da influência da Feiticeira Escarlate sobre os Fênix, o Capitão a manda atacar enquanto que Tony Stark e Tchalla ficam responsáveis por captar as energias geradas no confronto e estudá-las. Assim, sendo o maior temor dos Fênix, Wanda Maximoff se torna o maior trunfo do Capitão América. Espalhados pelo globo, os Vingadores apelam para qualquer subterfúgio para vencer a batalha de cada dia, como usar um feitiço do Dr Estranho para criar ilusões de falsas “Feiticeiras” em cada equipe.

avx

Ao descobrir o estratagema dos Mais Poderosos Heróis da Terra, Ciclope ordena uma investida mais abrupta pra cima do grupo. Isso faz com que alguns Vingadores sejam presos (outros acabam quase mortos ao serem incinerados como o Gavião Arqueiro). Em contrapartida, toda vez que verdadeira Wanda Maximoff entra em ação, os Fênix são derrotados. Isso acaba trazendo a fúria de Namor, que não admite ser derrotado na batalha. Consequentemente, Namor pede uma ação mais rigorosa por parte de Ciclope, que tem opinião contrária. Então, surge a primeira divergência entre os Cinco Fênix.

avx

De maneira surpreedente, parte da Emma Frost a iniciativa de desmantelar de vez o grupo. Ela, provavelmente um tanto influenciada pela sede de fogo e volúpia da Força Fênix, conta a Namor que sabe onde os heróis estão refugiados – Wakanda. Diz ao príncipe submarino que não concorda com a decisão de Ciclope e instiga Namor a uma ação mais enérgica. Encerra a conversa com um beijo, selando assim a traição definitiva em todos os ambitos. Namor segue para Wakanda com um exército de Atlantes afim de trazer a total destruição da país.

Enquanto isso, lá os reinos do Pantera Negra, os Vingadores planejam o próximo passo a ser tomado. Afim de proteger Esperança Summers e dá-la um treinamento que julgam adequado para a Messias, preparam-se para levá-la a cidade de Kun Lun, a cidade onde são treinados os Punhos de Ferro. A transferência para lá, no entanto, não foi nada tranquila já que o Príncipe Submarino já estava iniciando seu ataque a Wakanda.

avx

Para garantir que a segurança do pequeno grupo que foi a Kun Lun, os demais Vingadores realizam o mais abrupto ataque contra Namor. Os pesos mais pesados dos Mais Poderosos Heróis da Terra caem todos de uma vez só pra cima do Príncipe Submarino, mas são praticamente derrubados como moscas. É mais uma vez a ação de Wanda Maximoff que decide tudo. Ela ataca sem freios dessa vez e o resultado é impressionante. Namor não só tomba em combate, como perde seus poderes. A sua Força Fênix ascende aos céus e nitidamente é redistribuída aos demais Portadores da entidade cósmica que acabaram de chegar o local. Tão surpresos como os demais, os Quatro Fênix são agora ameaçados por ninguém menos que Charles Xavier, que dá um ultimato ao seu primeiro aluno. Ele agora vai entrar de vez na guerra.

avx

Enquanto isso, o restante da equipe de Vingadores finalmente se juntam aos demais em Kun Lun. A Feiticeira Escarlate chega desacordada, nos braços do Visão. Mas apesar de tudo, aquele dia foi uma grande vitória para o grupo. Agora, qual será o plano do Capitão América?

Essa quarta  edição, que contou com a equipe de peso no roteiro formada por Aaron, Fraction, Hickman e Bendis foi acompanhada dos desenhos magistrais de Olivier Coipel e Adam Kubert. Tivemos aqui já os primeiros sinais de desequilíbrio dentro dos Cinco, de posse de tamanho poder e tão fáceis de serem corrompidos, algo que já era temido por Xavier, Rogers e demais. Scott ainda parece resoluto, mas a força fênix já mostrou potencializar a torpeza típica de Namor e a volúpia infiel de Emma. Acuados pelo perigo de Wanda, eles tornam-se tão extremistas quanto os outrora opressores que perseguiam mutantes. É a moeda que se inverte.

avx

Os desdobramentos do final dessa história também nos levam para parte da história que já resumimos aqui (e antecipada demais pela Panini) com o treinamento de Esperança Summers em Kun Lun. Outros tie ins que já foram colocados no site meramente se encaixam nesse momento da trama. De fato, vai ser um pouco difícil arrumar cronologicamente as revistas ao longo dessa saga do modo como foi publicada aqui. Talvez façamos um resumo no final de tudo.

No mais, fica aqui os parabéns a primeira história no estilo “versus” que gostei. Na briga do Demolidor com Psylocke gostei bastante tanto dos desenhos do Brandon Peterson, quanto dos diálogos colocados por Rick Remender. Já a história que segue da briga do Thor com a Emma Frost Fênix feita pelo Kaare Andrews nem vale a pena mencionar.

Coveiro

comments powered by Disqus