terça-feira, 20 de agosto de 2013

X-Men Legado: Mutant Time Bomb

 photo xmenlegado

Como se não bastasse o Cisma que dividiu o X-Men em duas facções: uma em Utopia, liderada por Ciclope e outra na Academia Jean Grey, liderada por Wolverine, as conseqüências do combate do grupo de Westchester contra o mutante super  poderoso Exodus acabou causando um grande mal estar entre Wolverine e Vampira que, além de questionar o seu relacionamento com Magneto, passa a fazer o mesmo em relação ao seu próprio papel na Mansão X.

Mas não sobra tempo para questionamentos já que outro assunto muito mais grave logo irá se sobrepor às circunstâncias e demandará a atenção imediata de todos, como irá nos contar o escritor Christos Gage e o desenhista Rafa Sandoval nas edições de #264 a #266 de X-Men Legacy e publicadas aqui pela Panini em X-Men Extra #138 e #139.

A Mansão X recebe a visita inesperada de Calvin Rankin, o Mímico e Michael Pointer, o Arma Ômega. Uma forte amizade surgiu entre os dois quando ambos serviam a Norman Osborn, que alterou os poderes de Mike para torná-lo um viciado em absorver poderes mutantes e agora estava tentando parar com isso com a ajuda de Calvin, que cedia espontaneamente um pouco de sua energia para ele. Mas logo em seguida, Mike perde o controle quando se vê tão próximo de uma escola repleta de mutantes e fica desesperado em absorver a energia deles, mas consegue se acalmar graças à ajuda bem-vinda de Rachel Summers e seus poderes telepáticos.

 photo xmenlegado

Hank McCoy, o Fera, decide ajudá-lo e consegue isolá-lo em seu laboratório. Exames são realizados e um veredito é dado: as energias que Mike absorveu de Calvin, um mutante artificial, combinadas com as de outros mutantes que havia absorvido transformaram o seu corpo em uma bomba-relógio de enorme poder de destruição.

Calvin propõe um estratagema desesperado: que ele e Vampira imitassem o dom de absorção de Michael para drenar o seu excesso de energia e depois descarregá-la com segurança. Na falta de idéia melhor, todos concordam. Assim é feito, mas o resultado é desastroso: a energia se tornou autossustentável e se reproduziu nos outros dois sem ser dividida, ou seja, ao invés de uma bomba viva ambulante agora existem três.

 photo xmenlegado

Apesar disso, Fera percebeu que o estado mental de Mike tem muito a ver com a intensidade da energia e o mesmo se aplica aos outros dois. Ele pede a Rachel que se essa energia se manifestar novamente em massa crítica ela desligue as funções cerebrais elevadas dos pacientes e os coloque em coma induzido para estabilizar a mesma. Relutantemente, ela aceita fazer isso se for necessário.

A situação é desesperadora. Enquanto procuram por uma solução, Vampira e Calvin se encontram casualmente à beira de um lago na Mansão X. Este começa a contar que naquele local enfrentou o Superadaptóide, que tinha todos os poderes dos Vingadores e atacou os X-Men originais. Quando um tentou absorver os poderes do outro, isso causou uma reação em cadeia que desativou temporariamente os poderes de ambos. Baseado nisso, Calvin tem um “estalo” e sugere que ele, Vampira e Mike façam o mesmo entre si para desativar a energia que percorre o corpo dos três e o resultado alcançado é surpreendente: Calvin e Vampira voltam ao normal e Mike fica super energizado, prestes a explodir. Este sabia que o resultado seria esse, mas aceitou fazer assim mesmo para salvar a vida dos outros dois. Cansado, Mike pede pra que simplesmente o deixem morrer e Calvin se recusa a abandonar seu amigo. Mike, então, pede que ele use a telepatia de Rachel para desligar as suas funções cerebrais para que a energia armazenada em seu corpo não cause uma explosão e assim é feito. Logo em seguida, Calvin pede para ficar na mansão e assim ficar de olho em Michael. Em troca, promete contribuir de alguma forma.

Com esse assunto resolvido, agora a direção da Academia Jean Grey se reúne para deliberar sobre o que fazer na guerra dos X-Men de Utopia contra os Vingadores. A força fênix está voltando para a terra e escolheu Esperança Summers como hospedeira. O grupo de Ciclope vê isso como a derradeira esperança de sua raça, mas os Vingadores temem pela destruição que isso pode acarretar em todo o planeta e, por que não, em todo o universo. Rachel e Bobby Drake resolvem se juntar a Ciclope e outros como Vampira, Kitty e Gambit resolvem ficar para conduzir a escola dentro da maior normalidade possível.

Bem antes de se tornar uma heroína nos X-Men, Vampira enfrentou sozinha os Vingadores quando ela absorveu os poderes e memórias de Carol Danvers, na época conhecida como Miss Marvel, permanecendo com eles durante muitos anos e a possibilidade de um novo confronto com essa super-equipe desperta nela recordações muito amargas e, de início, ela prefere não se envolver nos acontecimentos recentes.

 photo xmenlegado

A tensão aumenta quando um jato dos Vingadores aterriza no limite da Mansão X e dele sai Sam Wilson, o Falcão, Jeniffer Walters, a Mulher-Hulk e Marc Spector, o Cavaleiro da Lua. O objetivo é manter a escola sob vigilância. Uma negociação ocorre, conduzida por Kitty e Vampira e uma distância regulamentar de 100 metros de distância entre esse destacamento dos Vingadores e a escola é estabelecida para assegurar um dia normal de aulas.

Vampira acha importante ensinar aos alunos que nem todos os problemas se resolvem espancando os outros, mas Joanna Cargill, a Frenesi, não pensa dessa forma e logo avança para o limite do perímetro estabelecido com o pretexto de também vigiar os novos vigilantes da escola. Infelizmente, de tanto provocar o Cavaleiro da Lua, este avança involuntariamente para dentro do limite estabelecido e ela reage de maneira violenta e uma batalha se inicia. Os alunos partem pra cima dos Vingadores e são rechaçados por uma “palmada sônica” da Mulher-Hulk. Vampira fica indignada e resolve entrar na briga. Falcão ordena que Asa Vermelha, a ave que sempre o acompanha, ative um protocolo de emergência e logo o Homem de Ferro aparece para participar do conflito.

 photo xmenlegado

Gostei dessas histórias escritas pelo Christos Gage. No geral, as histórias dessa fase têm apresentado uma consistência bem razoável. Se não chegam a ser brilhantes, funcionam muito bem como um entretenimento sem maiores pretensões. Gostei do clima de tensão que ele criou ao trazer de volta Arma Ômega e Mímico, que talvez agora possa ter uma importância maior no Universo Marvel 616 já que a sua versão alternativa, que pertenceu ao grupo de mutantes conhecido como Exilados, foi bem melhor aproveitada do que a original. Gostei dele ter revisitado uma história marcante da década de 80, publicada em “Avengers Annual 10”, de 1981, quando Vampira enfrentou os Vingadores e perceber como a personagem evoluiu até então. Só me incomoda o fato de ter freqüentemente um personagem fazendo “escada” para ela se lembrar dessa evolução o tempo todo.

Rafa Sandoval foi correto nos desenhos e na narrativa, nada excepcional, mas cumprem bem o seu papel. A Panini não traduziu o título do arco “Mutant Time Bomb” para o português,  mas achei curiosa  a nota de rodapé que a editora colocou ao citar esse anual de “Avengers”  quando o tradutor, Mario Luiz C. Barroso, mencionou que na época nem havia nascido ainda. Aqui no Brasil ela chegou a ser publicada em Heróis da TV 100 da Abril, se não me engano, com roteiro do Chris Claremont e desenhos do Michael Golden.

Carlos Andre
Colaborador do Site Marvel616

comments powered by Disqus